Seria ótimo operar uma empresa em um ambiente estável e previsível, mas os negócios enfrentam obstáculos de forma constante e em especial o setor logístico.
Como cautela, aumenta a atenção para a importância da gestão de risco na logística, que iremos entender melhor neste texto, bem como benefícios e passos para implementação.
Leia até o fim e se inteire sobre o assunto!
O que é gestão de risco e qual a sua importância na logística?
A única forma de se manter resiliente diante de ameaças constantes ao negócio e evitar grandes impactos é com a prevenção, neste caso ter um plano de gestão de risco.
Podemos considerar gestão de risco quando um gestor identifica quais são as ameaças para o capital e lucro da empresa e com isso, avalia e estabelece formas de controle.
Na logística, além das ameaças externas ambientais, temos problemas com transportes, roubos nas estradas, danos nas cargas, problemas com estoque e armazenagem, etc.
Ainda no ambiente digital, há a necessidade de cuidar da segurança dos dados da empresa.
Todas essas ameaças na logística se refletem em bilhões de prejuízos, o que destaca a importância da gestão de risco na logística.
Mas graças às soluções da indústria 4.0, a gestão de risco tem sido elevada para um nível maior de eficiência e agilidade, tornando esse processo mais inteligente.
Quais os benefícios da gestão de risco na logística?
Um plano de gestão de risco na logística deve ir além da prevenção e traz consigo outros benefícios para o negócio. Confira alguns deles:
- Contribuem no controle do impacto, quando a ameaça realmente ocorre;
- Gera confiança nas tomadas de decisões da empresa;
- Ajuda a empresa a alcançar objetivos e se manter estável;
- Estimula a confiança dos clientes, funcionários e parceiros;
- Estabiliza operações comerciais;
- Aumenta a proteção para os ativos da empresa;
- Ganhos em economia ao evitar prejuízos.
Como planejar a gestão de risco na logística da sua empresa?
Basicamente as empresas passam pelas mesmas etapas para traçar um plano e uma estratégia de gestão de risco na logística, veja a seguir:
Defina o contexto: Trata-se de compreender a situação da sua empresa, o papel da sua logística no seu negócio e definir a estrutura de como serão feitas as análises.
Identifique possíveis riscos: Aqui são indagados quais são os riscos potenciais que podem afetar a empresa.
Analise e avalie cada risco: Com as ameaças estabelecidas, procure saber as chances delas ocorrerem, quais seriam suas consequências e se há condições de arcar com o risco.
Crie estratégias: Se há disposição para lidar com o risco, é preciso traçar planos para mitigar os impactos, incluindo táticas de prevenção e planos de contingência.
Monitore os riscos: Para controlar a eficiência do plano e verificar se há possibilidades de novos riscos, estabeleça formas de monitorar e rastrear os perigos.
Agora que você entende a importância da gestão de risco na logística, fique de olho nas ameaças à sua empresa e busque sempre ter o controle.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!
0 comentários