Processo integrado de gerenciamento em logística: entenda como fazer

4 minutos para ler

 Até mesmo os menores problemas no processo logístico são capazes de provocar faltas ou excesso nos estoques. E os empreendedores já sabem bem que qualquer uma dessas alternativas costuma gerar grandes despesas e inconvenientes para a empresa.

Na correria para apagar os incêndios provocados por essas falhas, os gestores do processo dificilmente encontram tempo para assimilar todas as lições aprendidas no passado e implementar melhorias no planejamento para o futuro.

Mas aumentar a integração da logística é a melhor forma de prevenir esses erros para que eles passem a tomar menos tempo da equipe no futuro. Saiba como fazer isso:

 

Visibilidade interna

Uma das palavras-chave no gerenciamento em logística é visibilidade, ou seja, a capacidade da empresa compreender o que está acontecendo em cada ponto de sua cadeia de suprimentos, desde o fornecimento das matérias primas até a distribuição e devolução de produtos.

Com isso, a empresa identifica gargalos e faz os ajustes necessários para que as entradas e saída de itens nos processos sejam mais inteligentes. Mas sem visibilidade, os gestores e equipes precisam tomar decisões sem informações confiáveis no dia a dia, o que costuma se revelar pouco eficiente.

 

Visibilidade externa

Monitorar o que está acontecendo lá fora também é fundamental para a implementação de um processo mais integrado de logística.

E isso deve ser feito pelo acompanhamento constante da demanda dos consumidores, levando em conta a sazonalidade e outros picos e vales frequentes na curva, para que as equipes não fiquem de olhos vendados ao planejar suas operações.

 

Integrando planejamento e execução

Ainda que a visibilidade da supply chain dentro da empresa e a visibilidade da demanda do mercado lá fora sejam fundamentais, por si só elas não são capazes de aumentar a integração do processo.

Por isso, ainda é preciso adotar sistemas inteligentes que permitem a integração do planejamento à execução, reduzindo o gap existente entre demanda e oferta. Ao conhecer a previsão da demanda com exatidão, a empresa pode alimentar as equipes responsáveis por estoques, mão de obra e transportes imediatamente para que elas planejem os recursos necessários para as entregas.

Além disso, o empreendedor também irá contar com um sistema que distribuirá as informações com mais agilidade, permitindo que as equipes reajam às mudanças na demanda de forma mais rápida. Isso acontece porque essas soluções são capazes de ajustar a supply chain de forma contínua, por meio de relatórios diários ou até mesmo em tempo real, dependendo do tipo de negócio.

Ao adotar um sistema integrado e baseado em iterações rápidas como esse, sua empresa consegue reduzir os custos da cadeia de suprimentos, aprimorar o serviço para os consumidores e aumentar a rentabilidade do negócio.

E com tantas soluções voltadas especificamente para aumentar a integração dos processos de logística, os empreendedores que não as adotam podem se tornar reféns do ambiente externo, que se torna a cada dia mais incerto.

Afinal, se existe uma certeza sobre o mercado nos dias de hoje é que ele está em mudança constante. E essa realidade já parece ser irreversível. Entre em contato com a ORBIT Logistics e saiba como nosso sistema pode te ajudar no desafio de criar um processo mais integrado para gerenciamento da logística!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta