Saiba o que é Reposição Periódica e sua importância na logística

por | 12/10/2022

4 minutos para ler

Dentro dos modelos de estoques, a reposição periódica é uma das mais comuns por facilitar processos logísticos e diminuir custos se bem gerenciado. Constantemente gestores certificam se a estratégia utilizada em sua gestão de estoque tem sido eficiente para o seu tipo de negócio, visto sua importância na redução de custos e lucratividade, para a vantagem competitiva da empresa.

Pensando na praticidade desse sistema, no blog post de hoje vamos explicar o que é o sistema de reposição periódica, como funciona e sua importância para a logística. Confira!

O que é o sistema de reposição periódica de estoque?

O que é o sistema de reposição periódica de estoque?

A reposição periódica, também conhecida como sistema de reposição a intervalos fixos, monitora como está a posição de um item no estoque de forma periódica ao invés de forma contínua. O pedido de produtos é feito sempre no final de cada revisão, onde é comprado o suficiente para a máxima capacidade de estoque.

Neste sistema de reposição periódica há duas decisões importantes para garantir sua eficiência:

  1. Definição do intervalo para fazer a revisão do estoque.
  2. Qual o nível alvo do estoque desejado.

São essas duas variáveis que irão influenciar na diminuição do custo do estoque. O período pode ser definido de forma prática e que facilite o processo, ou a empresa pode se adaptar ao processo do fornecedor. Já para definir o estoque alvo, é necessário levar em conta o intervalo entre os pedidos e o lead time, ou seja o período em que o produto é entregue a cada novo pedido.

 

Leia também: O que é um programa de reposição contínua?

Como funciona a reposição de estoque periódica?

Como funciona a reposição de estoque periódica?

Na revisão periódica o estoque só é verificado nos intervalos fixos, portanto precisa de maior cuidado, em especial com a variação da demanda e do lead time, para que não haja o risco de ruptura no estoque. Por outro lado, o cálculo para o Sistema de Reposição Periódica também prevê a quantidade adequada de estoque para a proteção do atendimento ao cliente.

E também prevenção de riscos na entrega do fornecedor ou variação da demanda muito acima da média durante o tempo de reposição. Em resumo, o “pulo do gato” desse modelo é acertar um tempo de intervalo que não vá deixar a empresa na mão!

Qual a importância do sistema de reposição periódica para logística?

Qual a importância do sistema de reposição periódica para logística?

Sua principal vantagem é a flexibilidade em relação a definição do período de revisão e que acaba eliminando a necessidade de um controle contínuo do estoque. Com isso, é possível escolher um intervalo que coincida com as datas de emissões de pedidos de vários produtos e assim, otimizar o transporte. É claro que a escolha do intervalo pode seguir outros critérios conforme conveniência da empresa.

Porém, tendo uma previsão do transporte, é possível até mesmo conseguir negociar valores mais atrativos nessa área. Portanto, esses fatores acabam fazendo com que esse modelo seja o mais comum entre as empresas, pela sua praticidade e chances de minimizar custos. Vale comentar, que cabe à empresa se atentar às variáveis de demanda, bem como monitorar e avaliar se esse modelo é o mais adequado para o seu tipo de produto.

 

Leia também: 5 benefícios da codificação de materiais para ter um estoque eficiente

 

A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga nos no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor.

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *