Entende-se como cadeia de suprimentos o processo de movimentação de bens por meio de um conjunto de instalações geograficamente distintas e operações que interagem entre si.
Por exemplo: o ciclo que envolve o momento em que a matéria-prima é adquirida com os fornecedores, passando pelos estágios de produção, até os procedimentos de distribuição para os clientes pode ser considerado uma cadeia de suprimentos.
A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada em todas as etapas deste ciclo e no artigo de hoje você conhecerá os principais benefícios da transformação digital na cadeia de suprimentos. Continue a leitura e confira!
A transformação digital na cadeia de suprimentos
Para administradores e profissionais ligados à área de gestão empresarial, cadeia de suprimentos e logística são dois termos que estão diretamente interligados, principalmente, se considerarmos que a cadeia de suprimentos não funciona sem uma logística adequada.
Os avanços tecnológicos têm proporcionado uma série de soluções inovadoras — por meio da automação de tarefas — para problemas cotidianos e questões operacionais de empresas dos mais variados segmentos.
Para se ter uma ideia, um estudo que analisou cerca de 337 executivos das maiores corporações da atualidade apresentou que a transformação digital na cadeia de suprimentos tem contribuído diretamente com aspectos como:
- conectividade entre sócios, parceiros e colaboradores dentro de negócio;
- armazenamento de dados de forma digital e inteligente;
- automação de tarefas;
- melhorias na interação empresa X cliente;
- otimização do controle de estoque.
Além dos benefícios citados, podemos afirmar também que a digitalização de processos pode:
Reduzir custos em logística
Uma boa gestão na cadeia de suprimentos é capaz de reduzir o tempo necessário para se realizar os processos operacionais sem interferir na qualidade final dos produtos ou serviços.
A automação de tarefas e até mesmo as possíveis parcerias entre departamentos distintos possibilitam que todas as etapas da cadeia de suprimentos sejam cumpridas com eficiência.
O que garante a satisfação do cliente, mantém a empresa competitiva diante dos concorrentes de seu mercado de atuação e proporciona melhores resultados.
Otimizar o inventário e a manutenção do estoque
Uma das principais atividades que deve ser administrada de forma adequada e com responsabilidade é o inventário e a manutenção do estoque.
É imprescindível controlar o nível de estoque de forma que o produto não falte para o cliente e também não fique parado causando prejuízo para todos os envolvidos nas etapas da cadeia de suprimentos.
Uma análise detalhada da movimentação do estoque é crucial para que os gestores tomem decisões compatíveis com a demanda esperada, possam planejar a produção e, consequentemente, adquiriram matéria-prima de forma consciente e econômica.
Melhorar o atendimento ao cliente
Com a redução de custos e otimização dos processos operacionais consequentes da transformação digital na cadeia de suprimentos, é possível investir em áreas mais relevantes para o seu negócio, como o atendimento ao cliente.
Além disso, quanto melhor for a comunicação entre os departamentos envolvidos em cada etapa do processo (empresa e fornecedores), as operações do negócio tendem a também funcionar com mais eficiência, dentre elas o setor de atendimento.
Afinal, a cadeia de suprimentos não necessita apenas da redução de custos e otimização de processos para manter sua empresa competitiva.
Correção de problemas e aumento da produtividade
Dentre os benefícios que um fornecedor de soluções digitais em cadeias de suprimentos pode oferecer está a identificação de problemas nos processos operacionais que estão diretamente ligados à produtividade do negócio.
Como a digitalização de procedimentos permite que as tarefas sejam divididas em hierarquias para uma execução mais organizada, é possível identificar onde exatamente ocorreu uma falha que está afetando a produtividade.
A transformação digital na cadeia de suprimentos não somente mantém a empresa competitiva diante de um mercado tão concorrido e saturado, como também é capaz de alavancar seus resultados impulsionando suas vendas, reduzindo custos e otimizando processos.
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