Pensar na logística de nicho é necessário, pois entrar em um mercado onde já tem muitos fazendo o mesmo, pode significar para uma empresa um tempo limitado de atuação.
Por isso, focar um público ou serviço mais específico pode mudar toda a realidade de um negócio e torná-lo referência em uma área.
Neste contexto, vamos abordar no artigo de hoje o que é a logística de nicho, sua importância, vantagens e dicas para implementá-lo. Confira!
O que é e como funciona a logística de nicho?
Em primeiro lugar vamos entender o que é logística de nicho. Nicho é uma porção, ou seja, uma parte de um grupo maior do mercado.
Logo, a logística de nicho está relacionada com o transporte especializado de um tipo de produto ou serviço.
Ou ainda, ela pode ter como foco uma área específica, que deixa de ser atendida por outras empresas.
O intuito disso é conseguir fornecer um serviço personalizado, com muito mais eficiência.
Como exemplo, podemos citar as empresas que se especializam no transporte de cargas alimentícias, a granel, de produtos químicos, entre outros.
De qualquer forma, para atender a um segmento específico, a empresa transportadora terá que conhecer a fundo o mercado, as particularidades do produto, as melhores práticas, embalagens, equipamentos e tipos de transportes que o nicho escolhido precisa.
Por que entender logística de nicho importa?
A importância de segmentar seu serviço começa pelo fato da empresa conseguir se consolidar no mercado como especialista na área.
Você deixa de competir com um mercado maior, atende a dor de um público específico e com isso, ganha a sua confiança.
É uma ótima forma de se tornar referência e ganhar vantagem competitiva. No entanto, para isso é preciso investir em áreas onde quase não há empresas atendendo.
Quais são as principais vantagens de uma logística “nichada”?
Além de aumentar a confiabilidade e eficácia de seus produtos, outras vantagens perceptíveis dessa estratégia são:
- Ser líder no mercado de atuação;
- Ser referência no nicho escolhido;
- Ganhar visibilidade na marca;
- Atrair novos clientes;
- Adequação de transportes e equipamentos para as cargas específicas, diminuindo riscos.
Passos práticos para colocar a logística de nicho em prática!
Vamos deixar algumas dicas para seu negócio começar a implementar uma logística segmentada, são elas:
- Tenha delimitado quem será o seu público e quais produtos serão oferecidos
Ao focar no seu público específico e suas reais necessidades, as chances da sua estratégia ser mais assertiva e obter sucesso são maiores.
- Analise bem o perfil do seu cliente
Aqui, é preciso entender seus interesses, poder aquisitivo, principais características, faixa etária, etc.
- Saiba bem os aspectos específicos do seu produto
Estude os custos, quantidade, especificidades e as vantagens de se trabalhar com o serviço escolhido.
- Escolha algo que seja do seu domínio e interesse
Se dedicar a um nicho que você já tenha um certo tipo de conhecimento e prazer em trabalhar vai te ajudar a crescer cada vez mais na área.
- Entenda as dores e desejo do seu mercado.
Desta forma, além de conseguir ser mais lucrativo, o cliente te verá como um serviço útil e essencial para ele.
Por fim, tenha a certeza que sua empresa conseguirá prestar o serviço com toda qualidade e segurança.
Após isso, tenha uma equipe capacitada. É uma forma de estimular melhorias constantes e aumentar a resiliência do seu negócio.
0 comentários