Você conhece os 8 mandamentos da logistica Você conhece os 8 mandamentos da logistica

Você conhece os 8 mandamentos da logística?

4 minutos para ler

Para que as empresas tenham uma maior eficiência operacional, reduzam seus custos e obtenham lucros, é necessária uma boa gestão na cadeia de suprimentos.

A logística não é somente a entrega do produto ao cliente. Ela envolve toda a cadeia de fornecimento, que inicia na negociação de compra das matérias-primas para realizar a produção até a entrega final para o cliente.

Neste post, trazemos 8 mandamentos da logística que são essenciais para a sua empresa. Continue acompanhando e confira!

 

Planejamento

Planejar é essencial para a logística: é preciso definir o que precisa ser executado para que os objetivos sejam alcançados. Ao realizar um planejamento antecipado eficaz, a empresa consegue exercer as suas atividades e se antecipar a possíveis problemas que possam ocorrer no dia a dia.

 

Gestão de estoques

Faça uma boa gestão do seu estoque e trabalhe com uma reserva de segurança para alguns itens essenciais, evitando surpresas desagradáveis. Decisões em caráter de urgência podem onerar os custos da empresa.

 

Indicadores de desempenho

Para controlar e analisar o desempenho da sua área de Supply Chain, você precisa de dados completos. Com os indicadores de desempenho, é possível verificar em que aspectos os processos precisam ser melhorados e fazer planos de ação para atingir o resultado esperado.

 

Tecnologia

Atualmente, com os avanços tecnológicos, muitas empresas têm investido em softwares específicos para realizarem o controle dos seus processos. Uma ótima alternativa é integrar com os fornecedores o sistema da sua empresa. Com isso, você transfere a eles parte da responsabilidade sobre o abastecimento do seu estoque.

 

Fornecedores

Tenha um bom relacionamento com os seus fornecedores da cadeia de suprimentos, seja transparente com eles e intensifique uma relação de parceria entre vocês. É importante que eles tenham conhecimento da sua operação e possam propor melhorias para os processos.

Também avalie frequentemente os fornecedores, para verificar se eles estão cumprindo as normas estabelecidas pela sua empresa.

Uma boa dica é implantar em sua área de Supply Chain uma avaliação de desempenho para os fornecedores de matérias-primas, estoque e transporte. Você notará como eles ficarão mais engajados nos processos, resultando em melhorias nos serviços prestados.

Por último, não deixe de fazer contrato com os seus fornecedores. Essa é uma forma de garantia para ambas as partes.

 

Mapeamento de processos

É importante que o gestor faça o mapeamento de processos da sua área para entender como eles são realizados e, com isso, identificar atividades muito manuais e possíveis gargalos. Após a identificação, é necessário aplicar melhorias e implantar procedimentos padrão para as atividades.

 

Atendimento ao cliente

O objetivo da empresa é atender os clientes da melhor maneira possível, e o elo final dessa cadeia é a logística.

Atenda bem o seu cliente e mantenha-o informado sobre a entrega de produtos. Caso ocorra algum problema, antecipe-se e informe o cliente sobre o ocorrido. Isso pode se tornar um diferencial perante os seus concorrentes.

 

Gestão de pessoas: o último dos mandamentos da logística

O profissional que trabalha na área de Supply Chain sabe o quanto o seu trabalho é dinâmico. Diariamente, ocorrem diversos problemas que precisam ser solucionados sem impactar o cliente final. Por isso, é muito importante que o gestor tenha uma equipe comprometida com a empresa e seus resultados. Não deixe de reconhecer a sua equipe sempre que possível, para mantê-la sempre motivada.

Você conhece mais alguns mandamentos da logística? Compartilhe o seu conhecimento, deixe um comentário!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário