Supply Chain 4.0: sua empresa está preparada?
Há muito vem se falando sobre a indústria 4.0 e a necessidade das empresas se despertarem para a modernização de seus processos. E claro, isso se estendeu para uma Supply Chain 4.0.
O que acontece é que muitas empresas já iniciaram ou andam ensaiando a adoção de ferramentas que utilizam as soluções que fazem parte desse movimento.
Como a IA, IoT, Blockchain, por exemplo.
Porém, muitas vezes focadas somente na parte operacional do negócio e não olhando para a cadeia de suprimento como um todo.
O ideal é ter um Supply Chain totalmente conectado e que permita extrair ao máximo todos os benefícios dessas tecnologias.
Para pensar mais sobre o tema, vamos abordar sobre o motivo de pensar em um Supply Chain 4.0 para a sua empresa.
Suas contribuições e o que é preciso considerar para começar. Aproveite a leitura!
Porque um Supply Chain 4.0 é necessário?
Os últimos anos mostraram para as empresas da cadeia de suprimentos a necessidade de ser resiliente e sustentável em seus negócios.
E para vencer esse desafio frente ao mercado acelerado atual, o uso de tecnologias é essencial nesse processo.
Aliás, lidar com o número de dados que são gerados em empresas globais, que possuem muitos parceiros comerciais e se utilizam de diversas tecnologias para gerir seu negócio, é quase uma tarefa impossível para ser feita em sistemas semiautomáticos.
Sem contar as dificuldades de lidar com a falta de padrões, comunicação e imprevistos.
Coisa que soluções inteligentes utilizadas na conhecida indústria 4.0 podem resolver com menor esforço.
O que um Supply Chain 4.0 pode fazer pela sua empresa?
Um Supply Chain 4.0 tem todas as armas necessárias para variados tipos de negócios.
Sejam eles pequenos ou grandes e de diferentes setores, as soluções 4.0 podem torná-las mais flexíveis diante das diferentes demandas.
Assim como adaptáveis para mudanças socioeconômicas, geopolíticas, entre outras.
Ainda mais, contribui para manter um baixo orçamento, maior controle e visibilidade de ponta a ponta, e por fim, aumenta sua agilidade nas operações.
Essa promessa é comprovada com um estudo da McKinsey, que diz que o Supply Chain 4.0 traz um custo operacional 30% menor.
Reduz em 75% o número de vendas perdidas, assim como reduz em 75% o estoque.
Como começar a implantar o Supply Chain 4.0 na sua empresa?
O 1° passo seria buscar um sistema inteligente e moderno que permita a integração dos dados, tanto da empresa quanto de parceiros.
Do mesmo modo, ela deve oferecer a automação dos dados para facilitar o gerenciamento das informações complexas e obter relatórios em tempo real.
Na escolha do seu sistema, considere a tecnologia blockchain.
Ela permite o compartilhamento de dados com maior segurança, para assim, garantir a qualidade de análise em todas as etapas da cadeia.
E por fim, a Inteligência Artificial (IA) que traz a capacidade de aprender com dados avançados e com isso fornecer recomendações.
A escolha de uma boa solução deve ser feita com apoio de especialistas na área que podem orientar a melhor forma de implantação do Supply Chain 4.0 de acordo com as especificidades da sua empresa.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!
0 comentários