Quais são os benefícios de uma Cadeia de Suprimentos Conectada?

4 minutos para ler

Falar em uma cadeia de suprimentos conectada antes parecia utópico, mas as tecnologias da Indústria 4.0 tem trazido esse conceito para a realidade.

Embora ainda esteja somente nos planos de investimentos de muitas empresas, já se trata de algo essencial para resiliência no mercado. 

Por isso, vale conferir os benefícios que uma cadeia de suprimentos conectada pode trazer à empresa e entender mais sua importância. 

Continue a leitura para saber mais!

O que significa ter uma cadeia de suprimentos conectada? 

Uma cadeia de suprimentos conectada são diversos envolvidos desta cadeia ligados por diferentes sistemas, que propiciam o compartilhamento das informações em tempo real.

Essa colaboração é feita com fluidez, de ponta a ponta da cadeia, em qualquer momento e lugar, com vistas a alcançar a visibilidade de toda empresa e envolvidos de forma integrada.

A importância de ter uma cadeia de suprimentos conectada está em alcançar maior resiliência, com a flexibilidade de reduzir ou expandir a produção quando necessário.

Como funciona uma cadeia de suprimentos conectada?

Uma cadeia de suprimentos conectada proporciona entendimento do desejo do consumidor facilitando uma gestão Demand Driven, orientada conforme a demanda.

A otimização de todos os processos permite uma melhoria contínua nos processos, maior agilidade e redução de custos. 

Esse processo de conexão é totalmente baseado nas tecnologias da industrias 4.0, sendo as principais: Internet das Coisas, Big Data, I.A., Nuvem e Análise Preditiva. 

São elas que fornecem a inteligência na gestão, agilidade e flexibilidade nos processos de trabalho. 

Quais os benefícios de uma cadeia de suprimentos conectada? 

Já vimos que uma cadeia de suprimentos conectada é fundamental para resiliência de uma empresa em tempos atuais. Aqui vamos conhecer pontualmente outras vantagens: 

·        Aumento da confiança do cliente

Segundo estudo da MIT, empresas que investem na visibilidade tendem a gerar mais confiança nos clientes, ainda que sejam pequenos investimentos. 

Essa confiança conquistada contribui para impulsionar as vendas.  

·        Resposta ágil ao cliente

Ações como recall e retiradas de produtos do mercado são facilitadas, o que ajuda a empresa a demonstrar controle da situação e assim, tranquilizar os clientes. 

·        Melhora do desempenho

Com esse sistema é possível identificar e analisar formas de mitigar interrupções e criar práticas que reduzam erros nos processos. 

·        Redução de estoque

Visibilidade em tempo real se traduz em maior monitoramento, o que permite as empresas responderem aos níveis de estoque de forma automatizada e ágil.

Garantia de um padrão de qualidade, ética e sustentabilidade

Há grandes empresas globais que possuem tantos fornecedores, que mal fazem ideia com quem trabalham, o que é negativo para eficiência operacional.

Pois isto dificulta a empresa manter um padrão nos quesitos éticos e de sustentabilidade, tão apreciados atualmente. 

O tempo em que as empresas mantinham suas informações a sete chaves como forma de vantagem competitiva tem ficado para trás afim de alcançar níveis máximos no mercado. 

Uma cadeia de suprimentos conectada tem se provado mais eficiente no progresso das empresas, que percebem que fazem parte de um mesmo ecossistema. 

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe um comentário