O processamento de pedidos é uma atividade que, muitas vezes, gera um gargalo na operação de uma empresa. Registro manual, falta de padronização das ordens e lentidão da entrega são obstáculos que podem ser solucionados com a adoção de um software de automação de pedidos.
O impacto da tecnologia na gestão de um negócio é evidente e oferece benefícios significativos quando implementado corretamente. Afinal, um sistema de gestão deve ser personalizado para atender a suas necessidades.
Para ajudar a sua tomada de decisão, preparamos este conteúdo com os principais benefícios deste investimento. Confira!
Quais são os benefícios de um software de automação de pedidos?
A gestão de pedidos é uma atividade que tem relação direta com o atendimento da demanda do mercado. Nesse cenário, é fundamental buscar formas de otimizar a sua execução por sistemas de gestão integrada. Com isso, a empresa obtém diversas vantagens, como as que listamos logo abaixo.
1. Fornece visibilidade sobre as atividades
O processamento de um pedido vai muito além de enviar as mercadorias adquiridas pelo cliente. Com um sistema integrado é possível acompanhar todas as etapas, desde a colocação da ordem até o recebimento pelas vendas.
Esse processo é conhecido como Order to Cash, que envolve diversas áreas da empresa, como logística, faturamento e comercial. Assim, uma ferramenta para o controle de pedidos fornece diversas informações estratégicas, inclusive sobre os níveis de estoque dos clientes.
2. Possibilita o aumento da produtividade
Não é novidade que a tecnologia é responsável por tornar os processos mais ágeis, eliminar burocracias e otimizar o tempo em todos os elos da cadeia de suprimentos. Esse é um sinal claro de que o aumento da produtividade é um objetivo que pode ser alcançado.
Um dos sinais mais claros é a previsibilidade do processo de compras, no qual é possível manter um registro histórico dos pedidos. Isso quer dizer que o fornecedor pode planejar as suas vendas com base em compras realizadas anteriormente.
3. Melhora a relação com clientes
Ferramentas informatizadas são desenvolvidas com o intuito de compartilhar informações relevantes com simplicidade. Um sistema aplicado à gestão do seu negócio contribui para a construção de uma relação de parceria que preza pela confiança.
Com um software o cliente tem condições de acompanhar o andamento de seu pedido em cada uma das etapas, com funções de:
- rastreamento da entrega;
- acompanhamento do pagamento;
- consulta de faturamento e documentos fiscais; e
- controle da entrada e saída de mercadorias no estoque.
4. Reduz os custos operacionais
Em um cenário competitivo em que diversos empreendimentos atuam no mesmo mercado e comercializam os mesmos produtos é preciso inovar. Porém, a solução pode estar em uma estrutura de custos enxuta que possibilita o aumento da margem de lucro.
Desse modo, é possível identificar fontes de economia em toda a cadeia produtiva com o planejamento do abastecimento de produtos, a redução dos níveis de estoque e programação da atividade logística.
Se você está em busca de uma solução de software de automação de pedidos, nós desenvolvemos ferramentas que se adequam a suas necessidades. Entre em contato conosco hoje mesmo para conhecer os nossos serviços.
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