Você sabe como fazer uma gestão de estoque eficaz? Você sabe como fazer uma gestão de estoque eficaz?

Você sabe como fazer uma gestão de estoque eficaz?

4 minutos para ler

Qualquer administrador ou gestor de um empreendimento precisa sempre estar em busca da melhor atuação dos seus setores e de uma perfeita integração de suas equipes. São diversas as áreas que precisam de atenção especial: entregas, compras, vendas, comercial, atendimento, fornecimento, ou seja, a completa cadeia de suprimentos de um processo de logística.

Mas existe um item que é primordial para todas e, se bem executado, pode contribuir bastante para no sucesso do negócio: o estoque! E uma gestão de estoque eficaz é indispensável para quem deseja obter lucros maiores e minimizar prejuízos, atendendo da melhor maneira o seu cliente. Quer descobrir como fazer isso? Então confira o post a seguir.

Faça uma organização constante dos produtos

O primeiro passo para ter uma gestão de estoque eficaz é fazer uma organização constante dos produtos. Para isso, é preciso manter a vigilância em dia e não abrir brechas para erros. Quando você consegue ter essa qualidade na sua empresa, você não perde mais tempo tentando encontrar algum item, não vai mais descobrir na hora inadequada que algum objeto cadastrado não existe ou outro recebeu dois códigos diferentes, entre outros problemas comuns que a desorganização pode trazer.

O ideal é ter um padrão no arranjo e nas descrições, armazenando produtos similares próximos uns dos outros, e no caso dos perecíveis, deixando-os em ordem de validade, reduzindo as chances de perda de material.

Atualize o estoque disponível

A atualização é um fator fundamental para uma gestão de estoque eficaz. Se você não for muito rigoroso com ela, certamente terá problemas. Todas as vezes que um item for vendido, é preciso que o responsável acesse o sistema de controle e dê baixa, além de emitir a nota fiscal. Isso evita extravios e posteriores enganos. O código de barras elimina a necessidade da atualização manual, mas quando ela não for possível, é indispensável estar atento para a realização de todo esse processo.

Dê um destino para itens obsoletos

Um problema comum que ocorre em diversas empresas é o (mal)hábito de alguns gestores em manter em seu estoque itens obsoletos. Isso ocorre porque os administradores não querem reconhecer o prejuízo ou ainda têm esperança de que aquele produto um dia possa dar lucro. Não caia nessa tentação! Se algo não está tendo movimentação nos últimos ciclos, coloque-o em promoção, ofereça-o como parte de combos ou até use como brindes para clientes habituais e funcionários eficazes. Dá para ganhar capital e ainda liberar espaço para mercadorias novas.   

Escolha apenas fornecedores confiáveis

Não dá para ter uma gestão de estoque eficaz se os seus fornecedores não são confiáveis. Quando seus parceiros atrasam ou não cumprem com o combinado, é você quem acaba sem os produtos, e isso pode representar prejuízos e até abalar a sua relação com seus clientes mais fiéis. Não baseie-se apenas em qualidade e preço na hora de escolher quem vai prover suas mercadorias: verifique idoneidade, velocidade na entrega e flexibilidade.  

Com essas atitudes seu estoque ficará em dia, e isso ajudará bastante para que seus funcionários e suas equipes consigam funcionar da melhor forma, gerando uma reação positiva em cadeia. Não subestime o poder desse setor: você será surpreendido pela sua importância! E você, como está gerindo seu estoque? Conte para nós nos comentários!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta