Você já considerou esses benefícios da digitalização do Supply Chain?

4 minutos para ler

Por mais que o assunto esteja em alta, a digitalização do Supply Chain ainda não é adotada amplamente por muitas empresas. 

Então trouxemos alguns exemplos de benefícios que também são interessantes, mas talvez não muito considerados por quem está pensando em digitalizar sua cadeia de suprimentos. 

Leia o restante para entender mais!

Dados que você precisa conhecer sobre digitalização doSupply Chain

Antes de tudo, vamos entender o cenário global de como as empresas estão lidando com o processo de digitalização do Supply Chain.

Veja só que interessante:

  • 60% das empresas globais de Supply Chain afirmam que tiveram um grande impacto com a transformação digital (The Hackett Group);
  • Na média, este setor tem um nível de digitalização abaixo de 50% (McKinsey);
  • 78%  das empresas que não investem em digitalização perdem chances de crescer  em suas cadeias de suprimentos (Accenture);
  • As empresas “líderes”, que são os 22% restantes, colocam em prática estratégias em três áreas: tecnologia, cliente e ecossistemas (Accenture);
  • A cadeia de suprimentos digitalizada pode crescer 3% ao ano (McKinsey);
  • Estas empresas que se digitalizaram podem economizar até 75% de seus recursos (The Hackett Group);
  • Enquanto que empresas de compras regulares podem obter uma economia de até 45% (The Hackett Group);
  • Soluções de dados permitiram reduções de estoques em 20% e uma alta na produtividade dos planejadores em 20 a 30% (McKinsey).

E então? Sua empresa se identifica com algum destes dados?

Quais outros benefícios que talvez sua empresa não esteja considerando em relação à digitalização do Supply Chain?

Conforme vimos nos dados acima, algumas das vantagens da digitalização do Supply Chain já são confirmadas por empresas de todo mundo. 

Mas há outros benefícios que precisam ser levados em consideração e que podem ser cruciais para o crescimento do seu negócio. São eles:

1.      Informações mais sincronizadas

Soluções como o Blockchain contribui para o registro de todos os processos da cadeia de abastecimento e permitem que usuários tenham dados instantâneos e os acessem de todos os lugares.

Com toda a cadeia conectada, inclusive dados de fornecedores e clientes, a comunicação passa a ser mais assertiva, e ainda aproxima todos os envolvidos.

2.   Just in Time

Digitalizar o Supply Chain tem sido algo mais acessível às empresas e isso as permitem trabalhar mais com a fabricação Just-in-time (JIT).

O que flexibiliza mais as entregas e ainda contribui para a redução de estoque. 

3.   Estoque equilibrado

Falando em estoque, uma cadeia de suprimentos toda digital oferece mais visibilidade de seus itens armazenados e garante que sejam abastecidos no nível e tempo certo. 

4.   Mais tempo para as pessoas e o futuro do negócio

Já parou para pensar que com a automação, gestores e funcionários ficarão mais tranquilos em saber que há menos erros sendo gerados.

Assim, eles poderão criar táticas para fazer do Supply Chain uma área mais competitiva. 

5.   Mais oportunidades de negócios

Desfrute de um Supply Chain muito mais inteligente e econômico e use isso a seu favor.

Os resultados servirão para inovar constantemente e ainda descobrir novos potenciais no mercado.

Você já havia pensado nesses benefícios? Se ainda não, esses são mais alguns motivos para seu negócio priorizar a transformação digital da cadeia de suprimentos.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe um comentário