Veja 5 dicas de atendimento ao cliente para fidelizar os seus!

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Cada vez mais, o atendimento ao cliente é um diferencial competitivo importante para as organizações. Afinal, com tanto acesso à informação, o consumidor tem condição de decidir com mais precisão o que é melhor para si e para suas necessidades. Por isso, esse relacionamento é um dos dilemas da gestão de vendas.

Quando as companhias não oferecem atendimento adequado, há grandes chances de perderem espaço para a concorrência. Melhorá-lo e usá-lo como vantagem competitiva é a atitude certa para garantir a satisfação e a fidelização dos clientes. Quer dicas de atendimento ao cliente? Venha com a gente!

 

1. Entenda a necessidade do cliente

Um levantamento do Instituto Forrester indica que, quando um cliente é mal atendido, há grandes chances de que deixe de comprar ou não volte a comprar da empresa. Por isso, saber o que ele espera é primordial para atender às suas expectativas.

Para entender quais são as necessidades do consumidor, podem ser feitas pesquisas ou análise de dados (vindo de um sistema de gestão, por exemplo) para conhecer suas motivações de compra. Quando se tem contato direto com as opiniões e as sugestões dele, é mais fácil definir estratégias de marketing adequadas.

Com mais conhecimento sobre o consumidor, há mais chances de oferecer um bom atendimento a ele. Sem isso, por outro lado, não adianta ter estratégias de venda elaboradas: afinal, não é possível agradar o cliente sem saber o que ele quer.

 

2. Tenha uma equipe que goste de servir

O vendedor deve estar sempre pronto para servir o público. Por isso, uma das melhores dicas de atendimento ao cliente é a seguinte: tenha em mente que não existem “não clientes”: o que existe são consumidores que ainda não são clientes. Portanto, mesmo quando recebe uma consulta sobre algo fora do seu escopo, deve fazer o máximo para resolvê-la.

Independentemente de ser um assunto de responsabilidade de outro profissional, de outro departamento ou mesmo de outra empresa, é importante ser gentil e atencioso. O cliente vai se lembrar do estabelecimento quando precisar do seu produto.

 

3. Ofereça treinamento adequado

Ser educado é uma regra da convivência em sociedade e independe de profissão. Então, cumprimentar o cliente apropriadamente é apenas parte da educação. O bom atendimento, por sua vez, implica respeitar o espaço do cliente, seu tempo e sua decisão — afinal, a equipe de vendas deve ser vista como aliada, não como inimiga.

Nesse contexto, a equipe precisa estar preparada para lidar com as demandas de clientes com diferentes perfis. Isso porque o comportamento desses profissionais é a primeira impressão que o cliente tem. Sem treinamento adequado, há chances de que o funcionário não deixe o cliente expressar o que deseja.

Lembre-se de que a atitude dos colaboradores pode ser determinante para o sucesso do atendimento. Quando o cliente é bem atendido, fica mais satisfeito e motivado para se tornar fiel à marca e, melhor ainda, indicar os serviços e produtos da empresa para seu círculo de familiares e amigos.

 

4. Entregue mais do que produtos

Para encantar o consumidor, é preciso oferecer valor — que vai muito além do produto em si. Quando um cliente procura uma academia de ginástica, por exemplo, ele quer mais do que simplesmente usar os equipamentos do estabelecimento. Ele busca melhor qualidade de vida e é isso que deve ser oferecido a ele.

 

5. Crie laços com os clientes

Para fidelizar os clientes, é preciso criar laços com eles. Para isso, é essencial lembrar do consumidor após a venda e sempre fazer contatos pessoais e específicos com ele: convide-o para um evento, envie um brinde ou apresente um material exclusivo. Essas atitudes simples mostram que o consumidor é lembrado de forma única.

Uma das melhores formas de fazer essas ações é com o uso de um sistema de gestão do relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM). Essa tecnologia permite acesso a dados essenciais para entender as expectativas do público.

Gostou destas dicas de atendimento ao cliente? Comente neste post quais práticas você já faz em seu negócio e o que achou das que citamos aqui.

 

 

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