Você sabe qual é a importância de fazer o acompanhamento de pedido?

4 minutos para ler

Muitas pessoas e empresas ainda não se preocupam ou não dão a destinada relevância ao acompanhamento de pedido de mercadorias e insumos. Engana-se quem pensa que o ato de realizar a aquisição de algum item encerra-se no momento de sua compra, pois, contrapondo-se ao senso comum, a atividade de entrega dos produtos consiste numa etapa essencial para a eficiência e qualidade dos processos empresariais.

O acompanhamento do pedido é um procedimento fundamental para a gestão do tempo e dos custos empresariais por meio da previsão do recebimento dos insumos adquiridos, permitindo ao gestor adequar o processo produtivo à entrega dos produtos obtidos.

Por isso, neste artigo, serão demonstradas a importância do acompanhamento de pedidos e as maneiras para a sua realização. Confira!

 

Qual a importância do acompanhamento de pedido?

Para a correta gestão do processo produtivo empresarial, alguns fatores devem ser levados em consideração — como previsão da demanda, tempo de chegada dos insumos, quantidade de ativos utilizados no decorrer da produção e quantitativo atual de produtos estocados — devido à sua importância para a eficiência e qualidade das atividades realizadas pelo setor.

Por isso, o acompanhamento de pedido auxilia o gestor a planejar o fluxo de trabalho do setor por meio da previsão — atualizada constantemente a cada nova etapa do processo — de recebimento do produto, gerando maior controle e confiabilidade no serviço, evitando falhas administrativas e custos por falta de mercadoria ou excesso de produtividade.

 

Como fazer o acompanhamento de pedido?

Acompanhar o processo de recebimento do pedido é fundamental para o planejamento do processo produtivo empresarial. Afinal, identificar o momento de chegada do insumo permite adequar as atividades ao tempo de recebimento e quantitativo atual de produtos estocados.

Assim, alguns procedimentos e conceitos podem auxiliar no acompanhamento de pedido, como:

Entender como acontece o ciclo do pedido

O ciclo do pedido consiste numa série de etapas e procedimentos intercalados que se iniciam no momento da entrada do pedido até a sua transferência final para o consumidor, fazendo a ligação entre fornecedores e clientes finais. Entender o ciclo permite uma maior compreensão acerca dos prazos e estágios das entregas de mercadorias.

 

Verificar possíveis erros no processo de entrega

A logística de transporte e, consequentemente, as entregas de mercadorias estão sujeitos a vários impasses — como paralisação e condições das estradas, avarias, falhas administrativas e roubo de cargas — que podem alterar e afetar os prazos acordados. Por isso, prever os possíveis erros no processo de entrega permite ao gestor identificar possíveis soluções para minimizar os efeitos de seu acontecimento.

 

Compreender as principais causas de variabilidade dos ciclos de pedidos

Alguns procedimentos referentes ao processamento dos pedidos podem acarretar variação no ciclo — como atrasos na transferência dos pedidos, problemas no transporte e demora na consolidação de carga para envio — e, com isso, alteram os prazos de entrega das mercadorias. Dessa forma, compreender as principais causas de variabilidade do ciclo é fundamental para evitar sua ocorrência e ampliar a eficiência do setor.

 

Por que dar valor ao acompanhamento de pedido?

O processo de acompanhamento de pedido é fundamental para a previsão do recebimento do produto comprado. Para as empresas, esse procedimento permite um maior controle acerca do seu processo produtivo e atividades realizadas por meio da otimização do tempo e dos ativos ainda presentes na organização, recebendo e operando com os novos itens no momento adequado e reduzindo custos logísticos e de produção com armazenagem e procedimentos ociosos devido à falta de insumos.

O acompanhamento de pedido é uma etapa primordial para o controle operacional e produtivo da empresa, provendo segurança e confiabilidade às atividades desempenhadas e evitando possíveis falhas e imprevistos referentes aos atrasos e falta de insumos nos estoque empresariais.

O que achou das dicas sobre acompanhamento de pedido? Já faz uso das técnicas de acompanhamento? Aproveite a visita ao nosso blog e fique por dentro do tema “Como alinhar a gestão logística e a tecnologia?”.

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

 

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796–1755 / 1756
Cel.: (11) 96420–1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta