SCM x Logística: descubra a relação e diferença entre os conceitos

7 minutos para ler

Os conceitos de SCM e Logística ganham cada vez mais importância no segmento profissional de compras e suprimentos. Eles permitem às empresas identificar suas necessidades com clareza, negociar melhor com seus fornecedores, poupar tempo e dinheiro, além de oferecer preços mais competitivos para os clientes.

Mas você sabe a diferença entre Supply Chain Management (SCM) e Logística? Entenda, neste artigo, o que eles são e como podem funcionar em conjunto na sua empresa.

O que é logística?

Logística é um conceito antigo, nascido na área militar, que envolve, originalmente, as atividades de criar, transportar e abastecer tropas. Há um ditado que diz “amadores discutem estratégia; generais discutem logística”. Muitas guerras foram vencidas quando um dos lados conseguiu cortar o abastecimento de comida, munição ou combustível do adversário.

De forma semelhante, a definição moderna de logística é “o processo de integrar o movimento e manutenção de bens para dentro e para fora da empresa”.

O gerenciamento de logística integra o movimento de bens, serviços, informação e capital, desde a seleção de matéria-prima até o produto final chegar ao consumidor. Seu objetivo é fazer com que o item certo chegue com qualidade, preço correto e na hora acertada ao consumidor final.

O que é SCM

Nenhuma empresa, atualmente, tem responsabilidade sobre o processo inteiro de fabricação de um produto. Ao contrário, a produção está cada vez mais fragmentada. Uma “montadora” de carros, por exemplo, tem esse nome justamente porque as peças do automóvel são produzidas por outras empresas.

A cadeia de suprimentos (supply chain, em inglês) é a rede de organizações envolvidas nos diferentes processos e atividades, desde a extração da matéria-prima até o produto chegar ao consumidor. Gestão da cadeia de suprimentos (SCM, em inglês) é a série de atividades interconectadas relacionadas a essas transformações e movimentos.

Ao contrário da Logística, a SCM envolve múltiplas empresas, incluindo fornecedores, fabricantes, varejistas, além dos próprios consumidores. A Logística é uma parte do fluxograma da SCM, ou seja, está contida nela.

Benefícios do SCM

Investir em Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos) é fundamental para conseguir visualizar com precisão os processos que sua empresa necessita passar, desde a obtenção dos insumos até a chegada do produto nas mãos do consumidor.

Com este mapeamento é possível avaliar quais são os pontos que necessitam de melhorias, quais podem ser otimizados para diminuir possíveis gargalos, entre outros pontos fundamentais para conseguir potencializar os resultados da sua empresa.

Além disso, o SCM pode trazer uma série de benefícios para seu negócio, tais como:

·        redução de custos, minimizando possíveis desperdícios e gargalos existentes em sua empresa;

·        aumento da eficiência, conseguindo direcionar os esforços adequadamente para atender as necessidades da empresa;

·        diminuição de desperdícios, conseguindo assim produzir seus itens com o máximo de eficiência e com o mínimo de perdas produtivas.

Melhores práticas para aplicar o SCM

Para ter todos os benefícios que citamos anteriormente, é importante saber como implementar o Supply Chain Management da melhor forma. Confira a seguir as melhores práticas para adotar o SCM em seu setor de logística.

Planejamento

O planejamento é fundamental para a execução de qualquer tarefa. E no setor logístico não é diferente. Ele permite, por exemplo, estabelecer metas, cronogramas, orçamentos, entre outros pontos que auxiliam a minimizar desperdícios e ter um melhor controle da sua cadeia de suprimentos.

Ele possibilita identificar e antecipar necessidades, bem como alinhá-las com as missões, metas e princípios da organização. Além disso, é verificando o planejamento que conseguirá verificar como se dá cada processo, se estão seguindo o estabelecido previamente ou se é necessário mudar o escopo anterior.

Controle e mapeamento dos processos

O controle de processos é um ponto-chave para conseguir melhores resultados em SCM. E isso é possível por meio de um mapeamento eficiente. Por intermédio dele é possível identificar problemas que possam estar atrapalhando a execução das atividades do seu negócio, bem como conseguir implementar ações de melhorias a longo prazo.

Também permite a padronização dos processos internos, possibilitando aprimorá-los ao longo do tempo, encontrar formas de melhoria e aplicá-las, estabelecendo uma forma única de realizar as atividades da organização. Com isso, há uma maior tendência à redução de erros e custos, algo extremamente desejável para quem está implementando SCM.

Uso da tecnologia

As tecnologias estão presentes justamente para facilitar o trabalho dos gestores de logística no dia a dia. Elas permitem, por exemplo, uma melhora da comunicação entre os setores, identificando como a cadeia de suprimento interliga os diferentes setores do negócio.

Se a comunicação é otimizada, torna-se possível conseguir melhorar a agilidade nas tarefas que envolvem setores diferentes. Com isso, as decisões são melhor embasadas e consegue-se melhores resultados ao longo do tempo.

Muitas soluções, atualmente, são criadas justamente para obter uma melhor gestão da cadeia de suprimentos, conseguindo gerar relatórios que proporcionem melhor consciência dos processos e auxiliem nas tomadas de decisões.

Além disso softwares específicos podem oferecer automações importantes para minimizar riscos de erros e conseguir processos mais ágeis e precisos no setor logístico.

Integração das informações

As informações geradas precisam estar acessíveis para os diversos setores. As informações mostradas pela área de logística, por exemplo, podem ser importantes para o setor de compras, a fim de definir quando determinados insumos precisam ser adquiridos por eles novamente.

Por isso é fundamental que as tecnologias que citamos anteriormente também sejam capazes de compartilhar informações entre áreas distintas. Sem isso, todo o processo descrito anteriormente poderá ser falho e as consequências são prejuízos consideráveis.

Comparando SCM e Logística

ASPECTO

LOGÍSTICA

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT (SCM)

Significado

Processo de integrar o movimento e manutenção de bens para dentro e para fora da empresa

Série de atividades interconectadas relacionadas à transformação e movimento da matéria-prima até os produtos chegarem ao usuário final

Objetivo

Satisfação do cliente por uma melhor Customer Experience

Vantagem competitiva

Origem

Antigo conceito militar

Administração contemporânea

Organizações envolvidas

Uma (a própria empresa)

Várias (fornecedores, varejistas etc.)

Atividades

Armazenamento, embalagens protetoras, cumprimento de ordens de compra, controle e gerenciamento de estoque etc.

Integração, identificação de fornecedores, compras, produção, testes, atendimento ao cliente, avaliação de desempenho, logística etc.

Logística integrada: unindo os dois conceitos

Enquanto a Logística busca oferecer preços mais competitivos ao reduzir gastos com estoque, obter fretes mais baratos e fazer o produto chegar em menos tempo ao cliente, a SCM procura entregar vantagem competitiva para a empresa.

Ao enxergar a cadeia de suprimentos com mais clareza, é possível identificar gargalos, obter contratos melhores com fornecedores e varejistas e, ainda, ganhar mais controle sobre o processo como um todo.

Interessado em aprender mais sobre como SCM e Logística podem tornar sua empresa mais competitiva? Então, entre em contato conosco e conversaremos sobre as necessidades para seu negócio.

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil

www.orbitlog.com.br

dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756

Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta