Saiba como a Logística Reversa pode beneficiar a sua empresa

4 minutos para ler

A logística reversa é a prática de devolução de produtos ou embalagens à cadeia de suprimentos, que pode ocorrer por danos, falhas ou descarte de resíduos. 

Este tipo de logística tem sido bem estimulada entre as empresas por fins sustentáveis, mas quando se trata de reciclagem e reutilização, ainda há dificuldades no mercado. 

Para incentivar o seu negócio a desenvolver ou criar uma boa política de devolução, vamos reforçar nesse texto as vantagens que a logística reversa traz para as empresas. 

Não deixe de ler até o final! 

Por que ter uma boa política de logística reversa? 

Empresas deixam de aderir a logística reversa, por não conhecer a legislação ou achar que não é uma prioridade.  

A prova é que no Brasil, mesmo com uma lei que obriga as empresas a destinarem corretamente os resíduos produzidos, somente 4% das coletas passam por reciclagem. 

Os motivos mais comuns e aceitáveis de devolução são:

  • Dificuldades na entrega;
  • Demanda mal calculada;
  • Necessidade de manutenção do produto;
  • Produtos com prazo de validade vencido;
  • Danos causados na produção, operação ou transporte.

Para lidar com esses desafios existem boas práticas e incentivos na adoção da logística reversa, que quando aplicados podem beneficiar seu negócio. 

Quais benefícios da logística reversa sua empresa pode colher?

Não é a primeira vez que falamos dos benefícios da logística reversa aqui no blog, mas vamos reforçar as suas principais vantagens. Confira!

Otimização dos ativos

As condições favoráveis para o fluxo reverso dos produtos possibilitam reaproveitar recursos. Como?

Ao reutilizar transportes, peças para produção, aproveitar o produto em mercado secundário e criar novos negócios na cadeia de produção

Fidelização dos seus clientes

Alguns estudos sugerem que mesmo que o cliente precise fazer a devolução de um produto, se o processo for simples, há grandes chances dele voltar a comprar da empresa. 

A facilidade na devolução afeta a forma como o cliente vê a marca e coopera para que ele tenha uma experiência tranquila e sinta confiança para comprar novamente. 

Economia 

Há vários aspectos a serem considerados na economia gerada na empresa.

Exemplo: redução de custos com transporte, revenda de itens devolvidos, redução de gastos gerados pela reciclagem e reutilização de recursos, evitando desperdícios. 

Promoção de práticas sustentáveis

Com as práticas corretas de reciclagem, reutilização, diminuição de desperdícios ou destinação apropriada de resíduos sólidos, as empresas minimizam o impacto ambiental.

A logística reversa é bem recomendada para uma gestão mais sustentável e como incentivo, as empresas têm acesso a diversas opções de linhas de crédito. 

Conformidade com a legislação

As exigências com práticas sustentáveis têm grandes chances de aumentarem.

Ao organizar esse processo, o seu negócio já estará pronto para corresponder às obrigações legais. 

Criação de valor a marca

Uma estratégia adequada, será capaz de tornar seu negócio mais rentável e ainda agregar valor aos seus produtos.

Com o tempo a logística reversa traz resultados como: maior produtividade, visibilidade do processo, agilidade na resposta ao cliente e maior destaque da empresa no mercado.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe um comentário