Entenda como funcionam os processos logísticos de uma empresa

4 minutos para ler

A definição dos processos logísticos é um desafio que fica cada vez mais complexo, pois as empresas e as cadeias produtivas evoluem na busca de excelência na execução das tarefas envolvidas, uma vez que precisam garantir a competitividade. 

Porém, existem ferramentas, recursos e métodos que podem facilitar o seu trabalho na superação e na inspiração para alcançar o nível de eficácia desejado. O trabalho precisa ser constante e dedicado, mas a compensação é grande. Confira os detalhes e saiba da ajuda com a qual pode contar!

A importância dos processos logísticos

Uma boa definição dos processos logísticos é fundamental para estruturar a operação e garantir a eficiência operacional que, por sua vez, é um requisito para que a empresa entregue uma boa experiência para os seus clientes.

Ao elaborar os processos, é possível treinar a equipe e controlar os resultados de desempenho por meio de indicadores, o que permite a identificação de eventuais falhas e a correção desses problemas. Desse modo, a empresa consegue definir suas prioridades de melhoria, aprimorando os processos continuamente.

Outro ponto determinante é que essa elaboração tem um forte efeito de otimização, o que é fundamental para eliminar prejuízos e garantir a lucratividade. Processos mal desenhados geram custos desnecessários, retrabalho e desperdícios, além de problemas com rotas e atrasos nas entregas.

As etapas dos processos logísticos

Agora que lembramos da importância dos processos, podemos relacionar as suas principais etapas, o que faremos nos subtópicos abaixo.

Recebimento de mercadorias

Nesta etapa é preciso definir os procedimentos de registro e checagem, de modo a garantir a conformidade com o pedido e o fornecimento de dados para a correção de eventuais faltas ou distorções.

Movimentação de cargas

Uma etapa fundamental para evitar perdas e problemas de manuseio. É um dos procedimentos que exige mais atenção e cuidado.

Armazenamento

Envolve todos os métodos de proteção e controle, buscando garantir a conservação e a preservação da integridade de cada item, além de controlar a localização de cada mercadoria estocada.

Picking

É o procedimento de separação e preparo de envio de cada pedido de entrega.

Expedição

Envolve a conferência do carregamento e a organização dos veículos de transporte.

Distribuição

Inclui todos os métodos e sistemas utilizados para a distribuição dos produtos.

A estrutura tecnológica dos processos

Para viabilizar o perfeito funcionamento dos processos é fundamental contar com as tecnologias certas, principalmente porque eles não funcionam mais de forma isolada. A integração entre os vários membros de uma cadeia, incluindo clientes e fornecedores, tornou-se essencial para garantir um bom fluxo de produtos, ágil e preciso.

Como nos mantemos atentos às demandas do setor o tempo todo, pois conhecê-las é fundamental para que possamos desenvolver soluções capazes de atendê-las, podemos dizer que essa estruturação depende, basicamente, da forma como levantamos e tratamos os dados e das ferramentas que aplicamos para facilitar os procedimentos.

Por exemplo, é preciso garantir segurança desde a base, o desenvolvimento de mecanismos que evitem erros e inconsistência dos dados e a viabilização de seu uso em tempo real, pois essas características são determinantes para o tempo de resposta às várias solicitações que ocorrem no dia a dia, especialmente de rastreamento e registro de entrega, o que automatizamos com nossa aplicação mobile. 

Em resumo, os processos logísticos são previamente definidos em um sistema de acordo com as melhores práticas adotadas pelo mercado. Com base na teoria e na prática, eles fornecem modelos de processos que, depois de definidos pelos líderes, precisam ser respeitados pela equipe em sua estrutura principal, garantindo que eles não sofram mudanças que não foram determinadas.

Quer saber como isso tudo pode funcionar na sua rotina? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

Posts relacionados

Deixe uma resposta