Saiba por que investir na integração de processos na cadeia de suprimentos

4 minutos para ler

Em um mercado cada vez mais competitivo, a integração de processos na cadeia de suprimentos é fundamental para que os custos sejam reduzidos e o serviço prestado ao cliente seja cada vez melhor, resultando em um fortalecimento da marca e, consequentemente, uma ampliação de mercado. Neste post falaremos um pouco da importância deste aspecto que se tornou tão importante atualmente, diante de um ambiente em que todos os concorrentes parecem a cada dia ter “armas” mais poderosas. Quer saber mais sobre esse tipo de investimento e seus benefícios? Então acompanhe conosco o post de hoje!

 

Alteração da estrutura de produção

Uma das tendências mais produtivas nas empresas tem sido a alteração da estrutura funcional para a utilização de processos. Dessa forma, os empreendimentos deixam de ser divididos em departamentos, mas sim em “processos-chave”, ou seja, a produção passa a ser vista como uma série de processos integrados.

Todos os clientes internos passam a ter um único objetivo, que é a entrega de um produto ou serviço satisfatório ao consumidor final. Na cadeia de suprimentos não é diferente. A relação entre o cliente e o fornecedor, assim como todas as organizações envolvidas são considerados como membros da cadeia.

Estes processos-chave para a gestão de uma cadeia de suprimentos integrada são:

  • Gestão do serviço ao cliente,

  • Gestão da demanda,

  • Atendimento dos pedidos,

  • Gestão do fluxo de manufatura,

  • Gestão do relacionamento com fornecedores,

  • Desenvolvimento de produtos e comercialização

  • Gestão de retornos.

 

Os desafios da integração de processos na cadeia de suprimentos

A dificuldade nesse caso é lidar com as diferentes culturas que variam de empresa para empresa, assim como os diferentes estágios de desenvolvimento tecnológico em que cada uma se encontra, havendo uma necessidade da busca de harmonia entre as relações visando a integração da forma menos traumática possível.

 

Os benefícios de uma gestão integrada

O resultado prático da integração da cadeia de suprimentos é a melhoria do desempenho competitivo da empresa, em função de ter um processo logístico mais ágil e muito mais eficiente, e além disso, maior rapidez, seja na transição entre um processo e outro, seja no que diz respeito à relação com os clientes e com os fornecedores. O que deve ser observado neste caso é que em uma cadeia de suprimentos integrada, qualquer falha impactará em todo o processo. Por isso, algumas boas práticas e uma gestão voltada para a qualidade em cada um dos envolvidos são necessários.

 

Boas práticas

Para se alcançar este avanço competitivo e toda esta agilidade que a integração de processo proporciona, algumas boas práticas são necessárias, e aqui estão elas:

  • Educar as pessoas envolvidas, adequar a cultura do empreendimento de forma que apoie a integração da cadeia.

  • Desenvolvimento de métricas centradas no cliente.

  • Clientes diferentes necessitam de cadeias criadas de formas específicas para que o trabalho seja eficaz.

  • Considerar também envolver as etapas de desenvolvimento do design do produto na cadeia integrada.

  • Manter as terceirizações como uma prioridade de primeiro nível, em função da economia e eficiência proporcionados.

  • A relação com os clientes e fornecedores deve estar sempre bem estreita.

  • As vendas e operações devem ter processos muito bem planejados, visando primordialmente a sua eficácia.

  • Trabalhe com informações e bancos de dados válidos e confiáveis.

  • Invista em desenvolvimento das capacidades dos envolvidos e em ferramentas analíticas, tão necessários para a tomada de decisões eficazes em um ambiente cada vez mais complexo e arriscado.

  • Encontre maneiras de compartilhar o risco equitativamente entre parceiros da cadeia de abastecimento.

  • Encontre maneiras de compartilhar as recompensas equitativamente entre parceiros da cadeia de abastecimento.

E como o seu empreendimento tem trabalhado a questão da gestão da cadeia de suprimentos? Compartilhe suas experiências, dicas e dúvidas conosco nos comentários!

 
ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta