Vale a pena fazer um curso de logística? Vale a pena fazer um curso de logística?

Vale a pena fazer um curso de logística?

5 minutos para ler

A área de logística tem crescido cada vez mais e se tornado essencial para a expansão das empresas e participação de mercado. Entretanto, mesmo com a importância dos profissionais de logística, o mercado ainda está escasso de pessoas qualificadas.

O setor logístico possui diversas áreas de atuação, como almoxarife, gestão de armazéns, frota e outros, e também possui diferentes cursos de capacitação.

Ficou interessado em fazer um curso de logística? Então confira o conteúdo que separamos para esclarecer todas as suas dúvidas sobre essa área tão essencial para a empresa.

O que faz o profissional de logística?

O profissional de logística é responsável pelos recursos e materiais utilizados dentro de uma organização. Seu papel é controlar o estoque e a armazenagem para garantir que os insumos sejam usados da maneira correta, planejar a movimentação e a distribuição dos materiais e gerenciar os centros de distribuição.

Em outras palavras, as funções da logística são a organização, planejamento e coordenação das movimentações internas e externas à empresa, comunicando-se com fornecedores e clientes para garantir a operação da empresa.

Ter conhecimentos em outras línguas e noções de informática são diferenciais para quem quer crescer na empresa e desenvolver carreira na profissão. Além disso, é importante possuir disponibilidade de horário, flexibilidade e estar acessível a viagens de negócios.

De maneira geral, a atuação dos profissionais de logística se dá em aeroportos, fábricas, empresas de transporte, canais de distribuição, portos, atacadistas e varejistas.

Por que fazer um curso de logística?

Como dito anteriormente, a carreira está em alta, pois proporciona o crescimento de uma empresa por meio da redução de custos e eficiência dos processos. A profissão abre um leque de opões de atuação e oferece diversas carreiras para quem se aventura na área de logística.

É possível alcançar o rápido crescimento quando o profissional procura a capacitação e a diferenciação. Como é um setor que ainda está em processo de desenvolvimento, o mercado está carente de pessoas qualificadas para atuar nessa área e isso possibilita a escolha de uma boa organização para se trabalhar.

Tipos de cursos

Os cursos de logística são divididos em:

Bacharelado

O bacharelado tem duração média de 4 anos, e equivale ao curso de graduação convencional. As disciplinas envolvem as áreas de ciências exatas, como a estatística, e de ciências sociais aplicadas, como a administração. Essa mescla de disciplinas serve para criar no estudante uma visão sistêmica.

As matérias específicas da logística são muitas: gestão da qualidade, logística internacional, comércio exterior, etc. Se você pretende a formação em bacharel, é interessante que pesquise a abordagem que a faculdade trabalha, pois a grade curricular varia de uma instituição para outra.

Tecnólogo

O tecnólogo equivale-se ao curso de graduação, mas tem duração média inferior ao bacharel, com extensão média de 2 anos. Essa modalidade é direcionada para profissionais que buscam o aprimoramento das técnicas de gestão e das novas ferramentas.

Como explora o desenvolvimento do profissional, as disciplinas têm como finalidade capacitar o estudante a tomar decisões, atingir resultados, oferecer um bom atendimento ao cliente e conhecer os princípios de qualidade.

Técnico

O curso técnico em logística oferece uma formação de nível médio. Sua duração varia de uma instituição para outras, sendo mais comum encontrar cursos de um ano e meio a dois anos de extensão.

Um técnico em logística é capaz de aplicar os principais procedimentos de transporte e armazenamento, executar procedimentos de compras, recebimento e movimentação, bem como prestar atendimento ao cliente e apoiar a gestão de estoque.

Além das principais modalidades de cursos citadas acima, ainda existem os cursos de capacitação que tem durações variadas, mas que oferecem um suporte para o bom desempenho do profissional. Algumas instituições oferecem cursos a distância, que são ideais para estudantes que não tem disponibilidade para deslocamento mas querem obter um diploma.

Pronto para investir no seu crescimento profissional? O curso de logística é uma excelente opção, não é mesmo? Então deixe um comentário abaixo nos contando o que você mais gostou nessa profissão!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta