Quais os benefícios da transformação digital na cadeia de suprimentos?

5 minutos para ler

Entende-se como cadeia de suprimentos o processo de movimentação de bens por meio de um conjunto de instalações geograficamente distintas e operações que interagem entre si.

Por exemplo: o ciclo que envolve o momento em que a matéria-prima é adquirida com os fornecedores, passando pelos estágios de produção, até os procedimentos de distribuição para os clientes pode ser considerado uma cadeia de suprimentos.

A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada em todas as etapas deste ciclo e no artigo de hoje você conhecerá os principais benefícios da transformação digital na cadeia de suprimentos. Continue a leitura e confira!

A transformação digital na cadeia de suprimentos

Para administradores e profissionais ligados à área de gestão empresarial, cadeia de suprimentos e logística são dois termos que estão diretamente interligados, principalmente, se considerarmos que a cadeia de suprimentos não funciona sem uma logística adequada.

Os avanços tecnológicos têm proporcionado uma série de soluções inovadoras — por meio da automação de tarefas — para problemas cotidianos e questões operacionais de empresas dos mais variados segmentos.

Para se ter uma ideia, um estudo que analisou cerca de 337 executivos das maiores corporações da atualidade apresentou que a transformação digital na cadeia de suprimentos tem contribuído diretamente com aspectos como:

  • conectividade entre sócios, parceiros e colaboradores dentro de negócio;
  • armazenamento de dados de forma digital e inteligente;
  • automação de tarefas;
  • melhorias na interação empresa X cliente;
  • otimização do controle de estoque.

Além dos benefícios citados, podemos afirmar também que a digitalização de processos pode:

Reduzir custos em logística

Uma boa gestão na cadeia de suprimentos é capaz de reduzir o tempo necessário para se realizar os processos operacionais sem interferir na qualidade final dos produtos ou serviços.

A automação de tarefas e até mesmo as possíveis parcerias entre departamentos distintos possibilitam que todas as etapas da cadeia de suprimentos sejam cumpridas com eficiência.

O que garante a satisfação do cliente, mantém a empresa competitiva diante dos concorrentes de seu mercado de atuação e proporciona melhores resultados.

Otimizar o inventário e a manutenção do estoque

Uma das principais atividades que deve ser administrada de forma adequada e com responsabilidade é o inventário e a manutenção do estoque.

É imprescindível controlar o nível de estoque de forma que o produto não falte para o cliente e também não fique parado causando prejuízo para todos os envolvidos nas etapas da cadeia de suprimentos.

Uma análise detalhada da movimentação do estoque é crucial para que os gestores tomem decisões compatíveis com a demanda esperada, possam planejar a produção e, consequentemente, adquiriram matéria-prima de forma consciente e econômica.

Melhorar o atendimento ao cliente

Com a redução de custos e otimização dos processos operacionais consequentes da transformação digital na cadeia de suprimentos, é possível investir em áreas mais relevantes para o seu negócio, como o atendimento ao cliente.

Além disso, quanto melhor for a comunicação entre os departamentos envolvidos em cada etapa do processo (empresa e fornecedores), as operações do negócio tendem a também funcionar com mais eficiência, dentre elas o setor de atendimento.

Afinal, a cadeia de suprimentos não necessita apenas da redução de custos e otimização de processos para manter sua empresa competitiva.

Correção de problemas e aumento da produtividade 

Dentre os benefícios que um fornecedor de soluções digitais em cadeias de suprimentos pode oferecer está a identificação de problemas nos processos operacionais que estão diretamente ligados à produtividade do negócio.

Como a digitalização de procedimentos permite que as tarefas sejam divididas em hierarquias para uma execução mais organizada, é possível identificar onde exatamente ocorreu uma falha que está afetando a produtividade.

A transformação digital na cadeia de suprimentos não somente mantém a empresa competitiva diante de um mercado tão concorrido e saturado, como também é capaz de alavancar seus resultados impulsionando suas vendas, reduzindo custos e otimizando processos.

Quer saber o que mais um fornecedor de soluções de gestão de estoque pode fazer por seu negócio? Então entre em contato com a gente!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário