Supply Chain 4.0: sua empresa está preparada?

por | 21/12/2022

3 minutos para ler

Supply Chain 4.0: sua empresa está preparada?

Há muito vem se falando sobre a indústria 4.0 e a necessidade das empresas se despertarem para a modernização de seus processos. E claro, isso se estendeu para uma Supply Chain 4.0.

O que acontece é que muitas empresas já iniciaram ou andam ensaiando a adoção de ferramentas que utilizam as soluções que fazem parte desse movimento.

Como a IA, IoT, Blockchain, por exemplo.

Porém, muitas vezes focadas somente na parte operacional do negócio e não olhando para a cadeia de suprimento como um todo.

O ideal é ter um Supply Chain totalmente conectado e que permita extrair ao máximo todos os benefícios dessas tecnologias.

Para pensar mais sobre o tema, vamos abordar sobre o motivo de pensar em um Supply Chain 4.0 para a sua empresa.

Suas contribuições e o que é preciso considerar para começar. Aproveite a leitura!

Porque um Supply Chain 4.0 é necessário?

Os últimos anos mostraram para as empresas da cadeia de suprimentos a necessidade de ser resiliente e sustentável em seus negócios.

E para vencer esse desafio frente ao mercado acelerado atual, o uso de tecnologias é essencial nesse processo.

Aliás, lidar com o número de dados que são gerados em empresas globais, que possuem muitos parceiros comerciais e se utilizam de diversas tecnologias para gerir seu negócio, é quase uma tarefa impossível para ser feita em sistemas semiautomáticos.

Sem contar as dificuldades de lidar com a falta de padrões, comunicação e imprevistos.

Coisa que soluções inteligentes utilizadas na conhecida indústria 4.0 podem resolver com menor esforço.

O que um Supply Chain 4.0 pode fazer pela sua empresa?

Um Supply Chain 4.0 tem todas as armas necessárias para variados tipos de negócios.

Sejam eles pequenos ou grandes e de diferentes setores, as soluções 4.0 podem torná-las mais flexíveis diante das diferentes demandas.

Assim como adaptáveis para mudanças socioeconômicas, geopolíticas, entre outras.

Ainda mais, contribui para manter um baixo orçamento, maior controle e visibilidade de ponta a ponta, e por fim, aumenta sua agilidade nas operações. 

Essa promessa é comprovada com um estudo da McKinsey, que diz que o Supply Chain 4.0 traz um custo operacional 30% menor.

Reduz em 75% o número de vendas perdidas, assim como reduz em 75% o estoque.

Como começar a implantar o Supply Chain 4.0 na sua empresa?

O 1° passo seria buscar um sistema inteligente e moderno que permita a integração dos dados, tanto da empresa quanto de parceiros.

Do mesmo modo, ela deve oferecer a automação dos dados para facilitar o gerenciamento das informações complexas e obter relatórios em tempo real.

Na escolha do seu sistema, considere:

  • A tecnologia blockchain: Ela permite o compartilhamento de dados com maior segurança, para assim, garantir a qualidade de análise em todas as etapas da cadeia.
  • A Inteligência Artificial (IA): que traz a capacidade de aprender com dados avançados e com isso fornecer recomendações.

A escolha de uma boa solução deve ser feita com apoio de especialistas na área que podem orientar a melhor forma de implantação do Supply Chain 4.0 de acordo com as especificidades da sua empresa.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga a Orbit Logistics no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *