Há tempos que a logística deixou de ser vista somente como um mero setor responsável pela entrega dos produtos.
Nos últimos anos ela tem sido cada vez mais vista como um setor estratégico, que pode ser um grande diferencial para as empresas.
A junção da área da logística com o marketing, além de buscar ações mais estratégicas, buscam a satisfação dos clientes.
Neste artigo, vamos entender o que é o marketing logístico, seu objetivo e a prática dentro das empresas. Continue a leitura e entenda melhor!
Entenda o que é o Marketing Logístico
O termo marketing logístico começou quando na década de 50, grandes empresas entenderam que suas metas dependiam da demanda, ou seja, do desejo do seu público alvo.
O Marketing, tem muito dessa visão, de criar valor e fomentar o desejo. Enquanto a Logística, deve estar pronta para entregar o produto certo na hora certa.
Ao unir essas duas áreas, o cliente consegue perceber com mais facilidade o valor do serviço/produto como um todo.
A logística deixa de ter somente o propósito de entregas e passa a ter como objetivo a satisfação dos consumidores finais.
Por que investir em estratégias de Marketing Logístico
A proposta do marketing logístico é interessante para as empresas porque ela une esforços de marketing para atender as demandas dos clientes, ao mesmo tempo que mantém a lucratividade.
A logística deixa de ser pensada de forma isolada, com vistas apenas a bater metas operacionais.
Uma outra vantagem desse modelo é que, além do esforço conjunto entre as áreas, ele não exige um custo adicional.
Como funciona na prática?
Na prática, o marketing logístico busca entender a necessidade do mercado e aplicar melhorias que atendam a elas.
Para isso, é preciso trabalhar em algumas etapas anteriores, como:
1. Pesquisar a necessidade do cliente
Estudos de mercado e pesquisas de satisfação, podem ajudar nisso.
2. Análise de concorrência
Entenda as melhores práticas da concorrência, o que eles oferecem que você não oferece?
Por exemplo, a concorrência terceiriza a transportadora ou não? Quais os desafios que ela enfrenta?
3. Analisar a capacidade atual da empresa
O que você oferece? O que faz sua empresa se destacar? Quais são as suas vantagens competitivas?
4. Avaliar e selecionar as alternativas
Pense nas melhorias logísticas que são possíveis implementar e como isso pode ser utilizado nas ações de marketing.
5. Estruturar uma nova oferta
A partir da análise de mercado e pesquisa com consumidores finais, é possível reavaliar suas oportunidades de mercado.
Reajustar o orçamento e definir uma oferta de serviço clara e coesa, que faça sentido para sua empresa e clientes.
6. Faça sua proposta de valor
Seus clientes devem compreender com facilidade o que sua empresa oferece, no que ela se destaca, se são os preços, se é a tecnologia ou as garantias.
Se tiver seu diferencial bem claro, fica mais fácil traçar sua proposta de valor que seja perceptível para o público sobre sua empresa e seus produtos.
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