SCM x Logística: descubra a relação e diferença entre os conceitos

4 minutos para ler

Os conceitos de SCM e Logística ganham cada vez mais importância no segmento profissional de compras e suprimentos. Eles permitem às empresas identificar suas necessidades com clareza, negociar melhor com seus fornecedores, poupar tempo e dinheiro, além de oferecer preços mais competitivos para os clientes.

Mas você sabe a diferença entre Supply Chain Management (SCM) e Logística? Entenda, neste artigo, o que eles são e como podem funcionar em conjunto na sua empresa.

 

O que é logística?

Logística é um conceito antigo, nascido na área militar, que envolve, originalmente, as atividades de criar, transportar e abastecer tropas. Há um ditado que diz “amadores discutem estratégia; generais discutem logística”. Muitas guerras foram vencidas quando um dos lados conseguiu cortar o abastecimento de comida, munição ou combustível do adversário.

De forma semelhante, a definição moderna de logística é “o processo de integrar o movimento e manutenção de bens para dentro e para fora da empresa”.

O gerenciamento de logística integra o movimento de bens, serviços, informação e capital, desde a seleção de matéria-prima até o produto final chegar ao consumidor. Seu objetivo é fazer com que o item certo chegue com qualidade, preço correto e na hora acertada ao consumidor final.

 

O que é SCM?

Nenhuma empresa, atualmente, tem responsabilidade sobre o processo inteiro de fabricação de um produto. Ao contrário, a produção está cada vez mais fragmentada. Uma “montadora” de carros, por exemplo, tem esse nome justamente porque as peças do automóvel são produzidas por outras empresas.

A cadeia de suprimentos (supply chain, em inglês) é a rede de organizações envolvidas nos diferentes processos e atividades, desde a extração da matéria-prima até o produto chegar ao consumidor. Gestão da cadeia de suprimentos (SCM, em inglês) é a série de atividades interconectadas relacionadas a essas transformações e movimentos.

Ao contrário da Logística, a SCM envolve múltiplas empresas, incluindo fornecedores, fabricantes, varejistas, além dos próprios consumidores. A Logística é uma parte do fluxograma da SCM, ou seja, está contida nela.

 

 

Comparando SCM e Logística

 

ASPECTO

LOGÍSTICA

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT (SCM)

Significado

Processo de integrar o movimento e manutenção de bens para dentro e para fora da empresa

Série de atividades interconectadas relacionadas à transformação e movimento da matéria-prima até os produtos chegarem ao usuário final

Objetivo

Satisfação do cliente

Vantagem competitiva

Origem

Antigo conceito militar

Administração contemporânea

Organizações envolvidas

Uma (a própria empresa)

Várias (fornecedores, varejistas etc.)

Atividades

Armazenamento, embalagens protetoras, cumprimento de ordens de compra, controle e gerenciamento de estoque etc.

Integração, identificação de fornecedores, compras, produção, testes, atendimento ao cliente, avaliação de desempenho, logística etc.

 

Logística integrada: unindo os dois conceitos

Enquanto a Logística busca oferecer preços mais competitivos ao reduzir gastos com estoque, obter fretes mais baratos e fazer o produto chegar em menos tempo ao cliente, a SCM procura entregar vantagem competitiva para a empresa.

Ao enxergar a cadeia de suprimentos com mais clareza, é possível identificar gargalos, obter contratos melhores com fornecedores e varejistas e, ainda, ganhar mais controle sobre o processo como um todo.

Interessado em aprender mais sobre como SCM e Logística podem tornar sua empresa mais competitiva? Então, entre em contato conosco e conversaremos sobre as necessidades para seu negócio.

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

 

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

 
Posts relacionados

Deixe um comentário