Como seria se houvesse uma forma de simplificar atividades que ocupam bastante tempo e espaço nas atividades empresariais como, por exemplo, o controle de estoque? Essa solução já existe e se chama sistema VMI (Vendor Managed Inventory) ou, em português, Estoque Gerenciado pelo Fornecedor.
Veja abaixo mais detalhes sobre esse sistema e como implementá-lo com sucesso na sua empresa!
VMI e suas vantagens
Obter e fornecer produtos e/ou serviços faz parte da rotina de todas as empresas. Para facilitar esses processos e gerar mais controle, segurança e autonomia, é recomendado o uso do VMI. Com base na experiência do gestor, é possível alinhar estratégias que lhe dê mais autonomia para que possa controlar o seu estoque de forma eficiente, gerando assim um melhor serviço de entrega do que foi comercializado, um atendimento adequado e a devida reposição dos itens vendidos.
Minimização de erros com o VMI
Agilizar o controle de estoque contribui para a diminuição dos erros, além de trazer uma visão mais detalhista sobre o tipo de produto que está sendo estocado. Todo estoque gera custos de operação, que podem ser minimizados com o uso do sistema VMI, já que há a possibilidade de diminuir de forma segura a quantidade de itens armazenados, sem prejudicar o processo de venda, gerando assim menores custos operacionais.
Alinhamento dos setores responsáveis ao uso do sistema VMI
Para que o uso do VMI seja feito com sucesso e traga benefícios, é preciso que a comunicação e as estratégias entre todos os setores e profissionais envolvidos estejam alinhadas. A gestão em alto nível desse sistema depende do engajamento de todos esses profissionais, incluindo aqui possíveis intervenções, sempre que necessário, para que o processo mantenha o padrão de qualidade.
Manutenção de diálogo constante com seus fornecedores
Reduzir custos operacionais sem prejudicar o processo de venda faz com exista a necessidade de um diálogo constante com os fornecedores dos produtos, a fim de verificar quais são índices de estoque mais indicados para cada caso, bem como as ocasiões adequadas para novas compras e padronização de pedidos.
Automatização de processos com o VMI
Inserção manual de pedidos de compra e venda e a necessidade de gerar dados de forma individual sobre cada produto comercializado são atividades que custam tempo e dinheiro para a empresa. Automatizando esses processos, é possível minimizar essas questões, além de melhorar o tempo de entrega de cada produto e, consequentemente, o serviço oferecido, conquistando assim a simpatia do consumidor.
Para que isso funcione de forma adequada é preciso que os softwares responsáveis por essas atividades estejam conectados de forma a cruzar dados de maneira rápida e, assim, gerar os resultados necessários.
Por meio dessas dicas é possível entender um pouco mais sobre o uso e os benefícios do sistema VMI e como implementá-lo de forma eficiente em seu negócio.
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ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.
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