Saiba como fazer um planejamento tributário para o setor de logística Saiba como fazer um planejamento tributário para o setor de logística

Saiba como fazer um planejamento tributário para o setor de logística

4 minutos para ler

A questão tributária é algo que afeta diretamente a viabilidade de um negócio, tendo em vista a alta carga de taxas incidente no Brasil, além dos impostos e tributos. Mas ao mesmo tempo, a aplicação destas cobranças é algo tão complexo, que dá margem para que formas legais de diminuição com a simples alteração de estratégias, principalmente no setor logístico, do qual existe uma série de atividades e obrigações fiscais incidentes e que são alteradas com a mínima modificação de localidades de instalação ou de razão social, por exemplo. E no post de hoje, falaremos um pouco a respeito do que deve ser levado em consideração, bem como o que pode ser realizado com o planejamento tributário para o setor de logística de forma a tornar a atividade menos onerosa para o empreendedor. Acompanhe!

O que é o planejamento tributário

A carga tributária incidente sobre as empresas é algo que onera boa parte de seu orçamento. Desta forma, os empreendimentos buscam alternativas dentro da lei, é claro, de fazer com que os impactos referentes aos impostos e tributos possam ser menores através da redefinição de algumas estratégias. Esse planejamento no setor de logística diz respeito principalmente à redução das obrigações de pagamento de PIS, COFINS, ICMS e IPI, através de ações que demandam conhecimento da lei tributária, contabilidade, economia e engenharia, ao adquirir ou fornecer bens e serviços.

E qual é a sua importância para o setor de logística?

Quando as questões pertinentes ao armazenamento, transportes e todos os outros fatores que dizem respeito à logística não são realizados com uma atenção minuciosa quanto à tributação incidente sobre notas fiscais, área de atuação do empreendimento, e diversos outros fatores que podem, inclusive, alterar a incidência de impostos e tributos, a empresa pode acabar pagando mais do que deveria ao não fazer as opções certas para este fim.

Como os gastos podem ser diminuídos?

Como descrevemos no primeiro tópico, o conhecimento das leis é fundamental quando se trata da administração de impostos, taxas e tributos. Bom exemplo disso é a escolha de locais para a instalação dos centros de distribuição do qual a administração pública oferece menores cargas tributárias, ou a avaliação por parte dos gestores sobre o que fica menos oneroso diante deste aspecto, no que diz respeito a ter a pessoa jurídica da atividade fim como responsável pelas atividades logísticas. Também, abrir um novo CNPJ exclusivamente para este tipo de trabalho, ou até mesmo terceirizar a atividade, tendo em vista que existem diferenças na incidência de tributações em cada um dos casos pode contribuir para essa diminuição.

Controle profissional gerando redução de gastos

Custos com ICMS, PIS, COFINS, IR, ISS, além de outros impostos devidos, acabam comprometendo cerca de 50% do capital de uma empresa. Desta forma, contar com profissionais capacitados para lidar com o planejamento tributário logístico é algo imprescindível para que um empreendimento possa usufruir de isenções fiscais ao alterar o fluxo de trabalho e outras estratégias profissionais.

Decisões importantes como parcerias com outras empresas, abertura de novas pessoas jurídicas, mudança de endereço de alguns setores, e outras diversas ações a serem colocadas em prática através de quem possui o conhecimento necessário para tal, podem fazer com que um negócio se torne muito mais viável ao tratar com uma atenção especial essas questões tão complexas referentes à atividade logística e os regimes tributários incidentes sobre este setor em especial.  

Ainda tem dúvidas a respeito de como lidar com a questão tributária no setor de logística? Aproveite os comentários e compartilhe conosco os seus questionamentos.

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário