Oferecer diversos canais para interação com os clientes é uma das tendências do mercado, e a Logística Omnichannel vem para garantir a eficiência desta estratégia. A ideia é oferecer uma melhor experiência de compra ao cliente e toda a parte logística precisa estar em sintonia para alcançar este resultado.
Se você ainda não está familiarizado com a Logística Omnichannel, aqui explicaremos o que é esta estratégia e os seus desafios. Leia mais e entenda melhor sobre o tema!
O que é logística Omnichannel?
Trata-se de uma estratégia utilizada para melhorar a relação com cliente e aumentar o potencial de vendas da empresa, utilizando todos os canais de comunicação. A Logística Omnichannel é o que dá suporte para que as entregas ocorram em curto prazo, com menor custo e da forma que o cliente preferir.
Pois oferece possibilidades de compra online ou em loja física, entrega em casa ou retirada na loja e até mesmo opções de troca tanto pela internet ou na loja mais próxima. O importante é o cliente sentir que ao se comunicar com a marca, online ou offline, ele terá a mesma qualidade no tratamento e suas expectativas de consumo satisfeitas.
Benefícios da Logística Omnichannel
Uma das vantagens de ter uma Logística Omnichannel é a capacidade de solucionar os problemas dos clientes com mais agilidade. Entre outros benefícios podemos citar o incremento nas vendas, maior faturamento, economia, melhor reputação da marca e a fidelização do cliente.
Quais os desafios da Logística Omnichannel?
Como vimos no tópico anterior, ao implantar a Logística Omnichannel certamente a empresa terá bons resultados, mas existem desafios e não podemos deixar de mencioná-los! Confira.
Falta de visibilidade do estoque
Ter clareza do estoque auxilia a empresa a fazer uma previsão de demanda precisa e a planejar os processos de logística. Para isso é fundamental mensurar regularmente o estoque utilizando indicadores que mostrem a eficiência e rentabilidade do produto em relação às redes de distribuição.
Dificuldades com o transporte
A demanda por agilidade, qualidade e baixo custo, desafia as empresas a adotarem um meio de transporte que atenda estas necessidades sem alterar o preço final do produto.
Logística Reversa
A Logística Reversa no sistema Omnichannel deve garantir que trocas e devoluções sejam realizadas com a mesma facilidade encontrada no momento da compra.
Atendimento de pedidos não confiáveis
Pedidos não confiáveis são aqueles que acarretam em atrasos na entrega. O ideal é utilizar tecnologia adequada para prever os prazos e possíveis atrasos futuros de remessa. Uma Logística Omnichannel precisa ser competente para atender as necessidades dos clientes em todos os canais.
E para que seja dinâmica em suas entregas, atendimentos e devoluções, é imprescindível uma integração tecnológica constante. Além da colaboração e o compartilhamento de dados entre fabricantes, varejistas e fornecedores de logística. Empresas Omnichannel devem focar em atender às expectativas de entrega a qualquer hora e em qualquer lugar, sendo desafiadas a reduzir o tempo e a distância continuamente.
A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.
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