Voice picking: uma novidade para a logística Voice picking: uma novidade para a logística

Voice picking: uma novidade para a logística

4 minutos para ler

Os menores detalhes fazem grande diferença na sua logística. Eles podem tornar as operações mais eficientes, auxiliar na organização do estoque e escoamento de produtos de seu armazém, além de diminuir o tempo necessário para a distribuição de remessas.

Que tal receber, armazenar, separar e expedir produtos sem precisar de tabelas e operadores de rádio frequência? Sistemas inteligentes utilizam voice picking na distribuição de tarefas como a separação de materiais, reduzindo a incidência de erros ao longo do processo.

Conheça seu funcionamento e veja como ele pode melhorar a logística no seu negócio!

O que é Voice Picking?

Ferramentas de voice picking permitem organizar operacionalmente seus armazéns, realizando a distribuição de pedidos para seus funcionários por meio de sistemas de voz. Usando um headset, o operador fala direto com o sistema, perguntando qual item coletar. O software transforma sua voz em dados, transmite até o gerenciador de estoques e retorna com a resposta eletrônica. Ali é possível orientar quanto à tarefa, localização do produto no armazém e dar andamento a solicitação, inclusive informando ao sistema que ela já foi executada.

A vantagem de receber orientações hands free é que elas aumentam a produtividade de seus colaboradores, que podem dar seguimento a um maior número de tarefas sem precisar interagir com planilhas na execução de uma demanda. Operacionalizar uma área e criar fluxos de trabalho mais eficientes pode levar sua logística para outro patamar. Grandes varejistas como o Carrefour já implementam o sistema, que auxilia na separação de milhões de caixas mensalmente.

Como a tecnologia é implementada na logística?

O trabalho de separação é o que fica mais fácil com voice picking, aumentando a eficiência dos seus operadores. Mesmo funcionários temporários, contratados em momentos de alta demanda, podem encontrar em meio a seus armazéns o produto certo para uma determinada entrega. Diminuindo o tempo de treinamento necessário para que sua mão de obra se torne útil ao negócio, voice picking leva cerca de quinze minutos para ser implementado com sucesso. Familiarizar-se com o sistema é bastante intuitivo e operá-lo através de headsets garante maior concentração da equipe em suas atividades.

Maior produtividade, sem perda de precisão e com conforto para seus funcionários faz da separação por voz uma vantagem em seus armazéns. O sistema pode ser utilizado na separação parcial de produtos ou em sistemas de alta complexidade, garantindo taxas de acerto de até 99,9%. Ao contrário das planilhas e scanners, mantém os olhos e as mãos livres, otimizando o tempo envolvido numa coleta. A interação em tempo real orienta com comandos sonoros e entende solicitações verbais com acuidade.

Quais os benefícios do Voice Picking?

Voice picking pode ser integrado em outras etapas do negócio, agrupando ordens em entregas maiores e montagem de encomendas. Eficiente na solução de problemas como baixa produtividade e precisão, aumenta a visibilidade das operações em seu armazém e ajuda a otimizar os fluxos de trabalho. É uma forma de manter a gestão sempre presente nos armazéns e centros de distribuições, controlando e direcionando as atividades de seus colaboradores, sem exigir interferência direta.

A tecnologia pode ainda simplificar a distribuição de tarefas de reposição, impressão de endereços e etiquetas e separação de cargas, alavancando suas operações logísticas a outros níveis de eficiência.

Sistemas de logística e armazenagem evoluem de maneira constante e voice picking é uma das tecnologias com maior retorno sobre investimento. Gostou de conhecer essa novidade um pouco melhor? Então não se esqueça de deixar um comentário!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

1 comentário em “Voice picking: uma novidade para a logística

  1. Trabalho na areá de logistica, mais não tenho nenhuma formação ainda, e gostaria de estar me aprofundando mais no assunto. é possivel fazer bacharelado ou algo do tipo?

Deixe uma resposta