Você sabe o que é Logística Omnichannel? Entenda o que é e conheça seus desafios

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Oferecer diversos canais para interação com os clientes é uma das tendências do mercado, e a Logística Omnichannel vem para garantir a eficiência desta estratégia.

A ideia é oferecer uma melhor experiência de compra ao cliente e toda a parte logística precisa estar em sintonia para alcançar este resultado. 

Se você ainda não está familiarizado com a Logística Omnichannel, aqui explicaremos o que é esta estratégia e os seus desafios. Leia mais e entenda melhor sobre o tema! 

O que é logística Omnichannel?

Trata-se de uma estratégia utilizada para melhorar a relação com cliente e aumentar o potencial de vendas da empresa, utilizando todos os canais de comunicação. 

A Logística Omnichannel é o que dá suporte para que as entregas ocorram em curto prazo, com menor custo e da forma que o cliente preferir. 

Pois oferece possibilidades de compra online ou em loja física, entrega em casa ou retirada na loja e até mesmo opções de troca tanto pela internet ou na loja mais próxima.

O importante é o cliente sentir que ao se comunicar com a marca, online ou offline, ele terá a mesma qualidade no tratamento e suas expectativas de consumo satisfeitas. 

Benefícios da Logística Omnichannel

Uma das vantagens de ter uma Logística Omnichannel é a capacidade de solucionar os problemas dos clientes com mais agilidade.

Entre outros benefícios podemos citar o incremento nas vendas, maior faturamento, economia, melhor reputação da marca e a fidelização do cliente.

Quais os desafios da Logística Omnichannel?

Como vimos no tópico anterior, ao implantar a Logística Omnichannel certamente a empresa terá bons resultados, mas existem desafios e não podemos deixar de mencioná-los! Confira.

Falta de visibilidade do estoque 

Ter clareza do estoque auxilia a empresa a fazer uma previsão de demanda precisa e a planejar os processos de logística

Para isso é fundamental mensurar regularmente o estoque utilizando indicadores que mostrem a eficiência e rentabilidade do produto em relação às redes de distribuição. 

Dificuldades com o transporte

A demanda por agilidade, qualidade e baixo custo, desafia as empresas a adotarem um meio de transporte que atenda estas necessidades sem alterar o preço final do produto. 

Logística Reversa

A Logística Reversa no sistema Omnichannel deve garantir que trocas e devoluções sejam realizadas com a mesma facilidade encontrada no momento da compra.

Atendimento de pedidos não confiáveis

Pedidos não confiáveis são aqueles que acarretam em atrasos na entrega. O ideal é utilizar tecnologia adequada para prever os prazos e possíveis atrasos futuros de remessa. 

Uma Logística Omnichannel precisa ser competente para atender as necessidades dos clientes em todos os canais.

E para que seja dinâmica em suas entregas, atendimentos e devoluções, é imprescindível uma integração tecnológica constante. 

Além da colaboração e o compartilhamento de dados entre fabricantes, varejistas e fornecedores de logística. 

Empresas Omnichannel devem focar em atender às expectativas de entrega a qualquer hora e em qualquer lugar, sendo desafiadas a reduzir o tempo e a distância continuamente. 

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