Fique por dentro das principais tendências de logística para 2020

4 minutos para ler

Qual o melhor indicador senão a tendência dos líderes de um determinado setor? Olhando a realidade das tendências de logística para 2020, nada melhor do que nos apegarmos ao que é projetado para Alemanha, Holanda e Suécia, líderes mundiais do segmento!

E você, quer deixar a sua empresa na vanguarda de práticas que norteiam justamente a satisfação dos clientes? Então, venha com a gente e faça a diferença!

Veja quais são as tendências de logística para 2020

Antes de apresentarmos as tendências de logística para 2020, não deixaremos de evidenciar que esse setor é um dos principais entre os que estão nitidamente ligados com a satisfação dos clientes.

Afinal, quem não quer receber o produto dentro do prazo almejado, de acordo com o pedido? Antes, nossa, melhor ainda! São características que auxiliam na fidelização dos consumidores, aumentando a lucratividade, e ainda colaboram para cravar o nível de credibilidade da empresa diante do seu público-alvo.

Portanto, não deixe esse setor alheio, pois a logística é a mais pura representatividade de que a empresa valoriza quem compra e age para manter esse dinheiro sempre disponível no caixa! Então, que tal você seguir as nossas dicas? Confira e siga no rumo certo!

Quarteirização da logística

O que é importante para a organização da sua empresa? Contar com parceiros eficientes, certo? Mas nem sempre isso é possível! Como agir, então? Trata-se da quarteirização da logística.

Isso nada mais é do que a gestão dos terceirizados. Portanto, se vários caminhões chegarem à sua empresa, de companhias diferenciadas, será que não seria importante a sua organização adotar determinadas práticas já elencadas pelos próprios colaboradores?

Pois esta é a quarteirização da logística: você é o gestor de tudo o que acontece dentro do seu estabelecimento, dos fornecedores aos procedimentos de entregas aos clientes.

A vantagem é que tudo acontece de acordo com o seu planejamento, sem possíveis dores de cabeça que possam afetar a produtividade.

Entrega por drones

Pode parecer surreal, mas a entrega por drones é uma tendência que vingará no Brasil, seguindo os passos dos países líderes do mercado de logística mundial.

Apesar das inúmeras possibilidades, ainda existem várias limitações no país, mas que, certamente, serão sanadas em um futuro próximo.

Isso porque o foco pode ser a entrega no próprio dia da compra, desde que todos os serviços que compõem o Suply Chain estejam devidamente integrados.

Logística compartilhada

Infelizmente, o serviço de entregas no Brasil enfrenta inúmeras limitações por conta de entraves do serviço público. Como agir diante disso?

Nada melhor do que reunir um consórcio de empresas no qual uma possa auxiliar a outra, inclusive na logística. Por isso, essa é uma tendência que veio para ficar.

Afinal, quem sabe fazer tem que se alinhar com pessoas que almejam o mesmo e que estão dispostas a agregar valor a um serviço de extrema importância com foco na satisfação do cliente.

Veículos autônomos

Apesar de ser uma grande tendência nos países desenvolvidos, a utilização de veículos autônomos ainda é incipiente no Brasil.

No entanto, brevemente, será uma tendência de logística totalmente viável e que estará sintonizada com a redução dos custos e o aumento da produtividade, sem falar na otimização do tempo.

Diante disso, não deixe de pensar nessa grande diferenciação em seu negócio para apresentar algo totalmente melhor do que é oferecido pela concorrência.

Como você pôde ver, existem várias maneiras de seguir as tendências de logística para 2020. Caso a sua empresa na se adeque, corre o sério risco de ficar para trás da concorrência, perdendo mercado. Portanto, embarque nessa e saiba que o seu investimento terá retorno certo!

Curtiu este post? É, mas, para seguir a tendência, você tem que conhecer os dados dos seus clientes! Então, veja como o Big Data está revolucionando o setor!

Posts relacionados

Deixe uma resposta