Veja como o rastreamento de entrega melhora relação com o cliente!

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Um dos fatores que mais ajudam a impulsionar as vendas on-line é a comodidade. Até porquê, quem preza pela praticidade adora a ideia de comprar e receber os produtos no conforto do lar. Justamente por isso, o rastreamento de entrega é um assunto tão importante para qualquer e-commerce, visto que a logística ainda é um grande desafio para os lojistas.

Neste post abordaremos tudo sobre rastreamento de entrega: o conceito, a importância, os principais recursos e funcionalidades, além das melhores dicas para aprimorar esse aspecto na sua empresa e melhorar o relacionamento com o cliente. Continue a leitura e confira!

O que é rastreamento de entrega?

Os sistemas de monitoramento e rastreamento de entregas são responsáveis pela distribuição e consolidação das informações sobre uma determinada entrega para deixar todos os envolvidos cientes sobre esse processo. Por sua vez, a distribuição dessas informações ocorre por meio de e-mail, de um site ou, até mesmo, por SMS.

Pelo que o rastreamento de entrega é responsável?

Assim que um usuário faz uma compra pela internet, na maioria das vezes ele recebe um link direcionado em que pode rastrear toda a movimentação relacionada ao seu pedido e, a sua entrega. Por meio desses sistemas é possível acompanhar:

  • quando a carga foi despachada para as transportadoras; 
  • quando o pedido é transferido entre centros de distribuição; 
  • quando ele sai para a realização da entrega.

Qual a importância?

Alguns dos diferenciais mais valorizados pelos clientes nesse mercado são o cumprimento dos prazos e o tempo de entrega. Isso reforça a importância do auxílio de um sistema que viabilize o gerenciamento e o monitoramento do processo de entrega de forma ágil e prática.

Quais os principais recursos e funcionalidades?

Esse tipo de sistema de rastreamento de entrega permite aos usuários (vendedor e comprador) muitas funcionalidades e recursos, tais como:

  • controle completo de entregas;
  • visão completa do transporte;
  • monitoramento do motorista (para as empresas);
  • controle de devolução.

Como melhorar o rastreamento de entrega?

Agora que você já sabe todos os aspectos sobre o rastreamento de entrega, apresentamos as principais dicas para usá-lo a favor do relacionamento com o seu cliente.

Defina métricas

Os índices de desempenho podem ser utilizados com o objetivo de acompanhar todas as etapas do pedido (desde a hora em que a pessoa comprou até a entrega da mercadoria em seu destino), de avaliar o número de reclamações e de verificar a quantidade de entregas feitas em um determinado período. Nesse caso, obviamente, você define quais são os mais importantes.

Utilize etiquetas com códigos de barras

A identificação feita por meio de códigos de barra proporciona inúmeros benefícios aos empreendedores do ambiente virtual, pois, além de ser usada para rastrear mercadorias, ajuda a controlar melhor o estoque. Isso permite que todos se mantenham informados e ainda minimiza os contratempos causados por falhas humanas.

Invista em tecnologia de monitoramento

As soluções automatizadas de pedidos e rastreamento de entrega são as mais adequadas e indicadas para desempenhar esse papel, uma vez que elas têm capacidade para fornecer as informações mais pontuais, permitindo que o gestor identifique os problemas e tome medidas mais acertadas.

Se há a possibilidade de checar o desempenho das entregas por meio de dados e gráficos com informações relevantes, você pode analisar melhor alguns detalhes mais importantes, como a eficiência dos responsáveis pelo transporte.

Além disso, com o rastreamento de entrega é bem mais fácil ter controle sobre os status dos pedidos, diminuir o número de reclamações no SAC e ainda melhorar a relação com o cliente.

Conte para a gente o que você achou deste post, se ele foi útil para você e deixe seu comentário aqui mesmo!

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