O que é ruptura de estoque? Saiba como evitá-la

3 minutos para ler

Que consumidor não fica frustrado quando sai de casa, enfrenta trânsito e chega em um determinado supermercado e não encontra vários produtos que está acostumado a comprar no local? Pois saiba que essa deficiência do negócio é muito negativa no processo de fidelização e é conhecida como ruptura de estoque.

Insatisfeito e sabendo que terá que gastar mais tempo para concretizar sua compra, certamente o cliente vai optar pela concorrência e há grandes chances dele dar preferência para o local que resolveu seu desejo. Quer aprender a evitar esse transtorno em seu negócio? Então continue lendo!

Aprenda o que é a ruptura de estoque

O que a palavra ruptura significa para você? Quebra, falta, afastamento? É o que acontece no estoque de determinada empresa: ausência de algum produto na hora em que o cliente precisa.

No varejo, o problema chega a reduzir em até 10% as vendas e os prejuízos vão bem além, pois o processo de fidelização deixa de ser valorizado, dando gás à concorrência.

Portanto, vale a pena se atentar a alguns detalhes para o seu negócio não cair nessa cilada.

Descubra como combater o problema

A primeira dica para você não vivenciar a ruptura de estoque é contar com uma boa gestão da sua empresa, com auxílio da tecnologia por meio de planilhas e softwares, além de funcionários devidamente capacitados.

Além disso, existem muitas outras ações que fazem toda a diferença no aspecto operacional, tais como.

Compare os itens

Independentemente do tamanho do seu estoque, é preciso manter uma comparação entre os itens existentes e os vendidos. Se o seu negócio trabalhar com produtos perecíveis, a análise deve ser diária.

Para isso, um software de gestão integrada ou de controle de estoque auxilia imensamente, pois relatórios serão apresentados tão quanto avisos sobre reposições.

Planeje as suas compras

Existem datas especiais em que as vendas aumentam e em outras diminuem. Com isso em mente, programe as suas compras, principalmente levando em conta as sazonalidades.

Monitore as operações

Uma grande venda em um determinado dia pode representar o fim de um produto em menos de 48 horas se não houver uma rápida reposição.

Por isso, o monitoramento das vendas e fluxo no estoque é essencial para evitar a ruptura. Nada melhor do que contar com um software de gestão.

Otimize o tempo

Um software de controle de estoque também vai auxiliar imensamente na otimização do tempo em sua empresa.

Integrando vários setores em um mesmo sistema, será possível observar o fluxo de vendas e a necessidade de novas compras de acordo com o fluxo de caixa, ou seja, a ruptura de estoque será combatida.

Assim, certamente o seu negócio estará na vanguarda do ramo de atuação, evitando perdas de vendas. Com isso, os clientes ficarão mais satisfeitos e certamente voltarão a consumir com você!

Esteja sempre sintonizado no que há de mais moderno para manter uma gestão de estoque adequada e não abra mão de soluções sintonizadas na política de valorização dos consumidores.

Dessa maneira, a ruptura de estoque será evitada, atendendo às exigências dos clientes que estarão confiando em seu negócio!

Este artigo foi útil para você? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e receba sempre informações de qualidade!

Posts relacionados

Deixe uma resposta