Entenda a evolução do atendimento ao cliente SAC 4.0

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Com várias empresas comercializando os mesmos produtos e todas mantendo preços similares, o que você acha que faz uma vender mais do que a outra? A resposta pode estar exatamente no SAC 4.0. Já ouviu falar? Sabe como fazer a experiência do cliente ser incrível?

É o que vamos abordar neste post, trazendo um panorama desde os primeiros canais de atendimento ao consumidor. Quer sucesso em seu negócio? Então continue conosco!

Descubra o que é o SAC 4.0

Antes de chegarmos ao SAC 4.0, precisamos fazer uma viagem ao tempo para explicarmos como os canais de comunicação evoluíram nas últimas décadas.

No começo, ainda não havia uma cultura de valorização dos clientes, situação totalmente diferente na atualidade em razão da grande competitividade no mercado e maior nível de exigências por parte de quem compra.

SAC 1.0

Foi o primeiro serviço de atendimento ao cliente implantado em razão do Código de Defesa do Consumidor. Era o momento em que os consumidores tinham que ligar para as empresas nos chamados 0800, criados no início da década de 90.

SAC 2.0

Após a era do telefone, as novas tecnologias auxiliaram no processo de atendimento. Trata-se do momento em que as empresas ampliam os canais, explorando os e-mails e recursos da internet.

No entanto, a interação ainda era falha e havia pouco contato direto com o cliente.

SAC 3.0

A interação começa a ser valorizada, principalmente por conta da chegada das redes sociais. Nessa etapa, as corporações investem na obtenção de dados sobre os hábitos de consumo dos clientes.

O perfil é traçado e o atendimento começa a ser personalizado, objetivando a fidelização.

SAC 4.0

Finalmente, chegamos na era do SAC 4.0, momento em que a experiência do consumidor é o principal foco. Assim, tudo é pensado para satisfazer às exigências dos clientes, otimizando o tempo por meio de interações que resolvem as demandas.

Como o comércio eletrônico se expandiu consideravelmente, tudo deve ser voltado para o cumprimento dos prazos, criando campanhas de marketing para atrair e fidelizar os consumidores, sempre com diferenciais sintonizados no SAC 4.0, como veremos agora!

Veja a importância nas mudanças no SAC 4.0

O SAC 4.0 é uma consequência dos anteriores, ou seja, deve ser bem mais amplo e funcional. Entre as vantagens desse atendimento, podemos citar a abordagem proativa, antecipando as demandas e ainda ofertando uma experiência melhor ao longo do processo.

Com mais qualidade, as interações com os consumidores ficam mais humanas, fazendo com que as marcas sempre sejam lembradas. Afinal, quando um cliente tem uma boa experiência, ele vai voltar.

E se for bem atendido em uma reclamação, também vai valorizar a empresa, sem causar danos na imagem, ou seja, trata-se de um investimento fundamental, pois tem como foco a satisfação do cliente.

Passo a passo no SAC 4.0

Ao explorar com eficácia a experiência do cliente, a sua empresa vai criar engajamento, aumentando a fidelização.

Para isso, nada melhor do que seguir algumas dicas. A primeira delas é realizar um investimento em tecnologia, capacitação dos colaboradores e campanhas de marketing com foco em seu público-alvo. Veja algumas ações que podem surtir um efeito positivo:

Atendimento 24 horas

Um SAC 4.0 está disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. Grandes empresas podem contratar atendentes telefônicos ou por chat que fiquem de plantão.

Chatbots estão cada vez mais presentes, muitos com nomes próprios de acordo com o perfil dos clientes e ramos de atuação.

Além disso, FAQ’s e caixas de e-mail funcionais, com respostas em até 12 horas auxiliam a melhorar a experiência do consumidor.

 Uso de mídias sociais

Mídias sociais (incluindo YouTube e Instagram) são o primeiro lugar no qual o consumidor antenado procura novidades.

O novo SAC aproveita esses canais para engajar seus clientes e criar comunidades. As redes sociais podem ser mais ágeis que o SAC tradicional para resolver reclamações.

Website inteligente

Esqueça os sites institucionais que parecem feitos para a empresa em vez de para o cliente.

O site de um negócio com SAC 4.0 deve ser muito fácil de navegar e apresentar um menu claro. O usuário deve acessar a informação que precisa com poucos cliques. 

FAQ’s bem-feitos

Reúna as perguntas mais importantes e frequentes dos clientes em um FAQ e deixe-o muito fácil de achar. Isso permite que eles descubram sozinhos as informações sobre seus produtos ou serviços.

Uso de canais tradicionais

Às vezes tudo se resolve de forma muito mais fácil e rápida com um telefonema.

O SAC 4.0 não é exclusivamente digital: ao contrário, oferece uma variedade de canais diferentes, permitindo que o cliente ligue e converse com alguém, se assim quiser.

Confira como o SAC 4.0 auxilia a sua empresa

Ao realizar um investimento em SAC 4.0 que contemple ainda adequações internas em sua empresa, como a instalação de um software de gestão de estoque, de olho no cumprimento dos prazos, certamente haverá satisfação dos clientes.

Assim, o seu negócio ganha vantagem competitiva e desbanca a concorrência, ficando em evidência no mercado.

Trata-se de uma ação que traz excelentes resultados no aumento das vendas e fidelização dos clientes. Dentre as inúmeras vantagens para a sua empresa, podemos listar três que são amplamente comprovadas.

Controle mais preciso dos processos

A abordagem 4.0 do SAC significa que os diferentes canais e serviços se complementam. Fica mais fácil implementar processos como trocas, devoluções, atendimento de reclamações e assim por diante.

Assim, acontece um aumento da produtividade, reduzindo custos e otimizando o tempo, sempre fazendo com que a experiência do cliente seja a melhor possível.

Diminui falhas

O uso de tecnologias significa que há menos inserção manual de dados nos sistemas. Grandes volumes de informações podem ser manipulados com menos erros. Dessa maneira, há economias e melhores estratégias nas tomadas de decisões.

O controle do estoque, por exemplo, fica mais profissionalizado, evitando perdas pelo vencimento do prazo de validade, desvios ou rupturas (quando não há o produto que o cliente quer).

As mercadorias são facilmente localizadas, auxiliando em todos os processos até a chegada nas mãos do consumidor.

Sintonia com o mercado

O SAC 4.0 entrega um atendimento ao consumidor de mais qualidade. Em breve, ele deixará de ser uma vantagem competitiva e passará a ser uma obrigação.

Por isso, o SAC 4.0 veio para ficar. Trata-se de uma abordagem proativa (em vez de reativa), que antecipa as necessidades dos clientes e trabalha constantemente para atender às suas demandas.

Se a sua empresa não adotá-lo, seus clientes devem migrar para os concorrentes que oferecem um atendimento mais preciso.

Portanto, escolha parceiros de qualidade na instalação de tecnologias que estejam sintonizadas no SAC 4.0 e melhore a experiência dos seus clientes.

Nesse sentido, a ORBIT Logistics pode ser uma grande aliada, pois trata-se de um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management).

Além disso, a empresa oferece a aquisição de dados em tempo real, fazendo com que o gerenciamento de sua empresa fique alinhado com os desejos dos clientes.

Fundada em 2003, a ORBIT fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China).

Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Optando pelos serviços de gestão de estoque, certamente os lucros aumentarão, assim como o engajamento dos clientes, fazendo com que o seu negócio decole a voos mais audaciosos.

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