Todas as empresas precisam aumentar seu potencial competitivo, pois somente assim terão as condições apropriadas de se desenvolver em um mercado cada vez mais concorrido.
O processo de compras pode se tornar um diferencial competitivo para qualquer negócio. Ainda que, em um primeiro momento, essa afirmação possa parecer sem sentido, ela é muito bem fundamentada. Leia o post e entenda melhor!
O preço final do produto e o preço de compra
O preço final de um produto é resultado de uma série de fatores, entre os quais o preço pela qual a empresa comprou o insumo (matéria-prima, produto semiacabado ou produto acabado).
Assim, quando o gestor obtém maiores descontos ou melhores opções de pagamento, essa estratégia vai ajudar a reduzir o preço final do produto que será vendido ao consumidor. E, como se sabe, um preço mais acessível é um diferencial competitivo muito procurado pelo público.
Uma maneira muito comum de conseguir descontos maiores com os fornecedores é comprando em quantidade alta. Existe uma relação inversa entre volume de compras e preço: quanto maior o volume, menor o preço.
A compra antecipada também é uma estratégia. Prevendo um aumento no preço dos insumos, o gestor antecipa suas compras e adquire os materiais por um preço mais baixo.
No caso de empresas que produzem os itens que serão vendidos, é preciso uma análise mais criteriosa para a precificação do produto final, mas certamente uma compra vantajosa vai favorecer um preço mais competitivo ao consumidor.
Os incentivos ficais
O próprio governo incentiva a economia, reduzindo, em alguns casos, a carga tributária incidente sobre os insumos e permitindo ao gestor precificar seus produtos de forma mais competitiva.
Empresas exportadoras, por exemplo, podem comprar insumos por preços mais baixos. Muitas indústrias que produzem equipamentos e peças tecnológicas também gozam de isenção de certos tributos, o que reduz os custos de produção e favorece uma política de preços que gera diferencial competitivo.
Empresas que podem gozar de benefícios fiscais, como créditos de ICMS (imposto incidente sobre a circulação de mercadorias), podem revisar sua política de preços em busca de uma tabela mais atrativa para o cliente.
O setor de compras e o estoque
O departamento de compras também se relaciona com os níveis de estoque. Ao setor de compras cabe a responsabilidade de equilibrar o volume de materiais que serão comprados para que os outros setores não se ressintam com a falta de capital de giro.
Estoque é considerado como capital imobilizado, por isso é fundamental equilibrar a compra de materiais para não limitar o potencial financeiro da empresa. Por outro lado, o setor de compras precisa garantir que o estoque estará devidamente suprido com os insumos necessários à produção e/ou à demanda dos clientes.
Os níveis de estoque, se mal controlados, podem resultar em altos custos para a empresa (necessidade de armazenamento, avarias, vencimento, furtos, impossibilidade de atender a demanda).
Ou seja, além de influir no preço final do produto, compras planejadas são um diferencial competitivo na medida em que ajudam a otimizar os recursos financeiros da empresa, a melhorar o atendimento ao cliente e ao desenvolvimento natural dos outros setores.
O sistema de gestão garante o diferencial competitivo da empresa
Um bom sistema de gestão de estoque e gerenciamento da cadeia de suprimentos certamente vai contribuir para evitar erros de inventário e compras mal-feitas.
O VMI é um sistema automatizado que muitas organizações adotam como forma de evitar compras em excesso ou insuficientes: o fornecedor é quem gerencia o estoque.
Entre as vantagens de adotar o VMI, podemos citar:
- redução de custos;
- níveis mais baixos de estoque;
- otimização do setor de compras.
O setor de compras que você gerencia já assegura diferencial competitivo para a empresa? Aproveite para assinar a nossa newsletter e nunca ficar desatualizado sobre o mundo das finanças e economia!
ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
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