Veja 3 passos para criar uma conexão emocional com o cliente

4 minutos para ler

Criar conexão emocional com o cliente é imperativo para um bom desempenho dos negócios e para o fortalecimento de estratégias de atração e fidelização de usuários. Afinal, ao estabelecer um elo com o seu público, a marca se torna relevante e se apresenta sempre como primeira opção para o consumidor.

Se você entende a importância de criar conexão emocional com o cliente, mas ainda não sabe como desenvolvê-la na prática, continue lendo e conheça 3 dicas para alcançar um ótimo resultado. Boa leitura!

 

1. Trate os clientes como pessoas e pelo nomes

Não importa a situação ou o lugar: sempre que somos tratados pelo nome, tendemos a responder  melhor e com mais atenção. É algo natural e que facilita bastante o desenvolvimento de qualquer interação.

Em um relacionamento entre empresa e cliente acontece a mesma coisa. Não importa se o seu negócio atua no setor de logística, de varejo ou qualquer outro. Um tratamento personalizado sempre aproxima as partes envolvidas.

Não há maneira mais inteligente de se conectar com os seus consumidores do que oferecendo a eles a atenção que merecem. Por isso, não subestime o poder da interação diferenciada.  No contato direto, esqueça os números e os dados, faça questão de tratá-los como pessoas importantes.

 

2. Conquiste a confiança

Também não é surpresa para ninguém que a confiança é um dos pilares para o fortalecimento de um vínculo emocional. Quando o cliente acredita e confia na sua empresa, ele se sente mais conectado e próximo da marca, mostrando maior disposição para fechar negócios e realizar investimentos.

Mas a conquista da confiança é um processo que deve ser trabalhado passo a passo. Desde uma interação diferenciada (como citada anteriormente), passando pela entrega de serviços e produtos prometidos até o cumprimento dos prazos: é um caminho construído com a participação de todos.

O serviço de pagamentos também precisa ser trabalhado com cautela, com o cliente tendo diversas opções para quitar as pendências com a empresa. Assim, obtém uma experiência segura durante toda a operação.

É essencial que esse trabalho permeie toda a relação, sendo aplicado até mesmo no pós-venda. Afinal, você não pode correr o risco de quebrar uma confiança conquistada, pois uma reaproximação é muito mais demorada e custosa.

 

3. Personalize o atendimento

Quando se fala em personalizar o atendimento, muitos gestores acreditam que se trata apenas de oferecer um produto ou serviço exclusivo para o cliente adquirir. Ledo engano. Personalizar significa apoiar o cliente em toda a sua jornada, entregando uma experiência única e garantindo o seu sucesso ao final do processo.

A conexão emocional sempre será mais forte a cada conquista do seu consumidor. Não adianta oferecer itens exclusivos, se houver uma grande frustração no meio do caminho. Por isso, se atente a detalhes e ofereça, de fato, um relacionamento personalizado, por exemplo:

  • treine os atendentes para que não apressem as interações e os fechamentos de contratos;
  • acompanhe de perto a trajetória de usuários com casos mais complicados;
  • trabalhe com ofertas e serviços que tragam real valor para o cliente.

Criar conexão emocional com o cliente é possível e essencial no mercado atual. Com a transformação digital e ferramentas como as redes sociais, o fortalecimento desse vínculo é cada vez mais importante para as empresas manterem a estabilidade do negócio e expandirem suas marcas. Não se esqueça: a decisão de compra também é guiada pelo fator emocional e intuitivo, e não somente por necessidade ou valores.

Gostou deste artigo? Para acompanhar todas as nossas postagens, assine a nossa newsletter e se mantenha sempre atualizado.

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

 

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta