Vale a pena fazer um curso de logística?

A área de logística tem crescido cada vez mais e se tornado essencial para a expansão das empresas e participação de mercado. Entretanto, mesmo com a importância dos profissionais de logística, o mercado ainda está escasso de pessoas qualificadas.

O setor logístico possui diversas áreas de atuação, como almoxarife, gestão de armazéns, frota e outros, e também possui diferentes cursos de capacitação.

Ficou interessado em fazer um curso de logística? Então confira o conteúdo que separamos para esclarecer todas as suas dúvidas sobre essa área tão essencial para a empresa.

O que faz o profissional de logística?

O profissional de logística é responsável pelos recursos e materiais utilizados dentro de uma organização. Seu papel é controlar o estoque e a armazenagem para garantir que os insumos sejam usados da maneira correta, planejar a movimentação e a distribuição dos materiais e gerenciar os centros de distribuição.

Em outras palavras, as funções da logística são a organização, planejamento e coordenação das movimentações internas e externas à empresa, comunicando-se com fornecedores e clientes para garantir a operação da empresa.

Ter conhecimentos em outras línguas e noções de informática são diferenciais para quem quer crescer na empresa e desenvolver carreira na profissão. Além disso, é importante possuir disponibilidade de horário, flexibilidade e estar acessível a viagens de negócios.

De maneira geral, a atuação dos profissionais de logística se dá em aeroportos, fábricas, empresas de transporte, canais de distribuição, portos, atacadistas e varejistas.

Por que fazer um curso de logística?

Como dito anteriormente, a carreira está em alta, pois proporciona o crescimento de uma empresa por meio da redução de custos e eficiência dos processos. A profissão abre um leque de opões de atuação e oferece diversas carreiras para quem se aventura na área de logística.

É possível alcançar o rápido crescimento quando o profissional procura a capacitação e a diferenciação. Como é um setor que ainda está em processo de desenvolvimento, o mercado está carente de pessoas qualificadas para atuar nessa área e isso possibilita a escolha de uma boa organização para se trabalhar.

Tipos de cursos

Os cursos de logística são divididos em:

Bacharelado

O bacharelado tem duração média de 4 anos, e equivale ao curso de graduação convencional. As disciplinas envolvem as áreas de ciências exatas, como a estatística, e de ciências sociais aplicadas, como a administração. Essa mescla de disciplinas serve para criar no estudante uma visão sistêmica.

As matérias específicas da logística são muitas: gestão da qualidade, logística internacional, comércio exterior, etc. Se você pretende a formação em bacharel, é interessante que pesquise a abordagem que a faculdade trabalha, pois a grade curricular varia de uma instituição para outra.

Tecnólogo

O tecnólogo equivale-se ao curso de graduação, mas tem duração média inferior ao bacharel, com extensão média de 2 anos. Essa modalidade é direcionada para profissionais que buscam o aprimoramento das técnicas de gestão e das novas ferramentas.

Como explora o desenvolvimento do profissional, as disciplinas têm como finalidade capacitar o estudante a tomar decisões, atingir resultados, oferecer um bom atendimento ao cliente e conhecer os princípios de qualidade.

Técnico

O curso técnico em logística oferece uma formação de nível médio. Sua duração varia de uma instituição para outras, sendo mais comum encontrar cursos de um ano e meio a dois anos de extensão.

Um técnico em logística é capaz de aplicar os principais procedimentos de transporte e armazenamento, executar procedimentos de compras, recebimento e movimentação, bem como prestar atendimento ao cliente e apoiar a gestão de estoque.

Além das principais modalidades de cursos citadas acima, ainda existem os cursos de capacitação que tem durações variadas, mas que oferecem um suporte para o bom desempenho do profissional. Algumas instituições oferecem cursos a distância, que são ideais para estudantes que não tem disponibilidade para deslocamento mas querem obter um diploma.

Pronto para investir no seu crescimento profissional? O curso de logística é uma excelente opção, não é mesmo? Então deixe um comentário abaixo nos contando o que você mais gostou nessa profissão!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Share on Facebook7Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

14 Comentários

  1. Gabrielsays:

    Boa tarde, atualmente eu trabalho com TI, tenho interesse na área de logística, sou formado em administração e tenho um MBA em liderança, a empresa que trabalho desenvolvemos ERP, e um dos módulos e o WMS ,sistema de armazenamento, ate pensei emfazer uma pos graduação em logística e caso fosse atuar diretamente na área,então fazer uma graduação. Mas estou esbarrando em um detalhe tenho 39 anos, será que tenho tempo para mudar agora e conseguir uma colocação no mercado?

    • Orbit Logisticssays:

      Oi Gabriel,
      Muito obrigada por interagir conosco!
      Em relação ao seu questionamento, pensamos da seguinte maneira:
      Primeiro, nunca é tarde para começar, principalmente se for em uma área que a pessoa goste e tenha interesse.
      Segundo, as empresas quando contratam um funcionário, procuram por alguém para resolver alguns problemas/tarefas que existem. Quanto menor a experiência naquele tema, menor a capacidade de resolver problemas mais complexos e, consequentemente, menor os ganhos em termos de salário.
      Se para você não há problema em ganhar menos e realizar, talvez num primeiro momento, tarefas mais operacionais, deve levar a vontade adiante.
      Esse é nossa opinião, mas provavelmente encontraremos opiniões divergentes por aí.

  2. João Gustavo Rodrigues da Silvasays:

    Boa noite, também sou profissional de tecnologia atuando a 10 anos como consultor ERP Sap Basis. Tenho muita vontade de cursar logística e migrar para área funcional Sap SD (Vendas e Distribuição) já me matriculei para uma nova graduação e já planejando uma pós-graduação em Suplly Chain. Levando em conta que também tenho 39 anos e não tenho nenhuma experiencia em logística, estou com bastante medo em migrar de profissão e naõ conseguir uma abertura no mercado de trabalho. O que acham ?

  3. Rosângela Alvessays:

    Eu me encantei com o conteúdo do curso , por trazer expansão no mercado atual.

  4. Anasays:

    To fazendo o tecnólogo em logística término agora meio do ano… penso fazer MBA em suply Chain o que acham ? E uma boa ideia?

  5. Mariasays:

    Olá, estou pensando em ingressar na carreira de logística e para começar quero fazer a graduação tecnológica. Entretanto estou em dúvida pois muitos dizem que não terei muito sucesso. O mercado de trabalho está bom? Irei conseguir um emprego rapidamente? Tenho chances de crescer na carreira se posteriormente fizer outra graduação em comércio exterior?

  6. AdrianaNascimento1414@gmail.comsays:

    Olá trabalho como conferente, conseguirei uma oportunidade de trabalho se cursar graduação em logística?

    • Orbit Logisticssays:

      Oi Adriana, tudo bem?
      Então, esta pergunta não temos como responder com exatidão.E
      Hoje em dia, com qualquer graduação, não existe garantia de oportunidades.
      Claro que aumenta a chance de se conseguir uma melhor colocação, mas garantia, não.
      A sugestão é que, independentemente da oportunidade, faça a graduação em Logística, caso essa seja a escolha.
      Obrigado pelo contato!

  7. Adan de Sena Lopessays:

    Boa tarde!
    Tenho o interesse de fazer o curso de Logística, atualmente não trabalho na área, mas pretendo. Porém, tenho uma dúvida: para mim, que começarei do zero, digamos assim, é melhor ou mais conveniente, fazer um técnico, tecnólogo ou graduação?

    • Orbit Logisticssays:

      Oi Adan, tudo bem?
      Então, como você está começando do zero, o ideal é fazer um curso técnico ou técnologo (dependendo do tempo e dinheiro disponível) para que consiga entrar, com um pouco mais de facilidade no mercado de trabalho (se comparado à graduação).
      Uma vez empregado e com condições, aí sim poderia pensar em fazer uma graduação.
      Obrigado!

  8. domingassays:

    Comecei fazer o curso este anos ja trabalho na área a 05 anos
    o curso é bom mais muito puxado estou quase exige muito do seu tempo
    muitos trabalhos seminários. estou pensando em cursar a distancia compensa ?

    • Orbit Logisticssays:

      Oi Domingas!
      Esta área é muito interessante e promissora! E os profissionais mais especializados com certeza de destacaram dos demais.
      Em relação ao Curso por distância, pesquise sobre a Instituição, sobre a grade curricular, carga horário e etc e veja se vale a pena.

  9. Adriano de Souza Júniorsays:

    Eu me interessei muito pela profissão, estou pensando em começar pelo curso técnico de um ano para então depois fazer a graduação, mas para isso preciso também fazer uns cursos de informática pois eu não sei nada sobre informática, da pra eu fazer o curso de logística primeiro mesmo nao entendendo de informática, e depois fazer o curso de informática e Excel ? Eu não sei o que fazer

  10. ALBERTO FREITAS De Alencarsays:

    Ajudo adimistração de uma rede supermercado da família. Temos proficinais nos setores
    Mas gostaria de fazer um curso de logística, para ter um melhor acopanhamento porém não tenho curso de adimistrador. Sera que eu poderia fazer. Se posivel um básico, e rápido.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"