Tecnologia e Supply Chain uma parceria de sucesso Tecnologia e Supply Chain uma parceria de sucesso

Tecnologia e Supply Chain: uma parceria de sucesso

4 minutos para ler

O acesso à tecnologia e o implemento de importantes soluções técnicas inovadoras na empresa podem fazer com que seu negócio melhore em eficiência e otimização de processos. Os novos instrumentos e os conhecimentos tecnológicos se tornam, assim, importantes motores para controlar as operações internas e aperfeiçoar sua logística. Veja por que você deve estar sempre antenado às novidades que a tecnologia traz para o mundo da cadeia de suprimentos com este post que preparamos pra você se inteirar mais sobre Tecnologia e Supply Chain. Confira!

Minimize os custos da cadeia logística

A tecnologia permite que você determine boas práticas na gestão de seu Supply Chain, obtendo mais informações sobre as despesas que você poderia cortar ou, ao menos, reduzir. Conseguindo oferecer no mercado serviços mais eficientes, vai ser possível minimizar os custos em volume e conquistar melhores condições comerciais.

Alcance excelência operacional

A aquisição de dados em tempo real e o bom emprego das práticas mais eficientes de produção, armazenamento e logística oferecem melhor atendimento às requisições dos clientes e garante maior velocidade às mudanças de mercado e nos pedidos. A tecnologia permite articular bem o inventário e as demandas, mitigando o não atendimento por falta de mercadorias em estoque e demais falhas do Supply Chain, além de otimizar os serviços personalizados à clientela.

Mantenha a visibilidade dos estoques ao longo do Supply Chain

Um ponto alto da tecnologia é a consecução de vários dados confiáveis e precisos, o que diminui as incertezas do gestor e proporciona melhores tomadas de decisão no negócio, principalmente no que se refere aos estoques. Poderão ser afastadas aquelas práticas ineficientes de controle e manutenção dos acervos, poderá também decidir quais produtos comprar em qual época, sem fazer estoques de segurança desnecessários ou correr risco de falta de mercadorias diante de pedidos urgentes dos clientes.

Reconheça e atenda melhor os níveis de serviços

A empresa deve ser capaz de oferecer o que seus clientes precisam, nos momentos e nos locais adequados. Novas técnicas, conhecimentos e ferramentas podem auxiliar a selecionar os itens a serem despachados com mais agilidade e certeza, precificar corretamente e controlar todos os fluxos de deslocamento até os endereços de destino. Além disso, o gestor poderá disponibilizar aos seus clientes alguns serviços agregados ou adicionais, como assistência remota ou pontos de coleta para logística reversa, a fim de se diferenciar no mercado e obter vantagem competitiva.

Crie padrões operacionais para aferir resultados

Algumas aplicações tecnológicas permitem o desenvolvimento de políticas e modelos adaptados para o melhor gerenciamento de sua cadeia de suprimentos, reduzindo os erros humanos e o tempo de aprendizado de quem trabalha na empresa. Dessa forma, é possível definir melhor os objetivos e expectativas da organização.

Estabeleça maior integração com fornecedores

A tecnologia possibilita que a empresa sincronize sua cadeia de suprimentos com as operações dos fornecedores. Isso aumenta a agilidade e a capacidade de reposição dos estoques, visto que o fluxo de informações é melhor e permite planejar o Supply Chain com mais eficácia. Assim, os pedidos e encomendas aos fornecedores poderão ser feitos automaticamente.

Melhore a relação com os clientes

Com tantos benefícios e eficiência na empresa, com certeza, o nível de satisfação dos clientes vai aumentar. A tendência é que haja mais vendas, com menor tempo e custos envolvidos, pondo a empresa em destaque no mercado. A inteligência no negócio é um fator-chave para o sucesso.

Com isso, conte-nos: como você tem utilizado a tecnologia a seu favor no seu Supply Chain? Conseguiu descobrir práticas de Supply Chain que você ainda não utilizava, mas que pode ser benéfica à sua empresa? Deixe seu comentário contando pra gente!

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

1 comentário em “Tecnologia e Supply Chain: uma parceria de sucesso

Deixe uma resposta