Veja 4 dicas de como atender as expectativas do cliente

por | 03/04/2019

4 minutos para ler

Independentemente do tipo, tamanho ou setor, toda e qualquer organização que deseja realmente crescer e se destacar no mercado precisa atender as expectativas do cliente. Nesse sentido, o fator diferenciador pelo qual os consumidores escolhem uma marca não se resume mais apenas aos produtos e serviços, mas sim à experiência de compra como um todo.

Em outras palavras, questões como qualidade e bom atendimento já não são mais nenhum diferencial: elas são obrigatórias! Isso significa que mesmo as oferecendo os consumidores, nada garante que eles terão suas expectativas atendidas.

Neste artigo, mostraremos 4 dicas essenciais para que você consiga atendê-las. A leitura é importante e por isso merece toda a sua atenção. Não perca!

Como atender as expectativas do cliente

1. Conheça o seu público

Tudo deve começar pelo conhecimento do seu público. Pense bem: como atender as expectativas do cliente se você não sabe quem ele é, o que gostaria de ter e o que faria se sentir especial? Pois então, é preciso conhecê-lo muito bem, do contrário, as ações que você julga como suficientes para gerar um maior encantamento podem ser vistas por ele como nada de mais. Cada cliente é diferente do outro, sendo essa uma das razões que explica o porquê das personalizações serem cada vez mais necessárias.

2. Saiba ouvir os feedbacks e os sinais que os consumidores transmitem

Tão relevante quanto conhecer seu público é saber ouvir os feedbacks e os sinais que os consumidores transmitem. Isso porque os hábitos e comportamentos de consumo estão mudando rapidamente, fazendo com que boa parte das empresas encontrem dificuldades para se adequar aos clientes.

O motivo, na maioria das vezes, é justamente o fato de não saber ouvi-los. Nesse contexto, é fundamental compreender que o que era feito há alguns anos tende a não funcionar mais nos dias de hoje. Do mesmo modo, o que você faz atualmente pode perder o seu valor no futuro. Os pontos centrais continuam, porém, a observação, diante dessas mudanças, é que o público será cada vez mais exigente.

3. Entregue sempre algo a mais

De acordo com Larry Page, co-fundador do Google, é importante entregar sempre mais do que o esperado. Sem a menor sombra de dúvidas, está aí uma observação-chave para não somente atender as expectativas do cliente, mas superá-las! A maneira como você vai fazer isso dependerá da sua criatividade, até porque não existe uma receita pronta.

4. Forneça uma experiência única

Também é necessário considerar o fato de que a busca por experiências únicas é cada vez maior. Produtos e/ou serviços customizados, aliados à qualidade e a um atendimento impecável são pontos importantes para isso. É fácil? Não, não é. Entretanto, não deixe que essa dificuldade o impeça de ao menos tentar fornecer uma experiência individualizada.

Por fim, tenha em mente que, ao atender as expectativas do cliente, a chance de fidelizá-lo é muito maior. Contudo, não pare por aí, isto é, faça alguma coisa para tentar superá-las. No médio e longo prazo, a lucratividade do negócio só tem a agradecer.

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