Veja 6 vantagens do Supply Chain Management para pequenas empresas

6 minutos para ler

Você sabe o que é o supply chain management? Em português, o termo quer dizer “gestão da cadeia de suprimentos”. Isso significa que há todo um trabalho de logística e gestão para proporcionar um ecossistema de fornecimento de produtos indispensáveis ao correto funcionamento da empresa.

Isso gera impactos diretamente no processo produtivo, melhorando diversos aspectos operacionais. O pequeno empresário também pode se beneficiar com o uso dessa estratégia. Pensando nisso, preparamos este material para demonstrar como o supply chain management para pequenas empresas pode auxiliar no crescimento do seu negócio.

Então, quer descobrir tudo isso e muito mais? Confira a leitura do artigo até o final!

Qual a relação entre o supply chain management e a logística?

Primeiramente, é importante ressaltar que esses 2 setores estão intimamente relacionados. Isso porque a logística integrada é a base para o desenvolvimento do supply chain management. Antigamente, muitos empresários encaravam isso apenas como uma cadeia de suprimentos importante para a empresa.

Contudo, hoje em dia, é possível perceber como uma rede complexa integrada é envolvida na criação do produto final. Em primeiro lugar, é preciso entender que a logística e o supply chain management não são o mesmo processo.

A logística é encarregada do transporte, do armazenamento e da gestão das mercadorias. Por outro lado, o supply envolve toda a cadeia, desde a extração da matéria-prima até a elaboração do produto final. Dessa forma, é possível perceber como o supply chain management para pequenas empresas é algo maior dentro de uma cadeia de gerenciamento logístico.

Como o supply chain management contribui para o crescimento de uma empresa?

Essa dúvida é muito importante. A aplicação correta das estratégias de gestão possibilita uma redução significativa de custos, impactando diretamente os resultados financeiros da empresa. A seguir, listamos 6 vantagens competitivas desse modelo!

 1. Redução de custos

Como já foi dito, o supply chain management possibilita a adoção de condutas precisas e profissionais na gestão de suprimentos e de outros fatores associados. Com isso, despesas adicionais e sobras de produção diminuem significativamente, de modo a reduzir os custos.

 2. Aumento dos lucros

Fica fácil entender que, com menos custos, maiores são os lucros da atividade. Essa é exatamente uma das maiores vantagens competitivas da adoção do supply chain management para pequenas empresas.

3. Melhor experiência dos consumidores 

Promover uma boa jornada de compra fideliza os clientes e favorece o crescimento orgânico da empresa. Lembre-se de que os clientes são a peça fundamental para que uma empresa cresça e prospere no seu nicho de atuação.

4. Ganho de competitividade

Se o produto tem mais qualidade, um preço satisfatório para o consumidor e excelência na entrega, os resultados serão ganhos de competitividade.

5. Integração das operações

O supply chain management também proporciona integração das operações, uma vantagem certamente destacável no mundo globalizado em que vivemos, em que existem tantas informações e possibilidades de negócios, pois a integração permite a melhoria de todos os processos.

Tecnologias, como o código de barras ou o mais atual RFID, são exemplos de como é possível trocar informações por meio de sistemas integrados, tornando mais fácil a troca entre as pessoas envolvidas.

O uso de ERPs também promove uma melhor comunicação, mais transparente entre os membros do grupo e até com membros de outras empresas que estão integrados ao processo.

6. Agilidade

Na atualidade, a velocidade dos processos é fundamental para melhorar o faturamento e possibilitar a captação de mais clientes. Sabendo como aplicar o supply chain management na empresa, é possível utilizar alguns métodos, como o Lean Manufacturing e o Just In Time, que diminuem o período em que o inventário permanece parado.

Quanto mais rápido for esse processo, menores serão os custos de inventário e os custos de transporte, bem como as despesas associadas à distribuição e a outros gastos.

Como aplicar o supply chain management na empresa?

Para aplicar o supply chain management na empresa, é importante seguir alguns passos.

Identifique os parceiros

É necessário, em um primeiro momento, identificar quem são os parceiros envolvidos na cadeia para analisar a situação de trabalho de cada um deles. A partir disso, será possível decidir se eles são, efetivamente, os mais recomendados para integrar o processo e se satisfazem as necessidades do negócio.

A análise das parcerias também permite identificar se é preciso aumentar essa rede para obter o estreitamento de laços entre os participantes.

Integre as equipes

Todas as equipes da empresa, que fazem parte dos diferentes setores, devem ser integradas. É o caso das equipes de vendas, finanças, produção, marketing, planejamento de operações e assim por diante. Essa integração é necessária para tornar mais fácil e mais aprimorada a troca de informações.

Para que essa integração seja efetiva, é importante dispor de um sistema de TI capaz de agregar eficiência e rapidez aos processos, reduzindo falhas humanas e a quantidade de situações imprevistas. Esse sistema permite uma visão mais abrangente do processo.

Defina os objetivos

O principal objetivo do supply chain management é assegurar uma visão integrada, com o compartilhamento das informações e das atualizações de toda a cadeia de suprimentos, com cooperação conjunta para melhorar as operações e os resultados.

Nesse sentido, é relevante conquistar alianças estratégicas, sendo cuidadoso na seleção dos parceiros e acompanhando de perto o desempenho deles.

Otimize o fluxo de informações

Além de fazer o mapeamento das empresas envolvidas, é importante identificar todas as pessoas que fazem parte do contexto, sabendo quem são, onde estão e como interagem com o supply chain. Somente desse modo, pode-se viabilizar o fluxo de informações entre todos os interessados.

A ideia é que todos que estão envolvidos na cadeia se comuniquem e compartilhem suas impressões e ideias e suas conclusões, para que toda a empresa tenha chance de aperfeiçoar seus produtos/serviços.

Ao longo do texto, foi possível compreender um pouco mais de como o supply chain management pode ser vital para uma empresa. Contar com a ajuda de profissionais experientes no assunto pode ser uma estratégia vencedora no competitivo mercado nacional. É muito interessante analisar a contratação de uma consultoria especializada para ajudar no processo.

Já pensou em ter uma equipe técnica com mais de 15 anos de experiência no mercado ao seu dispor? Entre em contato agora mesmo com nossos consultores para traçarmos a melhor estratégia para o seu negócio. Nossa equipe terá o maior prazer em tirar suas dúvidas. Perceba, na prática, como o supply chain management para pequenas empresas é vital.

Posts relacionados

Deixe uma resposta