Qual é a importância da gestão da cadeia logística? Confira!

4 minutos para ler

Um dos maiores desafios dentro das empresas é coordenar toda a gestão da cadeia logística. Saber os itens que estão sendo produzidos, quando serão finalizados e para quem serão entregues são algumas das dúvidas de quem atua no estoque.

Essa necessidade de gestão logística reflete diretamente nos resultados da empresa, que perde rentabilidade e pode chegar a perder também clientes, insatisfeitos com o serviço prestado.

Criamos este post, exclusivamente, para mostrar para você a importância de gerir, de forma correta, toda a sua cadeia logística. Para isso, vamos demonstrar do que se trata essa gestão, seus benefícios e a importância. Confira!

 

Como se dá a gestão da cadeia logística?

O gerenciamento de uma cadeia logística é uma forma de administrar todas as relações da empresa, que pode ser desenvolvida com parceiros, clientes, transportadoras ou fornecedores — todos aqueles que participam, de alguma maneira, do fluxo do produto entram nesse controle.

Quando promovemos uma cadeia logística totalmente integrada, com uma visão clara sobre todos os pontos que a compõem, e todos os integrantes atuam com os mesmos objetivos, é muito mais fácil agregar valor aos produtos e manter clientes satisfeitos.

 

Quais os benefícios?

São vários os benefícios de realizar a gestão da cadeia logística. Vamos citar algumas das principais vantagens ao se adotar esse modelo de administração em uma empresa.

Transparência nos processos

É comum que os setores de uma empresa não dialoguem, o que pode causar diversos problemas de planejamento. Ao adotar uma gestão da cadeia logística, todas as informações devem ser integradas.

Dessa forma, é possível visualizar o andamento de pedidos e estimar todos os prazos dentro da cadeia de produção. Em caso de atrasos ou imprevistos, é possível avisar ao cliente, resguardando a imagem da empresa.

 

Redução de custos

A economia ainda não se recuperou, e a ordem ainda é o corte de gastos na maioria das empresas, visando a preservar os preços para o consumidor final. Os custos operacionais podem ser os grandes causadores do desperdício.

Ao manter uma visão completa de todo o seu processo produtivo, desde o recebimento de materiais até o escoamento da produção, é possível verificar os pontos que demandam melhorias, reduzindo, assim, os custos produtivos.

 

Aumento da competitividade

Os dois pontos anteriores acabam por gerar um aumento da competitividade da empresa, que visualiza as oportunidades de melhoria em seus processos e pode atender da melhor forma os clientes.

Já com menos gastos, a rentabilidade do negócio é maior. O lucro pode ser revertido para investimentos na própria organização, com o desenvolvimento de mais produtos ou com a expansão das operações.

 

Garantia da qualidade dos serviços

Esse é um dos principais pontos pelos quais a implantação de uma gestão da cadeia logística é responsável — melhorar a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes.

A diminuição de atrasos é uma das formas como se conquista seus consumidores, que também podem ser avisados sempre que algum tipo de imprevisto ocorrer, aumentando a confiança entre sua empresa e seus clientes.

 

Qual a importância da cadeia logística?

O mercado, hoje, já não tem lugar para empresas ineficientes. As exigências dos consumidores condenam rapidamente negócios que não são capazes de cumprir com acordos.

Por conta disso, investir em gestão da cadeia logística é a única forma de garantir que todos os seus processos possam desenvolver-se da melhor maneira possível e atender a todas as demandas do mercado em termos de eficiência.

Quer continuar ligado em posts como este? Então, curta agora mesmo nossa página do Facebook e não perca nossas publicações nessa rede social!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

 

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796–1755 / 1756
Cel.: (11) 96420–1701

Posts relacionados

Deixe um comentário