Saiba tudo sobre o sistema FIFO na logística Saiba tudo sobre o sistema FIFO na logística

Saiba tudo sobre o sistema FIFO na logística

4 minutos para ler

Se você trabalha em uma organização que possui estoque de matéria-prima ou de produtos, certamente já ouviu falar no sistema FIFO ou PEPS. O FIFO é um sistema de controle de estoque que visa garantir a correta utilização dos insumos de produção e de comercialização, bem como a organização do sistema e a otimização dos processos.

Ficou interessado neste sistema? Então, continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber para ter um excelente controle de estoque!

O que é o sistema FIFO?

Essa sigla vem do inglês First In, First Out, e que no português é traduzido como Primeiro que Entra, Primeiro que Sai (PEPS). Sua finalidade é garantir que o primeiro produto que der entrada no estoque seja o primeiro a ter saída, assegurando dessa maneira que nenhum insumo seja perdido por causa de vencimento.

Muitas empresas sofrem com o capital retido em estoque, pois quando existe um estoque muito grande e que não tem giro, significa que a empresa investiu seu dinheiro em mercadorias, mas não conseguiu vender. Esse investimento gera o custo de oportunidade, ou seja, a empresa poderia investir em contratações, tecnologias ou processos, por exemplo, mas seu capital está retido no estoque.

O sistema FIFO melhora o controle de estoque, evitando que o problema descrito aconteça e potencializando os lucros da empresa.

Quais os benefícios do FIFO?

A empresa que adota esse sistema consegue ter mais qualidade em seus processos, além de diminuir a perda, o extravio, os erros, os custos e ainda consegue aumentar controle e o lucro por meio da padronização.

Por fim, o sistema FIFO facilita os registros de entrada e saída dos insumos e os registros de aplicação de taxas e impostos que incidem sobre os mesmos. Na prática podemos listar os seguintes benefícios:

Aumenta o lucro

Esse método possibilita a redução de itens no estoque e, consequentemente, diminui os gastos relativos à manutenção dos produtos, como o aluguel de um galpão para manter o estoque da empresa, por exemplo, optando por um local menor e de baixo custo. O lucro também se potencializa pela diminuição da perda referente a produtos fora da data de validade ou itens de consumo defasados.

Melhora o controle da validade

Muitas organizações, principalmente as que trabalham com produtos perecíveis, sofrem com a perda de itens por causa da validade ou perda da qualidade. O sistema FIFO ajuda a empresa a controlar a saída dos produtos, garantindo que a rotatividade esteja acontecendo corretamente (First In, First Out).

Gera maior agilidade

O método FIFO oferece um auxílio aos gestores de estoque e facilitam a separação, a localização e as entradas e saídas dos produtos, evitando que tempo seja perdido na busca por determinado produto ou que sejam comprados itens que já existem no sistema de armazenamento.

Aliado às demais ferramentas existentes no mercado e aos métodos de sucesso, a empresa consegue realizar uma boa gestão de estoque e anular as oportunidades que são normalmente encontradas nessa área. Além do investimento em tecnologia, é fundamental que a empresa tenha o cuidado de treinar seus funcionários corretamente para manter a qualidade nos processos e busque sempre a atualização.

Agora que você já sabe como funciona o sistema FIFO e quais são suas vantagens, siga nossa página no Twitter e no Facebook e fique por dentro de tudo o que você precisa saber para ter uma logística eficiente em sua empresa.

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário