vmi-na-empresa-veja-como-a-solucao-otimiza-o-dia-a-dia-de-quem-esta-na-logistica.jpeg vmi-na-empresa-veja-como-a-solucao-otimiza-o-dia-a-dia-de-quem-esta-na-logistica.jpeg

VMI na empresa: veja como a solução otimiza o dia a dia de quem está na logística

4 minutos para ler

O supply chain nas empresas tem um papel que poderia ter maior reconhecimento devido a sua grande importância. A maior parte do público desconhece sua existência, a não ser que algum problema aconteça. Se os setores de compra, logística ou fornecimento falham, a reclamação é quase que imediata. Eles necessitam trabalhar contra o tempo, de forma eficiente e organizada, além disso, as demandas devem fluir como água, pois os obstáculos que, por ventura, surgirem, significará perda de tempo e dinheiro para empresa. Essas situações obrigam as organizações a pensarem em como otimizar o cotidiano de trabalho para melhor os resultados, e é nesse ponto que surge o VMI como a solução. Quer saber mais sobre esse método de controle e seus benefícios? Então acompanhe nosso post.

 

O que é VMI?

Com o Vendor Managed Inventory, ou Estoque Gerenciado pelo Fornecedor, em português, o gestor consegue controlar os processos de obtenção e fornecimento de determinado bem ou serviço. Ponto positivo é que esse controle feito com extrema segurança. Para que o VMI aconteça com eficiência, é necessário que o gestor tenha autonomia sobre os procedimentos e conhecimento prévio sobre as práticas as quais terá contato. A experiência conta muito nesse momento. Já a autonomia, anteriormente citada, é tão importante quanto a experiência, já que sem ela o gestor de estoque não terá condições de tomar as decisões eficazes nos momentos propícios. O que acarreta outro ponto importante: responsabilidade. Ele é o dono da situação, por isso, toda e qualquer consequência, seja ela boa ou ruim, será do gestor.

 

As melhores funções do VMI

Na cadeia de fornecimento, a qualidade e a quantidade andam juntas. Ter o controle da quantidade do produto no estoque garante a eficiência e favorece a possibilidade de níveis mais baixos no estoque sem que haja ausência de mercadoria. Como se sabe, níveis muito altos no estoque geram aumento de custos operacionais e pouca fluência de recursos, pontos negativos para uma empresa que necessita promover agilidade e eficiência no processo.

Outra questão essencial é a visão geral do sistema. O VMI garante conhecer detalhes do estoque, ou seja, a quantidade de produtos, a entrega rápida, o atendimento eficiente, além do estoque como um todo, bem como se o objetivo foi alcançado sem problemas e com satisfação do cliente.

 

Benefícios do controle de estoque feito pelo VMI

Todos esses procedimentos têm uma vantagem formidável, pois, além da agilidade e controle, minimizando a quantidade de riscos e erros da situação, acarreta também na redução de custos. Estas palavras, em qualquer época do ano, soam muito bem. Agora, no momento de resseção enfrentado pelo país, soará melhor ainda. Afinal, quem não quer uma empresa com a saúde garantida, com os deveres cumpridos de modo a se firmar no mercado e consolidar uma reputação construída sobre um sistema sólido? A satisfação do cliente, que é o objetivo do processo, saberá que tem o serviço e/ou produto garantido, e com qualidade. A segurança e a confiança estarão no vocabulário de quem tiver acesso a uma empresa que assume o VMI como bandeira das atividades realizadas.

Dessa forma, as lembranças que os clientes terão serão as melhores possíveis, os vinculando à eficiência, qualidade e agilidade de sua empresa. Tem situação melhor que essa em um mercado concorrido, produtivo e que não admite erros? Deixe seu comentário e conte para nós o que achou do VMI, se já conhecia, se pretende implantar esse sistema no setor de estoque da empresa. Dúvidas e sugestões também são bem-vindas!

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário