A segurança do trabalho deve estar presente em todos os setores da empresa. E o gerenciamento do estoque físico não deve ficar de fora. Existem algumas medidas que precisam ser implantadas para minimizar os riscos relacionados a esse setor.
O objetivo da segurança no trabalho é evitar que funcionários corram riscos de desenvolver doenças e sofrer acidentes no desempenho das suas funções. A sua correta implementação reduz as margens de afastamentos por lesões e, até mesmo, de processos judiciais.
A necessidade de implantar essas medidas é ainda maior em ambientes de alto risco. Funcionários que lidam com mercadorias pesadas, grandes alturas e outros fatores similares durante o expediente precisam receber treinamento adequado e adotar o uso de alguns EPIs.
Se você ainda tem dúvidas sobre como implantar a segurança do trabalho em seu setor de estocagem, listamos, abaixo, 3 dicas de ouro. Confira!
Equipamentos seguros
Equipamentos que servem para empilhar mercadorias devem estar com a manutenção em dia. Do mesmo modo, prateleiras e outros locais de alojamento precisam de manutenção preventiva. Isso evita o risco da queda de mercadorias sobre os trabalhadores.
Além disso, alguns equipamentos de proteção individual são necessários para lidar com materiais estocados. Alimentos congelados devem ser manuseados com o uso de luvas térmicas. Se uma estocagem de produtos em prateleiras baixas vai durar várias horas, é importante usar joelheiras, que evitam o impacto sobre os joelhos.
Produtos químicos, que exalam cheiro forte, precisam ser manuseados por pessoas com máscaras de proteção. O uso de cortinas de água e sistemas de ventilação em locais onde se lida com essas substâncias também é recomendado.
Os carrinhos, as escadas e quaisquer outros itens usados para acomodar ou retirar materiais dos estoques devem ser mantidos em bom estado.
Hábitos saudáveis e cuidados
Além do uso dos EPIs, os colaboradores também precisam rever e desenvolver alguns hábitos, de modo a evitar acidentes. Muitas vezes, comportamentos considerados inofensivos pelos funcionários podem significar a exposição a grandes riscos.
Não obedecer o limite de empilhamento de embalagens e subir em caixas que contêm produtos, sejam eles quais forem, podem ser consideradas atitudes negligentes e podem acabar acarretando grandes problemas, caso algum acidente ocorra.
Não é porque o seu pessoal sempre agiu dessa forma e nunca nada aconteceu que devem continuar agindo. Atitudes que aumentam os riscos podem, a qualquer hora, ocasionar grandes consequências.
Treinamentos adequados
Mas não é somente falando aos seus colaboradores que não devem agir de determinadas maneiras que você alcançará grandes resultados. Eles precisam se conscientizar verdadeiramente sobre a questão dos riscos.
E isso só é conseguido por meio de treinamentos adequados. É claro que a gestão de estoque não é considerada uma atividade das mais arriscadas, mas medidas de segurança se fazem igualmente necessárias.
Oferecer esses treinamentos é uma forma de proteger a sua equipe de possíveis acidentes e a sua empresa de uma série de transtornos. Uma instituição que realmente preza pela vida e pela saúde dos funcionários trabalha para que eles aprendam a cuidar de sua própria segurança e também daqueles que trabalham ao seu lado.
A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.
Entendeu por que a segurança do trabalho também é importante nos estoques? Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!
0 comentários