Você já ouviu falar no sistema WMS? Você já ouviu falar no sistema WMS?

Você já ouviu falar no sistema WMS?

4 minutos para ler

O uso da tecnologia tem sido cada vez mais constante, tanto na vida pessoal, quanto profissional. Soluções são desenvolvidas visando facilitar a realização de atividades, promovendo agilidade, ganhos de produtividade, maior controle sobre as informações, entre vários outros benefícios. Nesse sentido, a gestão de estoque também ganha uma solução, que visa aprimorar a execução e os resultados das rotinas na área. No artigo de hoje apresentaremos o conceito de sistema WMS e seus benefícios. Confira!

 

O que é sistema WMS?

O Warehouse Management System é o Sistema de Gerenciamento de Armazém. Ele foi desenvolvido para controlar rotinas referentes à gestão de estoque, que incluem recebimento, armazenagem, separação, expedição, entre outras operações.

Ou seja, ele é o responsável pelo controle de entradas e saídas, auxilia no processo de picking, permite a consolidação de cargas, além da realização de vários outros processos, de forma automatizada.

 

Quais são suas principais funcionalidades?

As funções que um sistema WMS oferece, podem variar entre as empresas desenvolvedoras e até a necessidade dos clientes. Porém, algumas funcionalidades básicas que podem ser encontradas no software são:

  • registro e controle de documentos;

  • registro e controle de entradas e saídas de materiais;

  • endereçamento das mercadorias dentro do estoque;

  • separação dos itens — que pode, ou não, ser feita através de coletor de dados;

  • controle de reposição dos materiais — estoque mínimo e ponto de ressuprimento;

  • inventário de materiais;

  • controle de embalagens;

  • cross-docking;

  • consolidação de cargas;

  • geração de relatórios gerenciais — que auxiliam na elaboração de indicadores de desempenho e no processo de tomada de decisões.

 

Quais vantagens ele proporciona para as empresas?

Entre as principais vantagens que um sistema WMS pode proporcionar para uma rotina de estoque, as principais são: automatização dos processos, maior segurança das informações, maior controle sobre as rotinas, maior agilidade no compartilhamento das informações, aumento da produtividade, melhora na comunicação, redução do índice de erros e suporte ao processo de tomada de decisões através da emissão de relatórios.

Porém, para que esses benefícios possam ser, de fato, aproveitados, é preciso observar alguns cuidados antes, durante e depois do processo de implementação. O primeiro passo é padronizar os processos, para que eles sejam executados de maneira uniforme, independentemente do colaborador que está realizando as atividades. Isso ajuda a garantir a consistência dos dados no sistema.

Além disso, o registro das informações deve ser feito em tempo real, sob o risco de furos, perdas e extravios de itens no estoque. Um exemplo disso, que ocorre com bastante frequência, são os processos de devoluções e trocas, que não são tão controlados como outras atividades rotineiras.

Como podemos ver, o sistema WMS foi criado para aprimorar as rotinas da gestão de estoques e trazer benefícios que vão desde o controle das operações até a melhora na saúde financeira da empresa — visto que, com um estoque bem controlado e gerido, o capital utilizado para a compra de mercadorias passa a ser mais bem empregado.

Aproveite o espaço nos comentários e nos conte: o que achou desse artigo? Suas dúvidas a respeito do sistema WMS foram esclarecidas? De que forma você acredita que esse sistema poderia ser útil para seu negócio? Compartilhe suas opiniões conosco e participe da conversa!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário