5 benefícios do processo Order to Cash na empresa

4 minutos para ler

Empresas sintonizadas com a satisfação dos clientes sabem que o cumprimento dos prazos nas entregas e a otimização do tempo na linha produtiva são fundamentais para a conquista do sucesso. Dentro dessa realidade, o processo Order to Cash (OTC) é uma prática que deve sempre ser seguida à risca.

Para que você sempre mantenha a excelência no relacionamento com os clientes e fornecedores, elaboramos este post para mostrar cinco benefícios do OTC nas corporações. Mas, antes, vamos entender melhor do que se trata esse termo tão comum no ambiente de logística! Confira!

Entenda o que é o processo Order to Cash

O processo Order to Cash é o ciclo que acontece desde o pedido de uma compra até a entrega ao cliente. Trata-se de uma prática bem parecida com o Supply Chain, ou seja, são várias atitudes que auxiliam na cadeia de suprimentos.

Dessa maneira, o gestor consegue visualizar todas as fases de uma transação financeira: da análise do crédito, passando pela separação no estoque, até a hora de a mercadoria chegar às mãos do consumidor. Inclusive, com a possibilidade de efetivar um pós-venda de olho na fidelização.

Tudo é fruto de uma sintonia com a tecnologia por meio dos softwares de gestão que possibilitam o acompanhamento em tempo real do fluxo de uma maneira otimizada, ou seja, o aumento na produtividade é totalmente viável.

Agora que você já está por dentro do processo OTC, vamos elencar os cinco benefícios que ele traz às empresas.

1. Cumprimento dos prazos

Todos sabemos como os clientes ficam insatisfeitos ao esperarem demais por um produto. No entanto, ao implantar um software ou ERP, haverá mais agilidade no cumprimento dos processos, fazendo com que a mercadoria chegue até mesmo antes do prazo na casa do consumidor em razão do bom gerenciamento dos pedidos..

Assim, o nível de satisfação com o seu negócio vai aumentar. Em consequência, as chances de a mesma pessoa comprar novamente aumentarão de maneira considerável.

2. Aumento nas vendas

A organização no fluxo de trabalho, no estoque e na metodologia dos colaboradores acarreta o bom relacionamento com os clientes e, consequentemente, a fidelização.

Assim, o processo Order to Cash influencia o aumento dos negócios e das vendas, além de melhorar a imagem da sua empresa.

3. Agilidade no fluxo de caixa

A automação comercial agiliza as ordens de pagamento e de recebimento, otimizando o fluxo de caixa. Dessa maneira, o seu negócio poderá criar estratégias em razão da redução no índice de erros ou perdas.

É possível fazer planejamentos mais precisos, como um possível investimento a curto, médio ou longo prazo.

4. Mais precisão no monitoramento do estoque

O processo Order to Cash também contribui imensamente para um monitoramento do estoque eficaz, evitando perdas ou rupturas.

Com isso, você poderá sempre realizar compras dentro da expectativa de vendas, aproveitando os períodos de sazonalidades e ganhando mais competitividade. Além disso, ao encontrar sempre o que procura, o cliente ficará mais satisfeito!

5. Métricas como aliadas dos negócios

Os dados fornecidos pelo sistema operacional vão possibilitar algumas análises sobre os melhores fornecedores, auxiliando na concessão de créditos. Além disso, essa vantagem tem nítida relação com a aplicação de novas estratégias, o desenvolvimento de parcerias duradouras e as classificações de risco.

Como você pôde perceber, o processo Order to Cash é fundamental para a realidade empresarial, seja na indústria ou no comércio. Portanto, invista na automação e amplie as possibilidades de crescimento do seu negócio!

Gostou do texto? Já que o assunto é OTC, conheça agora os desafios desse processo e entenda com mais detalhes como ele funciona!

Posts relacionados

Deixe uma resposta