Saiba como aumentar a produtividade da equipe para seu cliente final

Aumentar a produtividade da equipe é um processo importante dentro de um empreendimento, visto que isso pode melhorar a experiência do cliente final e otimizar o nível de satisfação e a retenção dos clientes ao seu negócio, ajudando você a se tornar ainda mais competitivo no mercado.

Fizemos este post para mostrar algumas formas de aumentar a produtividade da equipe ao focar no atendimento ao cliente. Continue a leitura para descobrir quais são e como colocá-los em prática.

 

Como aumentar a produtividade da equipe para o cliente final

 

  • Otimize os processos internos

Ter uma mesma atividade executada por diferentes pessoas influencia diretamente o padrão de qualidade da sua empresa. Para garantir sempre os melhores resultados, é preciso otimizar os seus processos internos.

Para isso, o primeiro passo é desenvolver procedimentos operacionais padrão (POP). Ele é um documento no qual se registra qual é o melhor modo de executar as atividades. Ele pode ser elaborado junto com a sua equipe para garantir que todos executarão a tarefa do melhor modo.

 

  • Melhore a comunicação

A comunicação é muito importante para aumentar a produtividade da equipe. Por meio dela, você conseguirá mostrar aos colaboradores qual é o objetivo da empresa e qual é o caminho que vocês precisam tomar para chegar aonde pretendem. Isso é essencial para monitor o resultado do trabalho que está sendo desenvolvido.

 

  • Antecipe as dúvidas dos clientes 

Para poupar o tempo de seus colaboradores, é muito importante antecipar as dúvidas dos clientes. Uma dica é criar uma página no site da empresa com perguntas frequentes. Desse modo, antes de entrar em contato com a sua equipe de suporte, o consumidor poderá verificar informações importantes, economizando o tempo da equipe, que pode ser direcionada a ações mais estratégicas.

 

  • Prepare lideranças

Os seus colaboradores precisam ter uma boa visão dos líderes para se sentirem motivados. Para isso, é essencial que a liderança da sua empresa tenha:

  • conhecimentos técnicos e gerenciais;

  • capacidade de fazer um planejamento e executar as tarefas;

  • visão estratégica e poder de decisão.

Além disso, também é preciso que as competências comportamentais (inteligência emocional, empatia, humildade, resiliência e outras) sejam desenvolvidas nos líderes. Afinal, eles serão um exemplo para todos os demais colaboradores.

 

  • Ofereça uma boa infraestrutura

Trabalhar em uma empresa que não tem a infraestrutura necessária para a execução das atividades diminui a produtividade da equipe e ainda deixa o seu pessoal desmotivado. Por isso, crie condições de trabalho que sejam condizentes com o resultado que se espera. Algumas coisas que merecem a sua atenção são:

  • layout e ergonomia do local;

  • climatização;

  • iluminação;

  • ruídos;

  • equipamentos adequados;

  • material correto para execução das tarefas.

 

Evite erros que podem atrapalhar a produtividade

Lembre-se sempre de que para aumentar a produtividade da equipe é preciso evitar erros dentro da empresa. Alguns que merecem toda a sua atenção são:

  • não ter processos e objetivos definidos;

  • não ter responsáveis pelas atividades;

  • não ter registro das conversas.

Lembre-se que é importante usar a tecnologia a seu favor e fazer o uso adequado dos softwares para resolver os seus problemas e agradar ao consumidor final. À medida que você colocar em prática as dicas que mencionamos, ficará mais fácil aumentar produtividade da equipe e, consequentemente, a experiência do seu cliente final será muito melhor.

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