Você tem dificuldades em entender a diferença dos termos Logística Integrada e Cadeia de Suprimentos? Tudo bem! Saiba que eles às vezes se confundem, mas na verdade a ideia das duas definições é de cooperarem uma com a outra. Não entendeu ainda? Então acompanhe esse texto que vamos te explicar o que se trata cada uma dessas áreas e você vai descobrir como elas podem cooperar com as empresas.
Não deixe de ler esse conteúdo!
Entenda melhor o que é logística integrada e cadeia de suprimentos
A primeira coisa que você precisa entender é que tanto a logística integrada, quanto a cadeia de suprimentos são importantes, no entanto as duas coisas são interdependentes. Ou seja, uma depende da outra para um bom desempenho. Mas aqui vai uma simples explicação de cada área:
Logística Integrada envolve vários departamentos de uma organização que trabalham em sincronia para que as operações de distribuição ganhem qualidade e agilidade.
Enquanto a Cadeia de Suprimentos, envolve a logística, mas vai além da distribuição e da própria organização. Ela gerencia as operações entre outras organizações que vão desde aquisição de recursos, produção até a entrega ao cliente final.
Agora que você sabe do que se trata esses dois termos, vamos entender quais são as diferenças.
Quais as principais diferenças entre logística integrada e cadeia de suprimentos?
Logística integrada seria responsável pela integração intraempresarial, enquanto a cadeia de suprimentos seria o gerenciamento interempresarial, entre outras organizações. Em relação as diferenças entre logística integrada e cadeia de suprimentos, podemos dizer que a primeira busca integração dentro das organizações.
Essa conexão entre departamentos tem o objetivo de tornar as operações mais flexíveis com isso oferecer uma resposta rápida às demandas. Já a cadeia de suprimentos tem uma função mais estratégica. Ela trabalha em parceria com fornecedores, fabricantes, entre outros, a fim de aumentar a vantagem competitiva.
Veja quais são as vantagens da logística integrada sincronizada à cadeia de suprimentos.
Não há dúvidas que uma logística integrada é capaz de aumentar de forma significativa o desempenho da cadeia de suprimentos e tornar os processos mais flexíveis,
Mas vamos conhecer em detalhes alguns dos benefícios dessa união:
- Uma logística integrada na cadeia de suprimentos aumenta o conhecimento entre parceiros e assim ganha mais possibilidades de lançamento de novos produtos e serviços;
- A troca de informações aumenta a confiança em toda a cadeia, pois cria um ambiente com menos incertezas;
- Aumenta a eficiência em atividades que vão desde o planejamento, fabricação até a distribuição;
- A cadeia de suprimentos se torna mais eficaz na gestão de riscos;
- Aumenta o comprometimento entre os parceiros;
- Melhora a satisfação dos clientes em relação a qualidade dos serviços e produtos.
Depois de conhecer todas essas vantagens, fica claro que vale a pena investir na sincronia entre a logística integrada e a cadeia de suprimentos. Pois este é o caminho para uma cadeia de suprimentos bem coordenada e uma forma de estimular benefícios conjuntos. Em especial, para as empresas que desejam alcançar maior produtividade da cadeia e ainda capacidade de inovação.
A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!
0 comentários