As transformações digitais dos últimos anos alteraram significativamente todos os setores da indústria. É, a partir disso, que surge o conceito de Indústria 4.0, derivada da Quarta Revolução Industrial.
Como consequência, uma série de outros conceitos passam, também, a se relacionarem com esse novo momento do setor industrial. Um deles, por exemplo, é o Supply Chain, um conceito bastante caro para o setor logístico.
Entenda como ele está revolucionando essa área e quais seus principais desafios. Boa leitura!
O que é o Supply Chain 4.0?
O Supply Chain 4.0 tem como ponto de partida a Quarta Revolução Industrial, que trouxe mudanças significativas, com a adesão de tecnologias importantes nas indústrias e empresas, tais como:
- Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT);
- Inteligência artificial;
- Computação em nuvem;
- Machine learning, entre outros.
Sendo assim, é um conceito no qual é possível aplicar essas tecnologias que falamos acima nas rotinas logísticas das organizações, promovendo uma maior integração entre os setores e melhorando a gestão da cadeia de suprimentos.
Quais os impactos positivos do Supply Chain 4.0?
Como essa mudança está trazendo mudanças significativas para as organizações que aderem o Supply Chain 4.0? Veja as principais delas a seguir.
Automação de processos
Com a inserção das tecnologias como IoT, inteligência artificial e machine learning, é possível automatizar uma série de etapas importantes da cadeia de suprimentos, tais como:
- análise de indicadores de estoque e vendas;
- verificação de entrada e saída de itens;
- integração com soluções utilizadas em outros setores do mercado;
- facilidade de planejamento e reposição de itens.
Maior agilidade nas atividades
Com o uso das tecnologias de automação e controle, é possível ter uma maior agilidade nos processos internos da cadeia de suprimentos. Uma separação de itens para ser retirado do estoque e encaminhado para transporte é feita de forma ágil, pela facilidade gerada pelos softwares destinados a esse fim.
O mesmo ocorre na chegada de itens no estoque. O sistema já aponta, de forma automatizada, o melhor local para automação, algo que demoraria bem mais caso fosse feita a análise de forma manual.
Maior controle da cadeia produtiva
Com a Internet das Coisas e soluções que implementam inteligência artificial e machine learning, é possível observar de que forma ocorrem os processos da cadeia produtiva e se eles estão, de fato, sendo efetivos e produtivos, ou se há gargalos que impedem o alcance de resultados.
Quais os principais desafios do Supply Chain 4.0?
Com os benefícios, surgiram também uma série de desafios para a implementação do Supply Chain 4.0, junto com a Indústria 4.0. Veja os principais deles a seguir:
- conciliar a dicotomia entre o foco em flexibilidade ou em custo, já que isso envolve um maior gasto inicial;
- lidar com um maior volume de dados;
- ter profissionais capacitados para trabalharem neste novo cenário;
- atualizar o maquinário para implementar as soluções tecnológicas;
- saber customizar a produção.
Entender os benefícios e os desafios do Supply Chain 4.0 é fundamental para entender não só a sua importância, mas também minimizar chances de problemas que podem ocasionar perdas produtivas, falhas e gargalos nos processos.
Quer mais dicas para potencializar os resultados do seu setor logístico? Assine nossa newsletter! Enviaremos os melhores conteúdos diretamente para seu e-mail!
0 comentários