Você sabe como lidar com clientes insatisfeitos?

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O público está cada vez mais consciente da sua influência na estratégia das empresas. Isso quer dizer que a experiência e o atendimento são os principais fatores levados em consideração. Por esse motivo, é fundamental saber como lidar com clientes insatisfeitos.

Fidelização é um termo extremamente importante para manter a empresa em funcionamento. É necessário forcar em aspectos que podem gerar uma opinião positiva, como a qualidade dos produtos e o cuidado com a construção de um relacionamento sólido com os consumidores.

Porém, não se assuste caso o nível de satisfação não atinja 100%. Esse é o momento ideal de identificar quais são os principais problemas e desenvolver soluções criativas. Quer aprender a lidar com as reclamações? Então, confira o nosso post com as dicas!

Como lidar com clientes insatisfeitos?

Atendimento ao consumidor é uma atividade que deve estar em constante aprimoramento para oferecer resultados cada vez melhores. Portanto, foque nessa área para ajudar a conquistar novos clientes e evitar as principais causas da insatisfação.

Conheça as necessidades do seu cliente

Muitas vezes, as reclamações têm origem em um atendimento que não foi satisfatório. Por exemplo, o cliente não recebeu todas as informações requeridas e acabou adquirindo um produto que não é compatível com as suas necessidades.

Essa é uma ocorrência comum quando a equipe de vendas está focada somente em fechar vendas e não percebe que a devolução do produto e um cliente insatisfeito causam ainda mais prejuízo. Portanto, busque identificar como a sua empresa pode ajudar o seu cliente e ofereça produtos que de fato vão agregar valor à experiência de compra e fidelizar o público.

Estabeleça canais de comunicação eficientes

Atualmente, a tecnologia pode ser uma grande vantagem quando o assunto é o atendimento ao cliente. Muitas vezes, se dirigir até a loja ou entrar em contato por telefone não é a melhor opção. Portanto, busque ampliar os canais de atendimento para oferecer o registro de reclamações por e-mail ou conversar com um atendente por meio de um chat.

Até mesmo as redes sociais podem ser utilizadas para esse propósito. Por isso, se a sua empresa tem uma boa presença online, pode ser interessante utilizar esse meio como forma de esclarecer dúvidas e oferecer orientações.

Ouça e analise cuidadosamente os motivos da insatisfação

O primeiro passo para aprender a lidar com um cliente insatisfeito é aprender a ouvir as reclamações deles. Evite interromper o consumidor enquanto ele está falando, esse é o momento de colocar tudo o que está sentindo para fora. Por isso, seja paciente.

Além disso, é importante que o cliente entenda que você se preocupa com a opinião dele. Tente ver o que ele está sentindo para que você possa tomar providências com objetivo e remediar a situação.

Não leve as reclamações para o lado pessoal

Para conseguir lidar de forma eficiente com a insatisfação do cliente é preciso que você não leve as reclamações dele para o lado pessoal. O fato de ele reclamar não quer dizer que ele não gosta de você.

Por isso, é extremamente importante que você separe a sua vida pessoal dos negócios. Quando ouvir uma reclamação, tente ser bastante profissional e paciente para lidar melhor com a situação.

Reconheça o problema e peça desculpas

Depois de ouvir cuidadosamente tudo o que cliente tinha a dizer e identificar qual foi o motivo da insatisfação dele, não hesite em pedir desculpas pelo inconveniente.

Quando se assume a responsabilidade pelos erros, os clientes que estão insatisfeitos conseguem perceber a preocupação que a sua empresa tem com a opinião deles. Assim, faça o possível para melhorar e corrigir a situação da melhor forma.

Pense em soluções rápidas para os problemas

Saber como lidar com cliente insatisfeito inclui que você tome as ações necessárias para corrigir o problema. Aceitar a crítica é apenas metade do caminho, a outra metade é solucionar a situação.

Não demore para resolver os problemas. Os clientes estão atentos a como você atende às solicitações e demorar para resolver uma situação pode passar a imagem de que a empresa não se importa com o problema dele.

Use as críticas para otimizar os processos na empresa

A princípio, você precisa resolver o problema do cliente que reclamou de alguma situação. Mas, para evitar futuras queixas é importante que você tome as devidas providências para que não ocorra novamente.

Por isso, use as críticas para analisar os processos na sua empresa e otimizá-los de modo que o motivo da queixa não se repita para nenhum outro cliente.

Esteja preparado para rever processos internos

Não basta simplesmente ouvir a reclamação e guardar essa informação. O funcionamento de uma empresa deve ser ativo, principalmente no que diz respeito à implementação de mudanças.

Por isso, mantenha as partes que funcionam bem e dedique tempo para rever as áreas que causam problemas. Esse é o processo natural de evolução de um empreendimento que oferece soluções para obstáculos corriqueiros.

Mantenha um indicador de reclamações

A utilização de indicadores de desempenho é comum em empresas de todos os portes e setores. O seu objetivo é fornecer informações claras sobre processos-chave da empresa. Nesse caso, o atendimento ao cliente deve ser um dos fatores avaliados pelos gestores.

Por isso é importante medir:

  • o número de reclamações recebidas;
  • a natureza das reclamações; e
  • a quantidade de reclamações solucionadas.

O nível de detalhe e a periodicidade da medição ficam a critério da equipe, dependendo da necessidade das informações coletadas.

Resolva o problema no primeiro contato

Imagine o seguinte cenário: você entra em contato com uma empresa que lhe vendeu um produto para solucionar um problema. Infelizmente, não é possível obter ajuda na primeira tentativa e você precisa entrar em contato outras duas vezes até encontrar uma solução.

Em outra situação, a sua ligação foi transferida para diferentes departamentos e a cada vez que outra pessoa atende você precisa recontar a sua história desde o início.

Esses cenários parecem familiares para você? Então, provavelmente o seu cliente também já passou por isso e, como resultado, encara o atendimento ao cliente como uma barreira. O seu papel é mudar essa visão por meio de soluções rápidas e simples, causando, assim, uma boa impressão perante o público.

Para desenvolver um bom relacionamento com as pessoas que consomem os seus produtos, é essencial saber como lidar com clientes insatisfeitos. Se colocar em prática as dicas que apresentamos para resolver esse tipo de situação, os processos da empresa se tornarão mais fáceis e você estará mais bem preparado para encarar o mercado.

Você quer continuar lendo sobre a forma de conquistar novos clientes? Então, confira o nosso post sobre o que está mudando no atendimento ao cliente da indústria e passe a utilizar esse grande diferencial no mercado!

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