Aumentar a produtividade da equipe é um processo importante dentro de um empreendimento, visto que isso pode melhorar a experiência do cliente final e otimizar o nível de satisfação e a retenção dos clientes ao seu negócio, ajudando você a se tornar ainda mais competitivo no mercado.
Fizemos este post para mostrar algumas formas de aumentar a produtividade da equipe ao focar no atendimento ao cliente. Continue a leitura para descobrir quais são e como colocá-los em prática.
Como aumentar a produtividade da equipe para o cliente final
- Otimize os processos internos
Ter uma mesma atividade executada por diferentes pessoas influencia diretamente o padrão de qualidade da sua empresa. Para garantir sempre os melhores resultados, é preciso otimizar os seus processos internos.
Para isso, o primeiro passo é desenvolver procedimentos operacionais padrão (POP). Ele é um documento no qual se registra qual é o melhor modo de executar as atividades. Ele pode ser elaborado junto com a sua equipe para garantir que todos executarão a tarefa do melhor modo.
- Melhore a comunicação
A comunicação é muito importante para aumentar a produtividade da equipe. Por meio dela, você conseguirá mostrar aos colaboradores qual é o objetivo da empresa e qual é o caminho que vocês precisam tomar para chegar aonde pretendem. Isso é essencial para monitor o resultado do trabalho que está sendo desenvolvido.
- Antecipe as dúvidas dos clientes
Para poupar o tempo de seus colaboradores, é muito importante antecipar as dúvidas dos clientes. Uma dica é criar uma página no site da empresa com perguntas frequentes. Desse modo, antes de entrar em contato com a sua equipe de suporte, o consumidor poderá verificar informações importantes, economizando o tempo da equipe, que pode ser direcionada a ações mais estratégicas.
- Prepare lideranças
Os seus colaboradores precisam ter uma boa visão dos líderes para se sentirem motivados. Para isso, é essencial que a liderança da sua empresa tenha:
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conhecimentos técnicos e gerenciais;
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capacidade de fazer um planejamento e executar as tarefas;
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visão estratégica e poder de decisão.
Além disso, também é preciso que as competências comportamentais (inteligência emocional, empatia, humildade, resiliência e outras) sejam desenvolvidas nos líderes. Afinal, eles serão um exemplo para todos os demais colaboradores.
- Ofereça uma boa infraestrutura
Trabalhar em uma empresa que não tem a infraestrutura necessária para a execução das atividades diminui a produtividade da equipe e ainda deixa o seu pessoal desmotivado. Por isso, crie condições de trabalho que sejam condizentes com o resultado que se espera. Algumas coisas que merecem a sua atenção são:
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layout e ergonomia do local;
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climatização;
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iluminação;
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ruídos;
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equipamentos adequados;
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material correto para execução das tarefas.
Evite erros que podem atrapalhar a produtividade
Lembre-se sempre de que para aumentar a produtividade da equipe é preciso evitar erros dentro da empresa. Alguns que merecem toda a sua atenção são:
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não ter processos e objetivos definidos;
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não ter responsáveis pelas atividades;
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não ter registro das conversas.
Lembre-se que é importante usar a tecnologia a seu favor e fazer o uso adequado dos softwares para resolver os seus problemas e agradar ao consumidor final. À medida que você colocar em prática as dicas que mencionamos, ficará mais fácil aumentar produtividade da equipe e, consequentemente, a experiência do seu cliente final será muito melhor.
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