Veja 4 dicas de como atender as expectativas do cliente

Independentemente do tipo, tamanho ou setor, toda e qualquer organização que deseja realmente crescer e se destacar no mercado precisa atender as expectativas do cliente. Nesse sentido, o fator diferenciador pelo qual os consumidores escolhem uma marca não se resume mais apenas aos produtos e serviços, mas sim à experiência de compra como um todo. 

Em outras palavras, questões como qualidade e bom atendimento já não são mais nenhum diferencial: elas são obrigatórias! Isso significa que mesmo as oferecendo os consumidores, nada garante que eles terão suas expectativas atendidas. 

Neste artigo, mostraremos 4 dicas essenciais para que você consiga atendê-las. A leitura é importante e por isso merece toda a sua atenção. Não perca! 

 

Como atender as expectativas do cliente

1. Conheça o seu público

Tudo deve começar pelo conhecimento do seu público. Pense bem: como atender as expectativas do cliente se você não sabe quem ele é, o que gostaria de ter e o que faria se sentir especial? Pois então, é preciso conhecê-lo muito bem, do contrário, as ações que você julga como suficientes para gerar um maior encantamento podem ser vistas por ele como nada de mais. Cada cliente é diferente do outro, sendo essa uma das razões que explica o porquê das personalizações serem cada vez mais necessárias. 

 

2. Saiba ouvir os feedbacks e os sinais que os consumidores transmitem

Tão relevante quanto conhecer seu público é saber ouvir os feedbacks e os sinais que os consumidores transmitem. Isso porque os hábitos e comportamentos de consumo estão mudando rapidamente, fazendo com que boa parte das empresas encontrem dificuldades para se adequar aos clientes

O motivo, na maioria das vezes, é justamente o fato de não saber ouvi-los. Nesse contexto, é fundamental compreender que o que era feito há alguns anos tende a não funcionar mais nos dias de hoje. Do mesmo modo, o que você faz atualmente pode perder o seu valor no futuro. Os pontos centrais continuam, porém, a observação, diante dessas mudanças, é que o público será cada vez mais exigente.

 

3. Entregue sempre algo a mais

De acordo com Larry Page, co-fundador do Google, é importante entregar sempre mais do que o esperado. Sem a menor sombra de dúvidas, está aí uma observação-chave para não somente atender as expectativas do cliente, mas superá-las! A maneira como você vai fazer isso dependerá da sua criatividade, até porque não existe uma receita pronta.  

 

4. Forneça uma experiência única

Também é necessário considerar o fato de que a busca por experiências únicas é cada vez maior. Produtos e/ou serviços customizados, aliados à qualidade e a um atendimento impecável são pontos importantes para isso. É fácil? Não, não é. Entretanto, não deixe que essa dificuldade o impeça de ao menos tentar fornecer uma experiência individualizada. 

Por fim, tenha em mente que, ao atender as expectativas do cliente, a chance de fidelizá-lo é muito maior. Contudo, não pare por aí, isto é, faça alguma coisa para tentar superá-las. No médio e longo prazo, a lucratividade do negócio só tem a agradecer. 

Gostou do conteúdo? Para fortalecer seu conhecimento, veja agora sobre como reter os clientes!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"