Por que você deve entender sobre logística de nicho?

por | 05/10/2022

4 minutos para ler

Pensar na logística de nicho é necessário, pois entrar em um mercado onde já tem muitos fazendo o mesmo, pode significar para uma empresa um tempo limitado de atuação.

Por isso, focar um público ou serviço mais específico pode mudar toda a realidade de um negócio e torná-lo referência em uma área. 

Neste contexto, vamos abordar no artigo de hoje o que é a logística de nicho, sua importância, vantagens e dicas para implementá-lo. Confira!

O que é e como funciona a logística de nicho? 

Em primeiro lugar vamos entender o que é logística de nicho. Nicho é uma porção, ou seja, uma parte de um grupo maior do mercado. 

Logo, a logística de nicho está relacionada com o transporte especializado de um tipo de produto ou serviço. 

Ou ainda, ela pode ter como foco uma área específica, que deixa de ser atendida por outras empresas. 

O intuito disso é conseguir fornecer um serviço personalizado, com muito mais eficiência. 

Como exemplo, podemos citar as empresas que se especializam no transporte de cargas alimentícias, a granel, de produtos químicos, entre outros. 

De qualquer forma, para atender a um segmento específico, a empresa transportadora terá que conhecer a fundo o mercado, as particularidades do produto, as melhores práticas, embalagens, equipamentos e tipos de transportes que o nicho escolhido precisa. 

Por que entender logística de nicho importa? 

A importância de segmentar seu serviço começa pelo fato da empresa conseguir se consolidar no mercado como especialista na área. 

Você deixa de competir com um mercado maior, atende a dor de um público específico e com isso, ganha a sua confiança. 

É uma ótima forma de se tornar referência e ganhar vantagem competitiva. No entanto, para isso é preciso investir em áreas onde quase não há empresas atendendo. 

Quais são as principais vantagens de uma logística “nichada”? 

Além de aumentar a confiabilidade e eficácia de seus produtos, outras vantagens perceptíveis dessa estratégia são: 

  • Ser líder no mercado de atuação;
  • Ser referência no nicho escolhido;
  • Ganhar visibilidade na marca;
  • Atrair novos clientes;
  • Adequação de transportes e equipamentos para as cargas específicas, diminuindo riscos.

Passos práticos para colocar a logística de nicho em prática!

Vamos deixar algumas dicas para seu negócio começar a implementar uma logística segmentada, são elas: 

  1. Tenha delimitado quem será o seu público e quais produtos serão oferecidos

Ao focar no seu público específico e suas reais necessidades, as chances da sua estratégia ser mais assertiva e obter sucesso são maiores. 

  1. Analise bem o perfil do seu cliente

Aqui, é preciso entender seus interesses, poder aquisitivo, principais características, faixa etária, etc. 

  1. Saiba bem os aspectos específicos do seu produto

Estude os custos, quantidade, especificidades e as vantagens de se trabalhar com o serviço escolhido. 

  1. Escolha algo que seja do seu domínio e interesse

Se dedicar a um nicho que você já tenha um certo tipo de conhecimento e prazer em trabalhar vai te ajudar a crescer cada vez mais na área. 

  1. Entenda as dores e desejo do seu mercado. 

Desta forma, além de conseguir ser mais lucrativo, o cliente te verá como um serviço útil e essencial para ele. 

Por fim, tenha a certeza que sua empresa conseguirá prestar o serviço com toda qualidade e segurança. 
Após isso, tenha uma equipe capacitada. É uma forma de estimular melhorias constantes e aumentar a resiliência do seu negócio.

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *