Saiba a importância da boa experiência do cliente para sua empresa!

4 minutos para ler

Um dos segredos do sucesso de qualquer negócio é ter clientes satisfeitos. Especialmente em tempos de transformação digital, em que a comunicação atinge uma proporção maior do que antes — desde os feedbacks positivos até os negativos, principalmente. Por isso, as empresas bem-sucedidas costumam investir nas mais diversas estratégias para oferecer a melhor experiência ao cliente.

Talvez, o que muitas delas ainda não sabem é que o setor de logística tem uma relação direta e estreita com o índice de satisfação dos compradores. Otimizar e investir mais em seus processos logísticos, tornando-os cada vez mais eficientes, portanto, pode ser uma excelente alternativa para se destacar entre os concorrentes, reforçando uma imagem positiva para sua marca.

Neste post, apresentamos o conceito de experiência do cliente e como aproveitar melhor sua relação direta com a logística. Continue a leitura e confira!

O que é a experiência do cliente?

Todo e qualquer ponto de contato que o seu público de interesse tem com o seu produto ou serviço e, principalmente, com a sua marca, é experiência do cliente, também chamada de Customer Experience. Ela ocorre durante qualquer tipo de interação, seja física ou virtual, direta ou indireta, on-line ou off-line, não importa — se houve contato, existiu uma experiência.

Em outras palavras, a experiência do cliente está diretamente conectada com a percepção que as pessoas têm em relação à sua marca. No entanto, vale ressaltar que esse conceito está em constante evolução, até porque, assim como as próprias empresas, os meios e os canais de atendimento ao cliente estão mudando. Além disso, os consumidores também já não são mais os mesmos.

Qual a relação da experiência do cliente com a logística da empresa?

Agora que você já sabe o conceito de experiência do cliente, mostraremos como aproveitar melhor a relação direta desse aspecto com algumas questões logísticas.

Prazo de entrega

Certamente, esse é um dos fatores que mais influencia a experiência do cliente com a marca. Em tempos de dinamismo e rapidez, é imprescindível que o empreendedor consiga respeitar o prazo de entrega estipulado no momento da compra, pois, caso contrário, comprometerá totalmente a relação com os consumidores.

Para tanto, invista em melhorias constantes na área, aproveitando algumas soluções, como um sistema complexo que permite o monitoramento das rotas, informações de fretes, desempenho dos motoristas e rastreamento das mercadorias. Afinal, se existe algo capaz de diferenciar o seu negócio da concorrência, esse algo é um transporte eficiente.

Qualidade da entrega dos produtos

Além da importância da logística na aquisição de matérias-primas e na linha de produção, também é preciso ter atenção ao transporte dos produtos. Isso porque o mau acondicionamento ou o manuseio incorreto no transporte têm potencial de danificar as mercadorias. Isso compromete sua integridade e qualidade, o que praticamente exclui as chances de fidelização do cliente.

Portanto, é recomendado analisar bem os responsáveis pelo transporte com os quais sua empresa trabalhará, além de monitorar constantemente a performance dos funcionários envolvidos com essa área.

Relacionamento mais estreito

Por fim, é fundamental medir o índice de satisfação do cliente, visto que isso permite avaliar o desempenho dos processos logísticos em seu empreendimento, abrindo espaço para ações corretivas.

Para tanto, em vez de usar o e-mail marketing somente para guiar os compradores pelo funil de vendas e divulgar os produtos, “converse” com seu público por meio dele. Por exemplo, envie alguns e-mails para falar sobre os diferenciais, oferecer dicas de utilização e mensurar a satisfação com pesquisas, enquanto o comprador aguarda a chegada do pedido.

Resumindo, se você realmente quer oferecer uma logística encantadora, tenha em mente que é preciso, além de inovação e planejamento, envolvimento total com a experiência do cliente.

A Orbit Logistics implementa Projetos de Vendor Managed Inventory (e-VMI) — em português, Estoque Gerenciado do Fornecedor. Trata-se de um conceito de logística e processos que compreende toda a cadeia de suprimentos. Ele controla esses suprimentos e sempre tem uma visão geral dos níveis de demanda e estoque.

Se você quer conhecer a nossa solução mais de perto para oferecer a melhor experiência ao cliente, entre em contato conosco agora mesmo. Será um prazer ajudá-lo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta