Veja 5 dicas para manter um bom relacionamento com fornecedores

4 minutos para ler

As empresas, cada vez mais, vêm reconhecendo a importância da cadeia de suprimentos para a eficiência operacional, redução dos custos e lucratividade. Diante disso, como um dos elos iniciais e essenciais para a cadeia, manter um bom relacionamento com fornecedores é fundamental para a produção empresarial, sendo estes os responsáveis por prover os insumos necessários à organização.

Por isso, neste artigo, será demonstrada a importância do bom relacionamento com fornecedores e algumas dicas para alcançá-lo. Confira!

 

Qual a importância do bom relacionamento com fornecedores?

A correta escolha do fornecedor, hoje, devido a sua importância para o processo produtivo empresarial, decorre de uma série de condições e premissas preestabelecidas — como capacidade operacional, qualidade dos produtos e eficácia na entrega — pela empresa no momento da seleção.

Nesse sentido, diante da sua relevância para a cadeia de suprimentos, manter um bom relacionamento com fornecedores é essencial para a formação de um vínculo de parceria entre empresa e fornecedor, com possibilidade de crescimento para ambos, otimizando os processos devido à segurança e à confiança no recebimento dos insumos e ampliando a carteira de clientes devido à vantagem competitiva alcançada com o bom relacionamento.

 

Quais ações auxiliam a manter um bom relacionamento com fornecedores?

Os fornecedores são essenciais para a empresa, devido à sua influência no processo produtivo empresarial. Logo, a formação e manutenção de um bom relacionamento com eles é muito importante para as organizações.

Por isso, algumas ações, como as que relacionamos abaixo, ajudam a manter um bom relacionamento com fornecedores.

 

1. Não pense apenas em preço

As empresas, de maneira geral, estabelecem seus processos na busca pela redução de gastos. Porém, diante da escolha e manutenção do relacionamento com o fornecedor, há de se considerar outras variáveis que são fundamentais para a classificação e confiabilidade do parceiro, como eficiência, qualidade dos produtos e capacidade operacional.

 

2. Negocie as condições

As condições propostas pelos fornecedores — no que tange à sua capacidade de produção, armazenamento e entrega — devem ser analisadas para a correta escolha e manutenção do relacionamento com o fornecedor, devido à sua influência no processo produtivo empresarial, reduzindo os imprevistos relacionados a ingerências e falta de mercadoria.

 

3. Acompanhe os indicadores de desempenho

Acompanhar os indicadores — chamados KPIs — consiste em analisar o desempenho operacional dos fornecedores e os comparar a metas claras e preestabelecidas. Assim, essa técnica visa à identificação de processos que podem ser otimizados, melhorando a performance e o bom relacionamento com o parceiro fornecedor.

 

4. Estabeleça relações de parceria

As relações de parceria promovem um maior comprometimento e responsabilidade com as metas estabelecidas no momento do contrato. Dessa forma, manter essa relação amplia o bom relacionamento entre organização e fornecedor, possibilitando crescimento mútuo e lucratividade para ambos.

 

5. Alinhe os processos

A cadeia de suprimentos é sistêmica, e decorre de uma série de atividades que, conjuntamente, provêm os recursos necessários à empresa. Nesse conceito, manter os processos dos fornecedores alinhados aos da empresa consiste em estabelecer critérios, quantidades e prazos claros de entrega dos insumos, otimizando os recursos e contribuindo para o bom relacionamento entre empresa e fornecedor.

 

Quais as vantagens de trabalhar com diversos fornecedores?

Manter um bom relacionamento com os fornecedores, como demonstrado, é fundamental para a produção, para a eficiência operacional e para a lucratividade da empresa. Porém, por mais confiável e comprometido que o parceiro possa ser, todo processo produtivo está sujeito a imprevistos que podem influenciar toda a cadeia de suprimentos.

Diante disso, manter parceria com diversos fornecedores pode prevenir eventuais distúrbios na cadeia, provendo os insumos necessários à produção no caso de alguma restrição ou impossibilidade de um parceiro.

O que achou das dicas para ter um bom relacionamento com fornecedores? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que os seus amigos também possam conhecê-las!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796–1755 / 1756
Cel.: (11) 96420–1701

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta