Saiba como otimizar a gestão de suprimentos da sua empresa Saiba como otimizar a gestão de suprimentos da sua empresa

Saiba como otimizar a gestão de suprimentos da sua empresa

5 minutos para ler

No ambiente econômico de hoje, continuar fazendo os mesmos processos já não é o bastante. Com pressão para conter custos e produzir resultados apesar das circunstâncias desafiadoras, os gestores devem transformar e não simplesmente melhorar sua operação.

Neste post, mostraremos maneiras de otimizar a gestão de suprimentos da sua empresa com algumas práticas simples e diretas, implementá-las trará a possibilidade de uma base sólida para a excelência da cadeia de suprimentos. Vamos lá?

1. Estabeleça uma gestão de suprimentos próxima à diretoria

O objetivo de trabalhar com uma gestão de suprimentos intimamente ligada às lideranças mais importantes ajudará a dar direção e alinhar a estratégia da cadeia de suprimentos com as operações gerais da empresa.

Uma gestão integrada proporcionará, ainda, a exclusão de barreiras que inibem o sucesso da organização. As principais são a falta de visão ou não aceitação do valor que uma cadeia de suprimentos bem administrada proporciona.

Uma diretoria atuante nesse sentido cria uma oportunidade para os líderes das unidades de negócios fornecerem à liderança da cadeia de suprimentos informações sobre futuras estratégias e projetos.

2. Alinhe e forme adequadamente a organização da cadeia de suprimentos

Pode ser difícil organizar a gestão de suprimentos de forma a maximizar sua eficácia e trazer benefícios para a empresa. Algumas empresas funcionam melhor ao incorporar profissionais de gerenciamento de suprimentos em várias unidades de negócios.

Para outras, uma operação mais centralizada é mais eficaz. Porém, uma tendência positiva que percebemos envolve colocar compras, logística, gerenciamento de contratos, planejamento de previsão/ demanda e outros setores com funções de gerenciamento semelhantes sob a liderança da cadeia de suprimentos.

Seja qual for a estrutura que você adotar, é importante que as pessoas na liderança tenham fortes habilidades de comunicação e relacionamento (internamente e externamente), capacidade de pensar estrategicamente e foco na criação de valor.

3. Utilize a tecnologia a seu favor

Muitas empresas adotam software esperando torná-las mais eficientes e estruturam seus fluxos de trabalho e processos em torno da tecnologia escolhida. Em vez disso, primeiro é preciso rever os processos que precisam de melhoria, e só então selecionar a tecnologia que melhor satisfaça às necessidades do processo.

Talvez seja por isso que em muitas empresas, a gestão de suprimentos pareça estar apenas “alimentando o sistema” com informações, e exista dificuldade em recuperar o tipo de dado necessário para estabelecer uma boa estratégia e tomada de decisões. O sistema de automação ideal é fundamental para ajudar a gerenciar melhor sua gestão de suprimentos.

4. Estabeleça alianças com fornecedores-chave

A colaboração com os fornecedores requer que tanto o comprador quanto o vendedor façam uma gestão do relacionamento sempre com foco em eficácia. Um termo mais apropriado para essa melhor prática pode ser “gerenciamento de alianças”, com representantes de ambas as partes trabalhando juntos para melhorar a relação comprador/ fornecedor. As principais vantagens são:

  • Fornecer um mecanismo para assegurar que o relacionamento permaneça saudável;
  • Simplificar a resolução de problemas;
  • Desenvolver metas de melhoria contínua com o objetivo de agregar valor para ambas as partes;
  • Garantir que os objetivos estabelecidos na medição de desempenho sejam alcançados.

5. Coloque os contratos sob a gestão de suprimentos

As equipes de compras e aquisições muitas vezes negociam economias significativas durante o processo de compras. Uma falha em comunicar os termos negociados aos setores afetados e no monitoramento da conformidade do contrato é um problema que pode existir se a gestão não for bem feita.

A migração da função de gerenciamento de contratos para a gestão de suprimentos também permite que o líder da cadeia de suprimento reduza mais eficazmente os gastos da empresa, especialmente na área de serviços, onde há uma grande oportunidade para redução de custos e mitigação de riscos.

As políticas e procedimentos de gerenciamento da cadeia de suprimentos devem seguir uma sequência e estrutura apropriadas, sendo importante revisá-las frequentemente e mantê-las atualizadas. Aqui, mais uma vez, a tecnologia é uma importante aliada.

Como funciona a gestão de suprimentos na sua empresa? Faça contato com a gente para que possamos te ajudar a melhorá-la!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta