3 erros fatais cometidos na cadeia de suprimentos 3 erros fatais cometidos na cadeia de suprimentos

Sistema VMI: saiba como evitar prejuízos na cadeia de suprimentos

5 minutos para ler

A cadeia de suprimentos é atualmente um diferencial competitivo, se levarmos em conta que a sua correta gestão evita atrasos e possibilita disponibilizar maior qualidade na entrega de pedidos aos clientes. Dispor de ferramentas eficientes, como um sistema VMI, é essencial. Com a utilização de um sistema VMI – Vendor Managed Inventory (Inventário Gerido pelo Fornecedor) possibilita a integração dos dados do seu inventário com o sistema do fornecedor. Essa estratégia permite que seu fornecedor possa prever e suprir suas demandas antes do fim do estoque.

Contar com o auxílio dessa ferramenta contribui positivamente para a gestão da cadeia de suprimentos da sua empresa, criando um ambiente propício ao crescimento, com redução de limitações operacionais, além de evitar prejuízos.

Elaboramos a seguir uma lista com algumas informações básicas acerca do sistema VMI para que você possa esclarecer suas dúvidas e iniciar seu planejamento.

 

O que é o sistema VMI?

Como já explicado anteriormente, o VMI tem como principal diferencial o compartilhamento de informações de estoque entre cliente e fornecedor. Essa facilidade viabiliza a reposição de mercadorias mediante demanda, sendo realizada principalmente por parte do fornecedor. A tecnologia utilizada para a integração desses dados é conhecida como EDI – Eletronic Data Interchange, que significa em português troca eletrônica de dados.

 

Quais as suas aplicações na gestão de estoques?

Existem diversas maneiras de utilizar o VMI para aperfeiçoar a gestão de estoque, cada uma com suas particularidades. O sistema está pronto para diversas opções de análise e reconhecimento de dados. Citaremos alguns abaixo:

  • Distribuidores em geral;
  • Supermercados;
  • Livrarias;
  • Hospitais;
  • Indústrias.

Clique aqui e conheça algumas empresas que utilizam esse sistema.

 

Quais os benefícios ao fazer uso do sistema VMI?

Dentre os benefícios gerados pelo uso desse método de gestão, selecionamos os principais. Veja:

  • Redução de custo de manutenção de estoques e capital de giro;
  • Melhor atendimento prestado pelo fornecedor;
  • Mais simplicidade na gestão de estoques e compras;
  • Manutenção de estoque mínimo.

Ao colocar em prática o uso do VMI o fornecedor conta com a sua fidelidade e, consequentemente desempenha um papel muito mais presente na sua empresa. Ele passa a dividir a responsabilidade pela gestão do seu estoque, de modo a otimizar seus investimentos, seguindo o seu histórico médio de pedidos como demanda base e fazendo análise detalhada das novas demandas.

Esse acompanhamento e parceria torna possível que dedique mais tempo traçando estratégias de venda para aumentar o seu faturamento. Sem a preocupação com as limitações de estoque seu foco passa a ser o de crescer cada vez mais, com ferramentas que realmente viabilizam essa ascensão.

 

Como o uso do VMI pode evitar prejuízos na cadeia de suprimentos?

O principal objetivo de aderir ao uso de sistema VMI é ter maior liberdade na realização das suas vendas sem a necessidade de manter um estoque alto. A aquisição de grandes volumes de itens e matérias primas eleva o custo de manutenção de estoque e reduz o capital da empresa, criando gargalos. O VMI permite a rápida reposição de mercadorias, sem a necessidade da antecipação da compra pelo cliente, de modo que ele só tenha essa obrigação apenas quando a demanda já for existente, o que lhe garante um fluxo ágil e rentável.

Empresas que não fazem uso de sistema VMI em sua cadeia de suprimentos precisam lidar diariamente com dilemas desse tipo. Mesmo contando com profissionais experientes e conhecedores da demanda e do mercado, vez ou outra ocorre alguma discrepância nessas informações.

Esses desencontros do estoque com a realidade projetada gera prejuízo de dois modos distintos: se o estoque é superior à demanda, você fica com produtos parados, que provavelmente precisarão ser liquidados, desvalorizando o produto no mercado; se o estoque é inferior você deixa de lucrar com mais vendas, perdendo espaço para a concorrência, que provavelmente poderá até aumentar o preço do produto ante a alta procura.

Ainda não está convencido? Fale conosco!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta