Você sabe como lidar com clientes insatisfeitos?

4 minutos para ler

Atualmente as pessoas levam muito em consideração a experiência que tem com uma empresa para se fidelizar ou não a ela. Ter produtos de qualidade é extremamente importante para satisfazer a clientela. No entanto, isso não é tudo que conta. Para ser bem-sucedido nesse processo, é preciso desenvolver um bom relacionamento com as pessoas e aprender como lidar com cliente insatisfeito.

Esse pode ser um grande diferencial no mercado para sua empresa. Quer aprender a lidar com as reclamações? Confira o nosso post com as dicas a seguir:

 

Ouça e analise cuidadosamente os motivos da insatisfação

O primeiro passo para aprender a lidar com um cliente insatisfeito é aprender a ouvir o que a pessoa queixosa tem a dizer. Evite interromper o consumidor enquanto ele está falando, esse é o momento de colocar tudo o que está sentindo para fora. Por isso, seja paciente.

Além disso, é importante que o cliente entenda que você se preocupa com a opinião dele. Tente ver o que ele está sentindo para que você possa tomar providências com objetivo e remediar a situação.

 

Não leve as reclamações para o lado pessoal

Para conseguir lidar de forma eficiente com a insatisfação do cliente é preciso que você não leve as reclamações dele para o lado pessoal. O fato de ele reclamar não quer dizer que ele não gosta de você.

Por isso, é extremamente importante que você separe a sua vida pessoal dos negócios. Quando ouvir uma reclamação, tente ser bastante profissional e paciente para lidar melhor com a situação.

 

Peça desculpas

Depois de ouvir cuidadosamente tudo o que cliente tinha a dizer e identificar qual foi o motivo da insatisfação dele, não hesite em pedir desculpas pelo inconveniente.

Quando se assume a responsabilidade pelos erros, os clientes que estão insatisfeitos conseguem perceber a preocupação que a sua empresa possui com a opinião deles. Assim, faça o possível para melhorar e corrigir a situação da melhor forma.

 

Pense em soluções rápidas para os problemas

Saber como lidar com cliente insatisfeito inclui que você tome as ações necessárias para corrigir o problema. Aceitar a crítica é apenas metade do caminho, a outra metade é solucionar a situação.

Não demore para resolver os problemas. Os clientes estão atentos a como você atende às solicitações e demorar para resolver uma situação pode passar a imagem de que a empresa não se importa com o problema dele.

 

Use as críticas para otimizar os processos na empresa

A princípio, você precisa resolver o problema do cliente que reclamou de alguma situação. Mas, para evitar futuras queixas é importante que você tome as devidas providências para que não ocorra novamente.

Por isso, use as críticas para analisar os processos na sua empresa e otimizá-los de modo que o motivo da queixa não se repita para nenhum outro cliente.

Para desenvolver um bom relacionamento com as pessoas que consomem os seus produtos, é essencial saber como lidar com cliente insatisfeito. Se colocar em prática as dicas que apresentamos para resolver esse tipo de situação, os processos da empresa se tornarão mais fáceis e você estará mais bem preparado para encarar o mercado.

Gostou de aprender como lidar com cliente insatisfeito? Quer ler mais posts exclusivos como esse? Então, leia agora mesmo o que está mudando no atendimento ao cliente na indústria. Até a próxima!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796–1755 / 1756
Cel.: (11) 96420–1701

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta