reduza custos escolhendo os melhores fornecedores reduza custos escolhendo os melhores fornecedores

Reduza custos escolhendo os melhores fornecedores

4 minutos para ler

Independente do tamanho do empreendimento, uma boa relação entre o fornecedor e a empresa é essencial para que um negócio seja bem-sucedido. Realizar as compras em função do preço negociado, o que é uma característica principalmente dos pequenos negócios, pode ser algo vantajoso, mas saiba que se trata de algo a ser observado com muito mais atenção. Acompanhe nosso post e saiba mais a respeito da importância em se ter uma boa relação com os fornecedores e aprenda como reduzir custos sendo mais seletivo nesse processo. Confira:

Primeiramente, tenha o controle absoluto do seu negócio

Com um planejamento bem consistente, o processo de negociação com os fornecedores fica muito mais objetivo, o que evita gastos com compras desnecessárias e até mesmo perdas. Outro problema que pode ocorrer também é o atendimento ineficaz ao cliente decorrente de um descontrole sobre o que está — ou não — disponível em estoque. O que o empresário deve compreender antes de partir para a fase de negociações é que é importantíssimo se investir em organização para que os processos de compra e de venda de mercadorias ocorram da forma mais rentável possível.

O processo de busca dos melhores fornecedores

Procure negociar de forma que as relações se tornem duradouras. Os reabastecimentos tendem a ser cada vez mais adequados à realidade de sua empresa e, além disso, os valores podem se tornar mais atraentes quando se fecha um acordo focado em um longo prazo de fornecimento.

Fique atento à questão logística do fornecedor

Os prazos e as condições de entrega lhe soam satisfatórios? O acondicionamento das mercadorias é feito da forma devida no ato de transportar? Quais são as soluções apresentadas no caso de possíveis atrasos em decorrência de desastres naturais, condições da estrada, acidentes e outras situações? Essas são as perguntas a serem feitas na hora de considerar iniciar uma relação com um fornecedor.

Essas informações auxiliam o empresário a trabalhar na organização de seu estoque de forma mais eficiente. Lembre-se também que deixar o estoque parado é sinal de prejuízo. Não deixar sobrar é tão importante quanto não deixar que falte alguma mercadoria, visando sempre a saúde financeira de uma empresa. Saiba mais sobre a questão do fornecedor relacionada ao controle de estoque neste link.

Não se iluda com preços baixos

As pequenas empresas costumam comprar de vários fornecedores diferentes e em pequenas quantidades, não se preocupando em manter uma relação de longo prazo. Nesse caso, a possibilidade de acabar pagando mais caro ou adquirir lotes inadequados à demanda de clientes é bem real. Ao manter acordos com fornecedores baseados em contratos mais longos, fica muito mais fácil solicitar o reabastecimento de acordo com a real necessidade de reposição dos estoques.

Avalie bem as vantagens e desvantagens de um contrato de exclusividade

Os grandes fornecedores são conhecidos por possuírem políticas bastante rígidas quanto aos valores. Mas existem situações em que os preços se tornam mais atraentes diante de um contrato de fornecimento exclusivo de produtos ou serviços. Mas saiba que, dependendo do caso, isso pode ser uma desvantagem. Trabalhar com fornecedores variados, melhora o argumento de negociação e oferece a possibilidade do cliente ter uma maior variedade de produtos a escolher, o que é uma forma de atração destes.

Cuidados ao contratar um fornecedor de outro país

Busque referências dos clientes adeptos desta prática e avalie as vantagens e desvantagens. É um pouco mais complexo de realizar este tipo de negócio devido as questões burocráticas relacionadas às importações. Pode ser que seja algo financeiramente vantajoso, mas requer que a empresa esteja muito bem informada e preparada antes de fechar negócio.

E o seu negócio? Como trata com a questão dos fornecedores? Compartilhe conosco as suas dúvidas e experiências nos comentários abaixo.

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário