Pós-vendas: como sua empresa pode lucrar bem mais fidelizando clientes

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Pesquisas têm comprovado a importância do pós-vendas para fidelizar clientes, mas há outro motivo em especial para se investir nessa estratégia. 

Manter um relacionamento com o cliente é mais lucrativo do que conquistar novos clientes e é sobre isso que iremos abordar neste artigo. 

Te convidamos a continuar a leitura para entender como o pós-vendas gera lucros para as empresas e as melhores práticas da área para tirar o melhor proveito.

A importância do Pós-vendas e como esta estratégia gera lucros para a sua empresa

Você já deve ter uma noção do que é o pós-vendas, mas vamos considerá-la como uma estratégia para manter o relacionamento com os clientes e assim retê-los

A ideia é mostrar para o cliente que você se importa com ele e o valoriza. Você mantém o contato não só para vender, mas simplesmente para fortalecer o vínculo entre vocês. 

Alguns estudos sobre a importância de reter clientes online, apontam que ao conservar 5% de seus compradores, os seus lucros aumentam de 25% a 125%. 

Sem contar que a chance de vender novamente para eles é de 60% a 70% maior, enquanto que as chances de vender para um novo cliente são de 5% a 20%.

É claro que é necessário investir em gerar uma boa experiência em todos os contatos do cliente com a marca, mas um pós-vendas eficiente pode ser a “cereja do bolo”.

Por isso, no próximo tópico vamos conhecer as melhores práticas para lucrar mais com o pós-vendas. 

Conheça algumas das melhores práticas para gerar lucro com pós-vendas

Grandes empresas têm investido em algumas ações no pós-vendas que reforçam a fidelidade do cliente e são positivas para gerar futuras vendas.

Veja alguns exemplos: 

Cross sell (venda cruzada)

Bem utilizada nos e-commerces, trata-se de oferecer produtos que combinem ou complemente o que o cliente comprou ou tem demonstrado interesse de compra. 

Além de aumentar as chances de vender mais produtos, esta prática enriquece a experiência do cliente.

Upsell

A técnica do upsell consiste em dar um “up grade” em um produto ou serviço que seu cliente já adquiriu. 

Acaba sendo uma ação vantajosa para o consumidor que pode obter um produto melhor com bom preço e para a empresa que pode aumentar com isso o ticket médio das vendas.

Lançamento de produtos

Informe em primeira mão seus clientes sobre lançamentos de produtos ou novos serviços. Ele se sentirá valorizado e poderá até se tornar um promotor da sua marca. 

Programas de fidelidade

Programas de fidelidade aumentam em até 39% as chances de vender de novo para o mesmo cliente. 

São eficientes para gerar vendas futuras e cultivar um relacionamento com o cliente. 

Estas são algumas das melhores práticas de pós-vendas usadas para fidelizar clientes e com isso, gerar mais oportunidades de negócios e maior lucratividade em consequência.

Mas lembre-se, é de responsabilidade das empresas proporcionar ao cliente uma boa experiência em todo o processo e esperar como resultado que ele seja mais comprometido.

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